Share the post "5 das dietas para perder peso mais conhecidas: os prós e contras"
A variedade de dietas para perder peso emergentes é preocupante e muitas delas podem colocar em risco a saúde. Claro que o excesso de peso, para além de acarretar elevados riscos para a nossa saúde, como hipertensão arterial, problemas cardíacos e diabetes, afeta o nosso bem-estar físico e psicológico.
No entanto, uma redução de peso corporal deve ocorrer de forma gradual e devidamente vigiada, visto que as perdas podem, não só incluir a massa gorda, mas também fluidos, massa muscular e óssea.
Dessa forma, fique a conhecer algumas dietas para perder peso, sem nunca esquecer que antes de iniciar a dieta deve recorrer à orientação e ao acompanhamento nutricional realizado por um profissional da área.
5 dietas para perder peso mais conhecidas
1. Dieta Paleo
A ideia é voltar à pré-história e basear a alimentação nesta altura ancestral. Deve-se privilegiar o consumo de proteína de boa qualidade (carne, peixe, marisco e ovo), frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas), sementes (chia, linhaça), e gorduras saudáveis, como o abacate ou o coco. Também se pode ingerir, mas com mais moderação, frutos.
Os grãos (especialmente alimentos com glúten), o açúcar refinado, os lacticínios, os alimentos processados e o sal são os principais inimigos desta dieta.
Vantagens:
- Perda de peso
- Controlo da síndrome metabólica
- Controlo de patologias auto-imunes
Desvantagens:
Consumo aumentado de proteína e gorduras pode acarretar problemas para a saúde nomeadamente:
- Possíveis problemas de funcionamento dos rins
- Dificuldade em emagrecer
- Alterações do perfil lipídico do sangue
Assim, aconselha-se um acompanhamento nutricional quando se inicia a dieta, para que os nutrientes sejam distribuídos corretamente ao longo de cada dia.
2. Jejum intermitente
O jejum intermitente é uma forma de perder peso que, consiste em intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. Esta forma de encarar a alimentação pode ser regida por vários métodos, como por exemplo alimentação livre 5 dias por semana e restrição calórica acentuada nos outros 2 dias ou, durante 1 dia, escolher uma janela de alimentação de 8-10 horas e um período de jejum de 14-16 horas.
Independentemente do método escolhido para o jejum intermitente, o objetivo principal, neste caso, é tornar a gordura armazenada disponível para as células, conduzindo a uma perda de massa gorda.
Vantagens:
- Perda de massa gorda
- Aumento da longevidade
- Melhora a tolerância à glicose
- Desenvolve o sistema imunológico
Desvantagens:
- Pessoas com colesterol alterado, hipertensão, diabetes, grávidas ou lactantes não devem iniciar o jejum intermitente sem consultar o médico ou o nutricionista
- Pessoas com peso baixo, com distúrbios alimentares, crianças ou idosos nunca devem jejuar
3. Dieta de Atkins
Desenvolvida pelo médico cardiologista Robert Atkins nos anos 60, a dieta de Atkins é uma das dietas para perder peso mais famosas e consiste em reduzir o consumo de hidratos de carbono para, aproximadamente, 20g por dia, o que induz o corpo a utilizar a gordura como principal fonte de energia ao invés dos hidratos de carbono. Em contrapartida, o consumo de proteína deve ser aumentado, garantindo que se minimiza ao máximo a perda de massa muscular.
A aplicação da dieta de Atkins é divida em 4 fases distintas: introdução, perda contínua de peso, pré-manutenção e manutenção. Se optar por seguir esta dieta, é importante que procure um nutricionista para que este o possa orientar nas diferentes fases.
Apesar desta dieta ser uma forma natural de perda de peso, tal como nas propostas anteriores, existe uma redução drástica do consumo de hidratos de carbono, que contrasta com o aconselhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são 55 a 75% do valor energético total diário.
Vantagens:
- Rápida perda de peso
- Grande variedade de alimentos permitidos
- Permite comer várias vezes ao dia, dando sensação de saciedade
Desvantagens:
- Possíveis problemas de funcionamento dos rins
- Situações de prisão de ventre (obstipação)
- Momentos de cansaço, dor de cabeça ou mau humor
4. Dieta Detox
Uma das mais utilizadas dietas para perder peso atualmente, a dieta detox é uma dieta de desintoxicação que, tal como o nome indica, tem como objetivo “limpar” o organismo, ajudando a eliminar as toxinas que se acumulam naturalmente devido, por exemplo, à poluição, ao excesso de stress e às toxinas presentes em alimentos ou aditivos alimentares.
Para além do objetivo, esta dieta tem também outras vantagens, nomeadamente ao nível da perda de peso. Ao pôr em prática a dieta detox, é natural que se ingiram menos calorias, o que favorece o emagrecimento. Para além disso, combate a retenção de líquidos e a obstipação, contribuindo para a redução do volume corporal.
Esta é sem dúvida uma dieta da moda, verificando uma adesão cada vez maior por parte da população, incluindo figuras públicas. No entanto, é de salientar que não existem evidências científicas suficientes que comprovem o sucesso desta dieta.
Vantagens:
- Perda de peso rápida
- Combate à retenção de líquidos
- Diminuição da celulite
- Redução do volume corporal
- Menor distensão abdominal
Desvantagens:
- Dores de cabeça ou fraqueza
- Prisão de ventre (obstipação) ou diarreia
Ao implementar esta dieta, é mais uma vez aconselhável um acompanhamento nutricional, no sentido de garantir que são satisfeitas todas as necessidades nutricionais.
5. Dieta Cetogénica
De acordo com esta dieta, os hidratos de carbono devem ser reduzidos bruscamente, como noutras dietas para perder peso. No entanto, o consumo de gorduras deve aumentar significativamente. Perante estas condições, o nosso organismo alcança um estado de cetose, isto é, a gordura ingerida é “processada” pelo fígado, originando ácidos gordos e corpos cetónicos, que irão ser utilizados como fonte de energia. Verificando-se a redução de ingestão de hidratos de carbono, o nosso organismo irá recorrer às reservas de gordura para obter continuar em pleno funcionamento.
Considerando estas características, alimentos como o pão, o arroz, a massa, feijão e leite devem ser consumidos em muito pouca quantidade, ou até mesmo eliminados. Em contrapartida, devem-se privilegiar alimentos como a carne, os ovos, os frutos secos, os legumes e as sementes.
Vantagens:
- Rápida perda de peso
- Diminuição da gordura abdominal
- Redução dos níveis de triglicerídeos
- Melhora sintomas da síndrome metabólica
Desvantagens:
- Fadiga e/ou dor de cabeça
- Diminuição da massa muscular
- Dificuldade de concentração
- Possibilidade de hipoglicemias