As olheiras aparecem em qualquer altura e não só como consequência de noites curtas ou mal dormidas, dando um ar pesado e cansado ao rosto. Se sofre diariamente, ou mesmo pontualmente deste problema, conheça alguns truques para disfarçar olheiras e colocar em prática nesses dias.
Tipos de olheiras
A circulação sanguínea venosa e linfática de todo o olho faz-se pelos vasos de grande calibre. Sempre que esta não funciona bem, os pigmentos do sangue acabam por ter dificuldade em passar no interior dos vasos, acumulando-se em alguma zonas. O contorno dos olhos é uma dessas zonas, dando à pele uma tonalidade estranha que pode variar entre o amarelo, vermelho, castanho e mesmo negro.
As olheiras azuis têm uma origem vascular e são causadas pelo abrandamento circulatório. Já as olheiras castanhas, de origem pigmentar, são provocadas pela acumulação de pigmentos cutâneos nessa zona, principalmente melanina e lipofiscina.
Quais as principais razões para o aparecimento das olheiras?
Cansaço
Níveis altos de stress interferem sempre com as noites de sono, fazendo com que não durma as horas necessários acabando por se refletir numa fadiga extrema (tanto física como psicológica).
Envelhecimento
Com o envelhecimento vem também uma pele mais sensível, mais fina, com menos gordura e com níveis de colagénio mais baixos.
Uma vez que o colagénio é indispensável para uma boa elasticidade da pele, a falta dele vai fazer com que os vasos sanguíneos que se encontram por baixo da pele se tornem mais visíveis, fazendo com que a área por baixo do olho fique mais escura.
Alergias
Os anti-histamínicos são necessários para o tratamento destas, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis.
A somar aos medicamentos, é preciso também ter em atenção que, nestas situações, os olhos ficam muito mais sensíveis, vermelhos e comichão.
Desidratação
A água é o “alimento” mais importante para o bom funcionamento de todo o organismo e bem-estar. Acontece que a pele não é exceção, e, por isso, quando a ingestão de água não é suficiente, vai ressentir-se e potenciar o aparecimento de olheiras.
Tensão nos olhos
É cada vez mais comum pessoas jovens terem olheiras, uma vez que acabam por passar muitas horas em frente ao computador, televisão, telemóvel ou tablet. Este aumento do contacto com tecnologias está na origem de uma maior pressão na zona dos olhos, provocando um aumento de vasos sanguíneos nessa zona que se manifesta pelo aparecimento de círculos negros.
Genética
O histórico de círculos escuros debaixo dos olhos na família é um importante fator. Pode aparecer logo na infância, mas tem tendência a piorar com o passar dos anos.
Exposição solar excessiva
O sol acaba por escurecer a zona dos olhos nas pessoas com tendência a formar olheiras e, quanto mais tempo estiver exposto ao sol, mais marcadas as olheiras ficarão, devido ao aumento da produção de melanina.
Todas as dicas infalíveis para disfarçar olheiras
Utilize cremes hidratantes adequados ao seu tipo de pele
Produtos de hidratação diária ricos em vitamina C e ácido hialurónico são os mais aconselhados na hora de prevenir ou reduzir o aparecimento de olheiras.
Use protetor solar diariamente
O protetor solar é um bom aliado para a pele, especialmente no rosto e zona dos olhos, já que evita o aparecimento de mais manchas e o escurecimento da zona.
Se quer disfarçar olheiras, não esqueça a proteção solar.
Use um creme específico para olhos
Utilize diariamente com o seu creme de dia e noite habituais, um creme específico para os olhos.
Cremes com vitamina A (para estimular a produção natural de colagénio) e com baixa concentração de ácidos retinóicos são os preferidos, fazendo com que a pele dessa zona fique mais fina e menos transparente, suavizando o aspeto das olheiras.
Coloque umas compressas frias na zona dos olhos
Uma dica que já é um clássico quando o assunto é disfarçar olheiras – e que realmente funciona. Estas irão ajudar a reduzir o inchaço e diminuir os vasos sanguíneos dilatados, reduzindo os papos e as olheiras. Para resultados mais eficazes coloque as compressas no frigorífico.
Durma bem
Durma diariamente entre 7h a 8h seguidas. A privação de sono faz com que as olheiras se acentuem mais. Coloque mais uma almofada na sua cama, assim, enquanto dorme, terá a cabeça mais elevada o que fará com que o líquido não se acumule sob os olhos.
Utilize sacos de chá frio em cima dos olhos
Coloque sacos de chá frios em cima dos olhos, preferencialmente chás com cafeína, ou então rodelas de pepino para que ajudem a estimular a circulação sanguínea, encolhendo os vasos sanguíneos e reduzindo a retenção de líquidos sob a pele.
Consulte um dermatologista
Seja visto por um dermatologista, que lhe irá aconselhar os melhores produtos e tratamento de acordo com o seu caso.
Escolha os melhores profissionais para acabar com as olheiras
Há vários tratamentos estéticos com o objetivo de corrigir ou atenuar as indesejadas olheiras, como por exemplo os peelings químicos, que reduzem a pigmentação dessa zona do rosto. Peça aconselhamento profissional.
Tratamentos mais invasivos podem ser solução
Existem tratamentos médicos, desde cirurgias a injeções de pigmento, que acabam por ser mais invasivos, mas que apresentam resultados mais definitivos e rápidos.
A blefaroplastia é a cirurgia mais comum, que remove o excesso de gordura da zona das olheiras, dando um efeito visual muito mais saudável.
Maquilhe-se sempre que necessitar
Se acordar num dia mau, com as olheiras mais escuras e visíveis, lembre-se que pode sempre utilizar maquilhagem. Pode utilizar um bom corretor de olheiras no tom certo, adequado ao tipo e cor das suas olheiras.
Ainda na maquilhagem, utilize lápis claros (brancos ou bege) na linha d’água do olhos que lhe vai dar um efeito de olho mais aberto, iluminado e desviando as atenções das suas olheiras.
Lave a cara sempre com água fria
De manhã, a água fria tem um efeito calmante para a pele, ajudando a fechar os poros e inibindo o escurecimento das manchas escuras por baixo dos olhos.
Alimente-se bem
Tal como em tantos outros problemas, uma dieta equilibrada e saudável é indispensável. Já que a pele reflete aquilo que o corpo ingere, comece a tratar as olheiras a longo prazo através da sua alimentação diária.