Share the post "Dieta mediterrânica associada a menor inflamação e a um envelhecimento saudável"
Pesquisas feitas ao longo dos últimos 20 anos descobriram que os genes de bactérias que vivem no nosso intestino podem afetar a nossa saúde. Então, qual a relação com a dieta mediterrânica? De acordo com a Harvard Health Publishing esta pode, de facto, ajudar a uma melhoria da saúde, nomeadamente diminuindo os níveis de inflamação e promovendo um envelhecimento saudável.
Nesse sentido, um estudo publicado em fevereiro na revista Gut comparou o microbioma intestinal de cerca de 600 adultos entre os 65 e 79 anos que sigam uma dieta mediterrânica com adultos que seguem uma dieta regular. O objetivo era perceber se esta dieta pode, de facto, impactar em taxas mais baixas de cancro de intestino, resistência à insulina, doença hepática gordurosa e outras doenças, mais propriamente perceber se essas taxas mais baixas de doença poderiam resultar de alterações no microbioma intestinal.
Foi possível constatar que as pessoas que seguem a dieta mediterrânica têm índices de inflamação reduzida. Além disso, o microbioma intestinal voltou a registar um perfil menos saudável após uma interrupção da dieta mediterrânica.
Como tal, o estudo sugere que os efeitos benéficos à saúde e associados à dieta mediterrânica podem dever-se, em parte, a alterações no microbioma intestinal.
Sobre a Dieta Mediterrânica
A dieta mediterrânica teve a sua origem nos países banhados ou influenciados pelo Mar Mediterrâneo, tendo começado a ser referenciado nos anos 50 e 60 do século XX.
Estas são as principais características:
- Consumo elevado de alimentos de origem vegetal
- Consumo de produtos frescos, pouco processados e locais, com respeito pela sazonalidade
- Utilização do azeite como principal gordura
- Consumo baixo a moderado de lacticínios
- Consumo frequente de peixe
- Baixo consumo de carnes vermelhas
- Ter a água como bebida de eleição
- Preparar refeições simples e com os ingredientes nas proporções certas
- Fazer exercício físico diariamente
- Realizar as refeições em família ou entre amigos, promovendo a convivência entre as pessoas à mesa
- Harvard Health Publishing, disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/mediterranean-diet-linked-to-lower-inflammation-healthy-aging?utm_content=buffer0e28f&utm_medium=social&utm_source=twitter&utm_campaign=buffer
- Associação Portuguesa de Nutrição, disponível em: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf