As dores nas articulações quando chove são geralmente associadas a pessoas que já sofrem de artrite (inflamação das articulações). Dessa forma, são os idosos a sentir com mais frequência a influência das mudanças climáticas no próprio corpo.
Durante muito tempo estas manifestações por parte dos idosos foram desvalorizadas, devido à sua controvérsia. Mas estudos científicos começaram a ser realizados verificando-se que, afinal, os idosos não estariam assim tão errados ao “prever” as alterações climáticas.
Conheça as teorias que têm sido apontadas para descrever este fenómeno.
Dores nas articulações quando chove: influência da pressão atmosférica
Vários estudos têm sugerido que a pressão atmosférica pode ser a principal culpada pelas dores nas articulações quando chove.
A pressão atmosférica representa a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Geralmente, ela diminui antes da chegada do mau tempo, como a chuva, o que provocará uma ligeira expansão dos tecidos articulares e, consequentemente, o aumento da pressão sobre as articulações. Esta pressão é impercetível e, na verdade, não é possível ter noção da sua presença. O único sinal dessa pressão é a sensação de dor que poderá sentir. Dessa forma, pessoas com problemas articulares encontram-se muito mais suscetíveis à dor quando chove.
Como os tendões, os músculos, os ossos e as cicatrizes possuem densidades variadas, as expansões e contrações provocadas pelas alterações da pressão atmosférica podem resultar em dor em locais de microtrauma existente.
De notar que os cientistas não associam as alterações climáticas como origem da dor, mas sim ao aumento dos sintomas nesse dia específico.
Dores nas articulações quando chove: influência da temperatura
Mudanças na temperatura e na humidade também podem influenciar a expansão dos tecidos da articulação afetada, o que pode despertar uma resposta dolorosa. Além disso, as baixas temperaturas podem aumentar a viscosidade do líquido sinovial (líquido existente em várias articulações do corpo), o que leva ao aumento da rigidez nas articulações tornando-as mais sensíveis à dor e ao stress mecânico.
Dores nas articulações quando chove: influência dos fatores psicológicos
Os efeitos da chuva nas dores nas articulações têm várias teorias. Além do papel da pressão atmosférica e da temperatura, também se presume que os fatores psicológicos possam desempenhar um papel importante para explicar este fenómeno. Determinados profissionais da área da psicologia acreditam que as pessoas se sentem mais tristes nos dias chuvosos e que, consequentemente, isso pode fazer com que a tolerância à dor diminua drasticamente.
No entanto, a possibilidade de o efeito psicológico fazer aumentar a dor articular durante as mudanças climáticas não significa que a própria dor não seja real. Outras ligações entre as características climáticas e a saúde têm sido especuladas. Por exemplo, em dias com manhãs frias e chuvosas as pessoas sentem-se muito mais desmotivadas para sair da cama e realizar outras atividades. Por sua vez, a inatividade prolongada torna as articulações menos flexíveis e, por sua vez, mais suscetíveis ao aumento da dor.
Sugere-se ainda que uma pessoa ao acreditar que sente mais dores nas articulações quando chove, realmente irá sentir mais dores. Isto acontece, pois, quando as pessoas têm tendência para antecipar algum tipo de situação, mesmo a dor, elas ficarão concentradas nessa ideia tornando-a mais real do que o que ela é na verdade.
Dores nas articulações quando chove: o que fazer para aliviar
Não é possível controlar as características do tempo, tal como a chuva e a temperatura, mas existem algumas medidas que pode adotar para atenuar os efeitos do tempo nas suas articulações e manter a sua qualidade de vida.
Tome note:
- Mantenha a sua casa aquecida;
- Evite mudanças inesperadas de temperatura, recorrendo a várias camadas de roupa;
- Aqueça as roupas antes de se vestir;
- Utilize lençóis térmicos;
- Mantenha-se em movimento, evitando a tendência de parar quando sente frio;
- Exercite-se regularmente, adequando a roupa às condições do tempo;
- Antes de se levantar da cama aqueça o corpo ao realizar movimentos suaves.