As dietas ioiô descrevem um padrão de perda de peso seguido de uma recuperação do mesmo peso perdido num curto espaço de tempo.
O termo ioiô aplica-se nestes casos, pois não existe uma constante de peso, o mesmo sobe e desce, existindo uma clara incapacidade em manter a perda a longo prazo.
7 Motivos pelos quais as dietas ioiô não são boas para a saúde
1. O aumento do apetite leva ao ganho de peso ao longo do tempo
Durante uma dieta, a perda de gordura leva à diminuição dos níveis da hormona leptina, o que normalmente ajuda a que a pessoa se sinta satisfeita.
Em circunstâncias normais, as reservas de gordura liberam leptina na corrente sanguínea, dando o sinal para comer menos, pois já existe energia disponível.
Conforme se vai perdendo massa gorda, a leptina diminui. Isso leva ao aumento do apetite, pois o corpo tenta reabastecer os níveis de energia esgotados.
A maioria das pessoas que entram numa dieta a curto prazo perdem peso, mas ao fim de um ano já recuperaram grande parte do peso perdido.
2. Aumento da percentagem de gordura corporal
A dieta ioiô está relacionada com aumento da percentagem de massa gorda.
Durante a fase de ganho de peso das dietas ioiô, a gordura é recuperada mais facilmente do que a massa muscular. Isso pode resultar no aumento da percentagem de gordura corporal ao longo de vários ciclos de dietas com altos e baixos.
3. Pode levar a perda muscular
Durante as dietas de perda de peso, o corpo perde gordura e por vezes também massa muscular.
Como a gordura é recuperada mais facilmente do que o músculo após a perda de peso, isso pode levar a mais perda de massa muscular ao longo do tempo. No entanto, a perda de massa muscular pode ser reduzida através do exercício, incluindo o treinamento de força.
Durante a perda de peso, as necessidades proteicas também aumentam, e por isso devem-se escolher fontes de proteína de qualidade para reduzir a perda muscular.
4. Desenvolvimento de fígado gordo (esteatose hepática)
A esteatose, ou fígado gordo, existe quando o corpo armazena o excesso de gordura dentro das células do fígado.
A obesidade é, por si só, um fator de risco para o desenvolvimento deste problema, mas o ganho de peso torna-se um fator de risco também.
O fígado gordo está associado a mudanças na maneira como o fígado metaboliza gorduras e os açúcares, aumentando também o risco de diabetes tipo 2.
5. Risco aumentado de desenvolver diabetes
As dietas ioiô estão associadas a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Uma revisão de vários estudos efetuados sobre este tema, mostrou que a existência de dietas ioiô estava relacionada com o aparecimento de diabetes tipo 2 em 4 dos 17 estudos analisados. Além disso, após várias subidas e descidas de peso, a maioria da gordura fica armazenada na zona abdominal, sendo essa localização da gordura mais propensa a conduzir a diabetes.
6. Risco aumentado de doenças cardíacas
O ganho de peso, ainda mais do que o excesso de peso, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
De acordo com um estudo que contou com a participação de quase 10.000 adultos, o aumento do risco de doença cardíaca depende do intervalo de peso – quanto mais peso perdido e recuperado durante a dieta ioiô, maior o risco.
7. Pensar a curto prazo limita a mudança de estilo de vida a longo prazo
A maioria das dietas pressupõem um conjunto de regras a serem seguidas por um determinado período de tempo, geralmente para atingir uma meta de perda de peso ou outra meta de saúde.
As dietas ioiô, de certo modo, preparam para o fracasso, uma vez que ensinam que as regras devem seguidas até o objetivo estar alcançado, não havendo um acompanhamento após atingir o objetivo principal.
Não havendo acompanhamento nem seguimento de regras, é fácil voltar aos hábitos anteriores.
Para quebrar o ciclo de mudanças temporárias que produzem apenas sucesso temporariamente, mais do que pensar em mudanças na dieta deve-se pensar em mudanças no estilo de vida.
Conclusão
A dieta de ioiô é um ciclo de mudanças de curto prazo na alimentação. Por essas razões, leva apenas a benefícios de curto prazo. Depois da perda de peso, o apetite aumenta levando novamente ao ganho de peso.
A dieta ioiô pode aumentar a percentagem de gordura corporal em detrimento da massa muscular e força, e pode causar esteatose hepática, hipertensão arterial, diabetes e doenças cardíacas.
Mais importante do que mudanças temporárias, devem ser feitas mudanças permanentes do estilo de vida.