Share the post "Descubra a diferença entre chá e infusão e acabe com as dúvidas"
Embora haja muitas vezes esta confusão, a verdade é que existe diferença entre chá e infusão, sendo este tipo de bebidas comummente chamado de “chá”.
Em vários países, como em Portugal, o chá deriva de uma planta denominada Camellia sinensis, originária da China, mas atualmente cultivada em inúmeros países tropicais e subtropicais. Assim, a partir desta planta, podem obter-se vários tipos de chás, sendo os mais conhecidos no nosso país:
Todos as outras bebidas vulgarmente denominadas de “chás” ( de cidreira, camomila, tília, entre outros), são consideradas infusões.
Diferença entre chá e infusão: tudo sobre o verdadeiro chá
Conforme referido, o chá é uma bebida derivada especificamente da planta Camellia sinensis, sendo que os chás resultantes têm necessariamente teína, uma substância idêntica à cafeína. A teína é igualmente uma substância estimulante, que aumenta os níveis de energia e pode melhorar o rendimento físico e cognitivo.
No entanto, pode acarretar alguns problemas, nomeadamente ao nível do sono, ou mesmo problemas mais graves perante algumas complicações de saúde, sendo contra-indicado em crianças até aos 12 anos de idade.
Para além desta substância, a planta Camellia sinensis possui outros componentes naturais, como flavenóides, catequinas, polifenóis e vitaminas, associados a diversos benefícios para a saúde, por ter propriedades:
- Antioxidantes;
- Antimicrobianas;
- Anti-inflamatórias;
- Neuroprotetoras;
- De regulação do colesterol LDL (“mau” colesterol).
A partir desta planta, podem então obter-se alguns tipos de chás, sendo os seguintes os mais comuns em Portugal.
1. Chá verde
O chá verde é bastante consumido pelo mundo inteiro e frequentemente associado a dietas de emagrecimento. Isto acontece porque este chá ajuda a acelerar o metabolismo, uma vez que é rico em catequinas e em teína.
Para além disso, podem verificar-se vantagens ao nível da retenção de líquidos, do processo de digestão e do funcionamento intestinal, contribuindo para a redução do volume corporal e abdominal.
2. Chá branco
O chá branco é uma excelente alternativa ao chá verde se procura um chá com menos teor em teína, mas igualmente rico em catequinas, uma vez que é o chá menos processado. Assim, as vantagens deste chá ao nível do organismo são semelhantes à do chá verde.
3. Chá preto
O chá preto, por ser o mais processado, é o que tem um sabor e uma cor mais intensos, com maior teor de teína. Mesmo assim, uma chávena de chá preto tem menos teor de teína do que o teor de cafeína presente numa chávena de café.
Consumido e apreciado pelo mundo fora, puro ou nas suas variantes, como com leite ou com limão, o chá preto apesar de ser feito a partir de folhas da planta Camellia sinensis oxidadas e fermentadas, apresenta igualmente inúmeras vantagens para a sua saúde.
4. Chá vermelho
O chá vermelho, também conhecido como chá oolong, é dos chás mais populares nos países asiáticos. Um pouco menos processado do que o chá preto, contém por isso um teor de teína menor e um sabor mais suave, apesar da cor escura ser idêntica.
As vantagens associadas ao seu consumo são igualmente relevantes, estando igualmente presentes a maioria dos compostos naturais da planta Camellia sinensis.
Diferença entre chá e infusão – tudo o resto são infusões
Se o chá é a bebida derivada da planta Camellia sinensis, a infusão é produzida a partir de outras plantas aromáticas, como a camomila, a tília, a hortelã, a lúcia-lima e muitas outras, sendo comum ainda acrescentar às infusões canela, gengibre ou casca de fruta, por exemplo.
Neste caso, geralmente a teína não está presente. No entanto, podem salientar-se inúmeros efeitos na saúde e bem-estar de quem os consome, dependendo da planta escolhida para preparar a infusão, tais como propriedades calmantes, digestivas, para auxiliar a regular a tensão arterial, anti-inflamatórias e muitas outras.
Em suma…
Seja chá ou infusão, ambas as bebidas são excelentes opções como fonte de hidratação e sem valor energético (se consumidos sem açúcar), sendo por isso uma excelente alternativa a outras bebidas repletas de aditivos ou açúcares. O ideal será ingerir uma a duas chávenas do seu chá ou infusão preferidos, para tirar proveito das vantagens dessa bebida para o seu organismo, não esquecendo um estilo de vida saudável.
Agora que compreende a verdadeira diferença entre chá e infusão, será mais fácil para si fazer uma escolha adequada. No entanto, se tem alguma complicação de saúde ou toma regularmente algum tipo de medicação, deve questionar o seu médico acerca do efeito dessa bebida no seu caso específico, no sentido de evitar interações prejudiciais para a saúde.