A dieta low carb high fat trata-se de uma dieta em que existe uma menor ingestão hidratos de carbono e uma ingestão mais elevada de gordura.
É uma dieta onde se privilegia o consumo de vegetais, alimentos com gordura e proteínas em detrimento de hidratos de carbono, como massas, pães e alimentos açucarados.
Apesar de ser uma dieta cada vez mais falada, ainda surgem algumas dúvidas. Por esse motivo, hoje vamos apresentar-lhe as principais vantagens e desvantagens, assim como alguns benefícios e contra-indicações.
Continue e ler para saber mais sobre a dieta low carb high fat.
O que é a dieta low carb high fat?
A dieta low carb high fat (LCHF) é um termo que se utiliza para denominar dietas que são pobres em hidratos de carbono, ricos em gorduras e apresentam teor de proteínas moderado.
Já sabemos que nem todas as gorduras são prejudiciais para a saúde, e é por isso que não faz sentido excluí-las da nossa alimentação.
O plano alimentar de quem segue esta dieta baseia-se em alimentos integrais e não processados, como peixe, ovos, legumes e frutos secos com baixo teor de hidratos de carbono, e exclui alimentos altamente processados e embalados.
A dieta LCHF não possui padrões claros para as percentagens de macronutrientes, mas as recomendações diárias de hidratos de carbono variam entre 20g e 100g.
No entanto, mesmo quem consome mais de 100g de hidratos de carbono por dia, pode seguir esta dieta e inspirar-se nos seus princípios pois, podem ser personalizados para corresponder às necessidades de cada um.
Benefícios da dieta LCHF
A dieta LCHF pode ser benéfica para a saúde de quem a adota. Cortar nos hidratos de carbono e aumentar as gorduras na dieta pode melhorar a saúde de várias formas, incluindo a promoção da perda de peso e a diminuição da gordura corporal, entre outros:
1. Diabetes
Dietas com os hidratos de carbono reduzidos podem trazer benefícios aos diabéticos, nomeadamente no controlo da glicemia.
Um estudo com adultos obesos com diabetes tipo 2 descobriu que uma dieta muito pobre em hidratos de carbono e rica em gorduras levou a uma melhora no controlo do açúcar no sangue e uma redução substancial na medicação para a diabetes.
2. Doenças neurológicas
A dieta cetogénica, ou seja, rica em gorduras, tem sido usada há muito tempo como um tratamento natural para a epilepsia, um distúrbio neurológico caracterizado por convulsões recorrentes.
Estudos mostram que as dietas LCHF podem desempenhar um papel terapêutico noutras doenças neurológicas, incluindo a doença de Alzheimer.
Além disso, as dietas ricas em açúcares têm sido associadas a um aumento do risco de declínio cognitivo, enquanto dietas LCHF parecem melhorar a função cognitiva.
3. Doenças cardiovasculares
As dietas low carb high fat podem ajudar a reduzir a gordura corporal, diminuir a inflamação e melhorar os marcadores sanguíneos relacionados a doenças cardiovasculares.
As dietas LCHF também demonstraram reduzir a pressão arterial, baixar o açúcar no sangue, diminuir o colesterol LDL e promover a perda de peso, o que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.
Vantagens da dieta LCHF
Tal como qualquer dieta, traz as suas vantagens e desvantagens. Cabe a cada um estar informado sobre as mesmas e ser acompanhado por um profissional de saúde competente para o efeito, caso prossiga com esta dieta.
Entre as vantagens, encontra-se:
1. Perda de peso
O corpo entra em modo de queima de gordura, o que é um auxilio para a perda de peso. O corte nos hidratos de carbono também faz com que o corpo retenha menos água.
2. Suprime o apetite / aumenta a saciedade
Uma das melhores coisas desta dieta é que não se sente fome. A quantidade de gorduras ingeridas nesta dieta ajuda a minimizar os desejos de “açúcar” e hidratos de carbono, fornece energia e suprime o apetite.
3. Diminui o colesterol
Estudos mostram que a dieta cetogénica pode melhorar o colesterol “bom” (HDL) e o colesterol “mau” (LDL). Comer gordura aumenta os níveis sanguíneos de HDL. Quanto mais altos forem os níveis de HDL, menor será o risco de doença cardíaca.
4. Diminui a pressão sanguínea
Pesquisas mostram que fazer uma dieta pobre em hidratos pode ter um impacto positivo na pressão sanguínea. A hipertensão é um fator de risco para muitas doenças, incluindo doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
Desvantagens da dieta LCHF
Por outro lado as desvantagens são:
1. Requer um processo de adaptação
A adaptação a este género de dieta pode levar vários dias e a transição pode ser desconfortável para algumas pessoas, levando a sintomas como dores de cabeça, fadiga e náuseas.
2. Pode causar problemas gastrointestinais
Aumentar drasticamente a ingestão de gordura enquanto se reduz a ingestão de hidratos de carbono pode causar problemas gastrointestinais, que vão desde a obstipação até à diarreia, podendo causar desconforto na zona abdominal.
3. Restringe ou limita certos grupos de alimentos
A dieta low carb high fat limita a ingestão de hidratos de carbono e nem todas as pessoas estarão dispostas a fazer essa mudança radical na alimentação. Alimentos como massas, cereais, pães, tubérculos, algumas frutas e legumes, entre outros.
4. Pode aumentar o colesterol
Para aquelas pessoas que são predispostas geneticamente a ter colesterol elevado, adotar esta dieta pode ser particularmente prejudicial.
Quem não deve seguir esta dieta?
Embora esteja relacionada com alguns benefícios para a saúde, nem todas as pessoas a devem seguir.
A dieta low carb high fat não é adequada para crianças, adolescentes e mulheres grávidas ou que estão a amamentar.
Pessoas que têm diabetes ou outros problemas de saúde como doenças renais, do fígado ou pâncreas devem falar com o médico antes de iniciar uma dieta LCHF.
Além disso, uma dieta LCHF pode não ser adequada para indivíduos hipersensíveis ao colesterol proveniente da alimentação.
Efeitos colaterais que podem surgir
A dieta LCHF é geralmente bem tolerada, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis em algumas pessoas.
Os efeitos colaterais podem incluir: náuseas, prisão de ventre, diarreia, fraqueza, dores de cabeça, fadiga, cãibras musculares e tonturas.