Ainda existe algum desconhecimento público sobre os diferentes métodos contraceptivos, nomeadamente sobre o DIU, surgindo frequentemente um conjunto de dúvidas nas pessoas que são portadoras deste dispositivo, principalmente as relacionadas com o uso do DIU e sexo em simultâneo.
O DIU ou Dispositivo Intrauterino é um pequeno dispositivo em forma de “T”, muito eficaz na prevenção de uma gravidez, não afetando de forma alguma a fertilidade da mulher. É um dispositivo que só deve ser introduzido/removido na cavidade intra-uterina por um profissional de saúde especializado, por isso, nunca tente fazer este procedimento em casa.
Como funciona o DIU?
Este tipo de dispositivo é bastante eficaz, proporcionando uma forma de contraceção de longa duração (pode durar entre 3 a 5 anos), no entanto é totalmente reversível, ou seja, a partir do momento que a mulher o quiser retirar, um profissional de saúde remove-o de forma segura e, a partir desse momento, ela pode engravidar a qualquer momento.
Ele pode ter duas vertentes ao nível do funcionamento, nomeadamente:
- SIU, é um sistema hormonal, contendo um progestativo (Levonorgestrel) semelhante à progesterona produzida pelo ovário, que se liberta diariamente no útero, provocando o espessamento do muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozóides, e alterando o endométrio (parede interna do útero), impedindo desta forma, a fixação do óvulo.
- DIU, esta vertente é totalmente não hormonal, contendo cobre numa quantidade muito reduzida. Funciona libertando gradualmente iões de cobre que imobilizam o esperma e dificultam bastante a sua motilidade em torno do útero, no entanto, não impedem os ovários de libertarem um óvulo por mês.
O nível de eficácia do DIU é muito elevado (99%), sendo cada vez mais uma opção tida em conta pelas mulheres, principalmente para aquelas que apresentam dificuldade em estabelecer rotinas e se lembrarem de tomar a pílula diariamente.
O uso de DIU e sexo, será que são compatíveis?
Sim! É extremamente importante saber que o aparelho DIU, quando devidamente colocado, não interfere em momento algum durante o ato sexual. Dessa forma, vamos desmistificar algumas ideias que as pessoas têm erradamente sobre a utilização do DIU e sexo :
1. Durante o ato sexual será que posso sentir a presença do DIU?
O DIU é colocado na cavidade uterina e não na vagina, pelo que nem a mulher, nem o homem, devem sentir a sua presença durante as relações sexuais, nem existe o risco de ele se deslocar do sitio onde foi colocado, durante o sexo.
No entanto, alguns parceiros referem que sentem os fios de remoção do DIU, principalmente nos primeiros dias em que ele é colocado. Esta situação não costuma causar problemas nem dor no parceiro, uma vez que os fios são curtos e suaves, no entanto, se houver alguma dor ou hemorragia, deve de procurar imediatamente um ginecologista para avaliar o que poderá ter acontecido e tomar uma atitude para contornar a situação.
2. Poderei sentir uma diminuição da libido?
Se utilizar o DIU, que é um sistema não hormonal, a sua libido não é de todo afetada, aliás até poderá sentir um aumento da espontaneidade e do prazer sexual, o que difere da pílula anticoncepcional, não sendo necessário preocupar-se com o horário de tomar o comprimido para prevenir a gravidez. Esta é, sem dúvida, uma das maiores vantagens deste equipamento.
Se utilizar o SIU, poderá sentir uma ligeira alteração na sua libido, por ser um sistema hormonal, no entanto em muitos casos ao se usar esse método contraceptivo verifica-se que ocorre um reequilíbrio das hormonas sexuais, o que atua de forma benéfica em relação à libido, sendo o DIU uma mais valia no sexo.
3. O DIU previne a gravidez e protege de doenças sexualmente transmissíveis?
É extremamente importante que tenha a noção correta de que, apesar de ser eficaz na prevenção de uma possível gravidez, o DIU mesmo quando devidamente colocado, não protege de doenças sexualmente transmissíveis, devendo sempre de usar um preservativo em simultâneo, para se proteger de doenças infecciosas, como por exemplo, o HIV.