A dieta metabólica surgiu recentemente e não é algo ainda muito falado. À semelhança de muitas outras, esta dieta tem um objetivo específico e algumas regras no que diz respeito ao padrão alimentar. A adopção de uma dieta padrão deve ser sempre monitorizada e o ideal será sempre consultar um nutricionista, no sentido de obter recomendacões personalizadas e adaptadas ao seu estilo de vida.
O que é a dieta metabólica?
Partindo do princípio de que quanto mais rápido for o nosso metabolismo, maior é a utilização dos nutrientes para obter energia, tendo como consequência a perda de peso, o objetivo desta dieta é promover o aumento do metabolismo de forma que seja utilizada gordura como substrato energético. É também baseada na dieta de Atkins pois promove a diminuição da ingestão de hidratos de carbono para induzir a perda de peso.
A grande diferença prende-se com o facto de que todos os hidratos de carbono nesta dieta não são considerados iguais e existem algumas regras: algumas versões desta dieta permitem o consumo de hidratos de carbono complexos, integrais e pouco refinados como por exemplo, aveia, arroz integral ou produtos semelhantes. Quanto aos hidratos de carbono simples e refinados, estes não são permitidos nesta dieta.
Eficiência das dietas low-carb
A dieta metabólica é considerada uma dieta low-carb. Alguns estudos demonstram benefícios no que diz respeito à perda de peso e também na prevenção de algumas doenças nomeadamente diabetes tipo 1. Ainda assim, nem todas as pessoas reagem da mesma forma e embora seja evidente a perda de peso, muitas vezes rápida, com a prática deste tipo de dietas, é sempre necessário avaliar cada caso como único e ter em conta a fase de manutenção.
Muitas vezes, o que acontece neste tipo dietas é uma perda de peso inicial muito rápida e uma recuperação de peso posterior, se não se mantiver o mesmo estilo de vida e hábitos alimentares.
Nota final
A prática da dieta metabólica tem de ser sempre monitorizada. Por ser uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e com algumas especificidades, algumas pessoas não deverão segui-la, por diversas condições clínicas que possam estar presentes. Avalie sempre a sua situação com um médico ou nutricionista.