A gravidez é um dos momentos mais bonitos e importantes na vida de uma mulher e traz vários tipos de alterações a nível corporal e hormonal. Estas alterações fazem com que o corpo de cada mulher reaja de uma forma bem particular e, por essa razão, fazer comparações é um grave erro. No que toca ao pós-parto, por exemplo, há que respeitar a sua própria natureza e perceber que tudo demora o seu devido tempo a recuperar.
Isto porque, após ter o bebé, as mudanças físicas e emocionais continuam a fazer-se sentir. Todavia, isso não significa que tenha de aguentar todas estas mudanças sozinha. Pode procurar ajuda médica para voltar a sentir-se bem consigo própria – a todos os níveis.
O que esperar do pós-parto
As alterações corporais e consequências dependem sempre do tipo de parto que terá: normal ou cesariana. Ambos implicam diferentes cuidados e, mais uma vez realçamos, que as referências são genéricas, o que significa que isto não vá necessariamente acontecer consigo.
Parto normal
Os cuidados depois de um parto normal são importantes e podem passar por:
- Fazer exercícios de Kegel, para ajudar a fortalecer os músculos da região pélvica;
- Colocar uma bolsa de gelo na zona do períneo;
- Sentar-se sempre em cima de uma almofada;
- Tomar banhos de imersão bem quentes.
Cesariana
O parto de cesariana implica a realização de uma cirurgia o que pressupõe, por si só, algumas limitações físicas (devido aos pontos) e até a expectativa de algum cansaço.
Eis o que pode fazer para acelerar a recuperação:
- Seguir as recomendações médicas, mesmo que impliquem a toma de medicação – se o seu médico recomendou confie de que é seguro, mas não se automedique;
- Pedir ajuda com o bebé nos primeiros dias, por estar mais limitada fisicamente;
- Descansar quando puder – a velha regra do “dormir quando o bebé dorme”;
- Não pegar em objetos muito pesados;
- Apoiar a barriga em travesseiros quando estiver a amamentar;
- Beber bastante água para ajudar a substituir os líquidos perdidos durante a cirurgia.
Dúvidas frequentes sobre o pós-parto
Após o parto há mulheres que recuperam rapidamente, outras que demoram um pouco mais de tempo, outras ainda afirmam que o corpo muda (e que se sentem igualmente satisfeitas com essas alterações). Cada caso é um caso e o importante é que se sinta bem e confiante.
É possível recuperar o peso após o parto?
Sim, é possível eliminar o peso ganho na gravidez, sobretudo se adotar uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico (apenas quando o seu médico a liberar para tal).
A barriga vai ficar sempre flácida?
Após o parto, é normal ter a barriga flácida, pois é uma consequência natural da distensão sofrida pela zona abdominal. Mas esta situação tem solução e melhorará no futuro.
É normal sentir-se mais cansada após o parto?
O cansaço após o parto, seja ele normal ou cesáreo, é bastante comum nas recém-mamãs. Todavia, se for em excesso ou bastante prolongado no tempo, deverá aconselhar-se junto do seu médico para perceber se haverá outra causa.
Tratamentos estéticos para depois do parto
Durante e depois da gravidez o corpo muda, sendo que estas mudanças variam de mulher para mulher. Não cometa, por isso, o erro de se comparar seja com quem for.
Tal não significa que não possa usufruir dos tratamentos que estão disponíveis para acelerar o processo de recuperação pós-parto. Há procedimentos cosméticos que poderão ajudar neste processo.
Procure por tratamentos naturais e não invasivos, que ajudem a combater a retenção de líquidos, muitas vezes responsável por aquela sensação de inchaço que as recém-mamãs sentem.
Além disso, são aconselhados procedimento que favorecem a circulação veno-linfática, como uma drenagem linfática de ação profunda. Quem recorre a este tratamento refere uma sensação corporal relaxante que proporciona bem-estar imediato.
A Pressoterapia é, também boa ideia. É um tratamento multifuncional de grande eficácia que ajuda a eliminar um dos problemas mais frequentes referidos por quem foi mãe há pouco tempo: a gordura localizada. É um método terapêutico utilizado para melhorar o sistema circulatório e o sistema linfático, potenciando ainda a desintoxicação do organismo.
Os bons resultados conseguidos através da Pressoterapia devem-se ao facto de possibilitar um aumento da oxigenação corporal, traduzindo-se numa melhoria na circulação sanguínea, evitando-se, assim, também as dores provocadas por pernas cansadas ou membros adormecidos.