Share the post "Dificuldade de aprendizagem? Saiba como ajudar o seu filho"
Estamos perante uma dificuldade de aprendizagem quando uma criança tem dificuldade em aprender na escola ou jardim-de-infância. Uma dificuldade de aprendizagem não é uma doença, nem deve ser confundida com défice intelectual.
As dificuldades a enfrentar podem constituir um verdadeiro martírio para as estas crianças, que muitas vezes adotam uma atitude de rejeição e de rebeldia perante a escola. Podem ter diferentes graus de gravidade, desde dificuldades ligeiras até dificuldades mais graves que afetam vários domínios académicos.
Uma criança com dificuldades de aprendizagem pode ter um ou mais domínios académicos comprometidos: défice na leitura (dislexia); défice na expressão escrita; défice na matemática.
Como identificar uma perturbação da aprendizagem?
Quando uma criança apresenta dificuldades em aprender e em fazer uso das capacidades académicas, apesar da implementação de intervenções diversas direcionadas a essas dificuldades, podemos estar perante uma perturbação de aprendizagem específica.
Crianças que apresentam esta perturbação podem exibir um ou mais dos seguintes sintomas:
- Leitura de palavras imprecisa ou lenta e esforçada (por exemplo, lê alto palavras únicas incorretamente ou lenta e hesitantemente; muitas vezes, supõem palavras ou tem dificuldades em pronunciar palavras);
- Dificuldade em compreender o significado do que lê (por exemplo, pode ler um texto com precisão mas não compreender a sequência, relações, inferências ou significados mais profundos do que é lido);
- Dificuldades em soletrar (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes)
- Dificuldades com a expressão escrita (por exemplo, comete múltiplos erros gramaticais ou de pontuação dentro das frases; emprega uma organização de parágrafos pobre; expressão escrita de ideias com pouca clareza);
- Dificuldades em dominar o sentido dos números, factos numéricos ou o cálculo (por exemplo, tem um pobre entendimento dos números, da sua magnitude e relações; conta pelos dedos para adicionar números de dígito único em vez de recordar o facto matemático como fazem os pares; perde-se no meio do cálculo aritmético e pode trocar procedimentos).
As capacidades académicas afetadas encontram-se substancialmente abaixo das esperadas para a idade cronológica da criança e causam interferência significativa no desempenho académico.
De forma habitual, a dificuldade de aprendizagem tem início durante os anos escolares, mas pode não se manifestar completamente até que as exigências para essas capacidades académicas excedam as capacidades mais limitadas da criança.
Graus de gravidade da dificuldade de aprendizagem
A dificuldade de aprendizagem apresentada pela criança pode estão estar restrita a um domínio académico (défice na leitura; défice na expressão escrita; défice na matemática), ou então, todos os domínios académicos podem estar comprometidos. Mais ainda, a sua gravidade pode variar:
- Ligeira: algumas dificuldades na aprendizagem de capacidades em um ou dois domínios académicos, mas de gravidade suficientemente ligeira para que a criança possa ser capaz de compensar ou funcionar bem quando são fornecidas adaptações ou serviços de suporte apropriados durante os anos escolares;
- Moderada: dificuldades marcadas na aprendizagem de capacidades em um ou mais domínios académicos, de tal forma que é pouco provável que a criança se torne competente sem alguns períodos de ensino intensivo ou especializado durante os anos escolares. Algumas adaptações ou serviços de suporte podem ser necessários na escola, pelo menos em parte do dia, para completar as atividades com precisão e eficácia;
- Grave: graves dificuldades na aprendizagem de capacidades, afetando vários domínios académicos, de tal forma que é pouco provável que a criança aprenda essas capacidades sem um ensino intensivo e especializado contínuo, na maioria dos anos escolares. Mesmo com um leque de adaptações ou serviços em casa e na escola, a criança pode não ser capaz de completar todas as atividades de forma eficaz.
Causas das dificuldades de aprendizagem
Ao longo do tempo vários estudos têm sido feitos para apurar as causas das dificuldades de aprendizagem. As principais causas apontadas são de origem neurobiológica, ou seja, quando existe uma deterioração da estrutura cerebral.
A hereditariedade parece também desempenhar algum papel no surgimento destas dificuldades, uma vez que, em algumas famílias, ocorrem vários casos.
Uma doença ou trauma durante a gravidez, o uso de álcool ou de drogas durante a gravidez, a prematuridade ou o baixo peso ao nascer, um trabalho de parto prolongado parecem ser outras causas possíveis.
A ocorrência, após o nascimento, de uma doença grave, um traumatismo craniano ou a exposição a toxinas podem igualmente contribuir para dificuldades na aprendizagem
Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem
O diagnóstico passa por uma avaliação rigorosa dos elementos obtidos através de diversas fontes: pais, professores, médicos, psicólogos, terapeutas da fala e, naturalmente, da própria criança.
A identificação das dificuldades de aprendizagem deve ser feita o mais precocemente possível, devendo pais e educadores estar muito atentos aos sinais evidenciados pelas crianças, de modo a que através dessa identificação se possam levar a cabo intervenções específicas.
Tratamento das dificuldades de aprendizagem
Existem diversas abordagens que passam pela adaptação da forma de instrução/educação de modo a potenciar a aprendizagem e a ultrapassar as dificuldades sentidas.
Tendo por base os resultados da avaliação, é definido um plano de intervenção com as metodologias adequadas a cada aluno, que deve ser partilhado entre profissionais de saúde, família e professores, para garantir um eficaz trabalho de equipa.
Como conclusão…
As dificuldades de aprendizagem afetam a forma como a criança processa a informação, resultando em dificuldades diversas (soletrar; ler; escrever; organizar a informação; realizar cálculos matemáticos), que interferem no desempenho escolar.
Quanto mais cedo forem reconhecidas as dificuldades de aprendizagem, mais cedo poderão ser implementadas medidas que as permitam ultrapassar e minimizar, garantindo aos alunos maiores e melhores oportunidades de aprendizagem. Felizmente, estas dificuldades têm vindo a merecer maior atenção, impedindo que estas crianças sejam negligenciadas.