Correr na passadeira ou na rua ainda é um dilema para si? Correr na passadeira é muito menos exigente do que correr na rua (à mesma intensidade), visto que a passadeira consegue amortecer e absorver a pressão efectuada pela corrida. Já na estrada, são precisos outros cuidados tal como a escolha do material a usar. No entanto, correr na passadeira pode tornar-se mais monótono e aborrecido do que correr na rua.
Claramente que cada opção tem os seus prós e contras e é isso que queremos esclarecer para que possa optar às suas necessidades, objetivos e condição física.
Diferenças entre correr na passadeira ou na rua
Correr na passadeira
A corrida na passadeira é indicada para um tipo de população específico, nomeadamente quem é iniciante, quem tem sobrepeso, alguém que está a tratar uma lesão, ou quem faz a corrida como complemento do plano de treino.
Vantagens:
- A superfície da passadeira é regular ajudando a um esforço muscular menor e a um maior controle do equilíbrio;
- Controle do ritmo: na passadeira pode colocar a velocidade, inclinação e distância que pretende, conseguindo assim ter controlo e monitorizar o treino tal como a distância, o tempo, a inclinação, calorias;
- Impacto reduzido: o impacto da passadeira é menor que correr na rua, o que diminui o risco de lesão;
- Treino contínuo: não há interrupções nem fatores externos como na rua: muita gente, carros, buracos, obras, etc.;
- Meteorologia: ao correr na passadeira sabe que não tem o risco de apanhar chuva, trovoada, oscilação de temperatura.
Desvantagens:
- Pode ser monótono e aborrecido por estar a correr sempre no mesmo sítio;
- Não é preciso exercer força propulsora uma vez que as pernas se mantém quase sempre em estabilidade;
- O número de calorias gastas é menor comparativamente com a corrida na rua.
Recomendações para correr na passadeira:
Correr na rua
Para quem pratica corrida, ou quer melhorar o seu desempenho o indicado é correr na rua.
O padrão de corrida na passadeira é diferente do que o do ar livre, mas alguns estudos defendem que os atletas conseguem facilmente adaptar-se a essa mudança – é necessário 1,5% de inclinação na passadeira para simular a corrida na rua.
Vantagens:
- Os pulmões recebem mais ar, há um maior fluxo de oxigénio quando em comparação com a corrida na passadeira;
- O esforço exigido é maior;
- Existe um maior gasto calórico em comparação com a corrida na passadeira, pois há um maior trabalho muscular, resistência do vento e variação do solo;
- Facilidade para treinar: pode fazê-lo em qualquer sítio;
- Diminui o risco de osteoporose: devido ao impacto, há criação de massa óssea. No entanto, a corrida ao ar livre tem de ser bem treinado e cuidado para evitar lesões;
- Pode apreciar a paisagem envolvente e conhecer novos sítios enquanto corre.
Desvantagens:
- A dureza, inclinação e instabilidade do terreno pode provocar uma sobrecarga das articulações e, consequentemente, provocar desequilíbrio entre a musculatura e descompensações;
- O excesso de quilómetros podem afetar a lombar, caso esta não tenha um bom fortalecimento muscular;
- É mais difícil correr em temperaturas climatéricas extremas (frio, gelo e neve ou muito calor);
- Maior impacto: o impacto é maior no solo em comparação com a passadeira, daí a importância de um plano de treino bem estruturado para que evite possíveis lesões.
Recomendações para correr na rua:
É muito importante que as sapatilhas para correr neste piso consigam uma boa estabilidade e um ótimo amortecimento do impacto.
Em suma
As diferenças entre correr na passadeira ou na rua são muitas no entanto, a maior diferença será sempre o objetivo da pessoa e a experiência do corredor.
Correr na passadeira será mais indicado a iniciantes para desenvolveram coordenação, ritmo e condicionamento físico, que posteriormente poderão adaptar mais facilmente à corrida na rua. Também pode ser interessante para quem está em recuperação de uma lesão ou acabou de recuperar de uma (caso seja permitido fazer corrida) devido ao menor impacto da passadeira em comparação com a rua e os seus terrenos instáveis.
Para os que corredores experientes será mais eficiente o treino na rua, uma vez que já estão mais preparados e a musculatura mais desenvolvida. No entanto isso não impede que, em certos períodos, os treinos possam ser feitos na passadeira, onde conseguem impor a velocidade e inclinação.