Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
08 Mar, 2023 - 19:14

Doenças provocadas pela má alimentação: quais são?

Nutricionista Rita Lima

São várias as doenças provocadas pela má alimentação. A maioria pode ser  prevenida com mudanças nos hábitos alimentares.

Variedade de junk food

Apesar de a preocupação com a alimentação ser cada vez maior na sociedade atual, ainda há muitas pessoas que não estão familiarizadas com as consequências de um estilo de vida sedentário e hábitos alimentares pouco saudáveis. Com efeito, existem diversas doenças provocadas pela má alimentação, a maioria das quais, doenças crónicas não transmissíveis, que se tornaram as causas de morte mais frequentes no mundo ocidental, sendo a má alimentação responsável por 1 em cada 5 mortes que ocorrem no mundo.

Doenças provocadas pela má alimentação

1.

Obesidade

A obesidade é a principal doença provocada pela má alimentação. Como é sabido, o desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético é a principal causa para o surgimento desta patologia, a qual, por sua vez, está associada a todas as outras que abordaremos de seguida.

Adeque a sua ingestão alimentar ao seu grau de atividade física, de modo a prevenir esta patologia, e evite alimentos ricos em gordura e açúcar, os quais são os maiores promotores do aumento de peso.

Pelo contrário, em particular, nos países em vias de desenvolvimento, a doença provocada pela má alimentação é a desnutrição, derivada do insuficiente aporte energético e de nutrientes.

2.

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares constituem uma das principais causas de morte em Portugal e um pouco por todo o mundo, sendo outra das doenças provocadas pela má alimentação, pelo menos em grande parte.

Por doenças cardiovasculares entende-se o conjunto de doenças relacionadas com o coração e vasos sanguíneos, como o Enfarte Agudo do Miocárdio (mais conhecido como ataque cardíaco) ou o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Apesar destas doenças estarem relacionadas com diversos fatores de risco não controláveis, como o sexo, idade e hereditariedade, a maioria deriva de fatores controláveis, como a má alimentação, o sedentarismo ou o tabagismo.

Por outro lado, subjacentes à ocorrência destas doenças, estão fatores como a hipertensão arterial, o excesso de peso ou a dislipidemia, mais precisamente os elevados níveis de colesterol LDL, todos relacionados com a má alimentação.

Neste sentido, minimize o consumo de sal, gorduras saturadas (produtos processados e embalados, carnes vermelhas e enchidos) e açúcar na alimentação e procure incluir alimentos ricos em potássio, como os legumes e fruta, de modo a prevenir a ocorrência destas patologias.

3.

Cancro

De acordo com a evidência científica, o cancro é uma das doenças provocadas pela má alimentação que pode ser prevenida com a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e atividade física.

Pelo menos um terço dos tipos mais comuns de cancro pode ser prevenido através da cessação do consumo de tabaco, redução do consumo de álcool, adoção de uma alimentação saudável e da prática regular de exercício físico, sendo a eficácia destas medidas tanto maior quanto mais precocemente se inicie.

No que diz respeito à alimentação, minimize o consumo de carnes e outros alimentos processados, evite alimentos carbonizados e aposte em alimentos ricos em antioxidantes, como fruta e legumes, de modo a prevenir diversos tipos de cancro, nomeadamente cólon, mama e próstata.

4.

Diabetes

A diabetes tipo 2 é outra das doenças provocadas pela alimentação cuja prevalência tem vindo a aumentar significativamente.

A diabetes é uma doença que resulta da não produção ou da insuficiente produção de insulina ou resistência à sua ação, provocando um aumento dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, inúmeros problemas de saúde, a nível da visão, função renal e circulação.

A diabetes tipo 2 resulta, em grande parte, de maus hábitos alimentares, mais precisamente da elevada ingestão de açúcar e produtos açucarados, assim como do excesso de peso.

Como tal, controlar a ingestão destes alimentos, assim como fazer uma adequada gestão do peso, são estratégias essenciais para prevenir esta patologia.

5.

Doenças Respiratórias

O excesso de peso resultante da má alimentação é responsável por grande parte das doenças respiratórias crónicas que se manifestam atualmente, visto que o excesso de peso exerce maior pressão sobre os pulmões, dificultando a respiração.

Por outro lado, a adoção de uma alimentação rica em vitaminas e minerais ajuda a prevenir diversas infeções respiratórias e outras relacionadas com o sistema imunitário.

Outras doenças provocadas por carências nutricionais especificas

As doenças provocadas por carências nutricionais específicas resultam da falta total ou parcial de vitaminas ou minerais, nomeadamente osteoporose (falta de cálcio e vitamina D), anemia (falta de ferro) ou até doenças provocadas pela depressão do sistema imunitário (ex. gripes – falta de vitamina C).

Além das patologias referidas, outras podem advir da má alimentação, nomeadamente problemas digestivos, obstipação ou diarreia, problemas hepáticos e distúrbios do sono.

Veja também

Artigos Relacionados