Quem tem gatos em casa sabe que é difícil manter os móveis protegidos das unhas dos felinos. No entanto, não tem que ser assim. Seguindo algumas dicas para o gato não arranhar o sofá e outra mobília, é possível ter gatos e mobília estimada.
8 dicas para o gato não arranhar o sofá
1. Cortar as unhas ao gato

A melhor forma de evitar que o seu gato provoque estragos com as unhas e mantê-las sempre curtas. As unhas dos gatos podem ser cortadas com corta-unhas próprios para gatos.
É necessário ter alguma prática para conseguir cortar as unhas aos gatos. Nas primeiras vezes é aconselhável que peça ajuda ao médico veterinário para que este o possa ensinar e demonstrar como o deve fazer.
A unha deve ser cortada apenas na parte mais extrema branca, correndo o risco de, se cortar a parte rosa no sabugo, a unha sangrar. O sangramento nesta zona não é problemático, no entanto, por ser um local muito irrigado pode ser difícil de estancar o sangue. Caso aconteça um acidente deve tentar utilizar uma compressa fazendo pressão para estancar a hemorragia e posteriormente desinfetar a zona.
Deve começar a habituar o gato a cortar as unhas logo desde cedo, se possível enquanto ainda é um gatinho pequeno. Quanto mais velho o tentar ensinar a permitir que lhe corte as unhas, mais difícil será.
Para evitar que os gatos danifiquem a mobília, deve aparar as unhas com regularidade, quinzenalmente ou no máximo uma vez por mês.
2. Utilizar capas protetoras para as unhas do gato
Uma alternativa ao corte de unhas, e que acaba por proteger ainda mais a unha, tornando-a romba, em vez de afiada, são as capas protetoras para as unhas, conhecidas como soft paws (1).
Estas capas protetoras são feitas de vinil e existem em várias cores. A sua colocação é acessível e pode ser feita pelos tutores em casa, ou em caso de gatos difíceis o melhor é serem colocadas pelo médico veterinário, em alguns casos é necessário os animais estarem sob o efeito de uma leve sedação para permitirem.
Á medida que a unha vai crescendo as capas protetores devem ser renovadas.
3. Arranjar arranhadores para os gatos
Arranhar é um instinto natural do gato, portanto, já que o gato o irá fazer, de forma a evitar que arranhe mobiliário deve oferecer-lhe arranhadores.
Existem arranhadores de vários tipos de corda, cartão, horizontais ou verticais. Podem ser maiores ou mais pequenos, existem até “árvores” que são um conjunto de arranhador com brinquedos e sítios para dormir. Como são altos os gatos costumam gostar bastante.
Dependendo do gato a sua preferência relativamente ao tipo de arranhador pode ser diferente, assim é importante perceber os gostos do gato.
Se o seu gato nunca foi habituado ao arranhador é normal que não vá de imediato arranhar. É importante mostrar ao gato para que serve o arranhador, e pode fazê-lo levando o gato para lá e fazendo movimentos no arranhador com as suas próprias mãos. Nunca deve forçar o gato a arranhar podendo causar stress e medo ao animal.
4. Tornar os arranhadores interessantes

Tornar os arranhadores interessantes é uma das dicas para o gato não arranhar o sofá. Muitas vezes o gato continua a preferir a mobília em vez do arranhador, pois ele considera que a mobília é mais interessante. Assim, é necessário incentivar o gato a usar o arranhador.
Os gatos costumam arranhar depois de acordar ou de comer, portanto é boa ideia colocar o arranhador perto do local onde o gato costuma dormir ou comer. ´
Esfregar no arranhar erva-gateira, ou catnip, pode também incentivar o gato a utilizar o arranhador, uma vez que os óleos essenciais desta planta provocam sensação de bem-estar no gato (2).
5. Proteger a mobília
Um das dicas para o gato não arranhar o sofá ou outra mobília e protegê-la. Pode cobrir os moveis com mantas, lençóis ou capas próprias de forma a evitar que ao arranhar, o gato não danifique o material que se encontra por debaixo.
Outra alternativa é não permitir o acesso do gato ao local onde se encontram os móveis.
6. Utilizar repelentes naturais
Os repelentes devem ser evitados ao máximo sob risco de criar medo e stress ao gato, e a sua eficácia também é pouca.
Os gatos não gostam de cheiros cítricos, portanto uma das dicas para o gato não arranhar o sofá pode passar por colocar sumo de limão nos locais que não quer que o gato arranhe.
7. Utilizar feromonas

As feromonas felinas são substancias químicas libertadas pelos gatos para comunicarem entre si, e apenas são perceptiveis pelos indivíduos da mesma espécie. Existem feromonas sintéticas semelhantes a estas naturais que conseguem transmitir sinais de calma, tranquilidade e marcação de território.
O felliway feliscratch ajuda a redirecionar o comportamento de arranhar para os locais adequados enviando uma mensagem territorial para que o gato arranhe o local onde é colocado (3).
8. Treinar o gato
Os gatos também podem ser treinados, portanto, uma das melhores dicas para o gato não arranhar o sofá é treiná-lo para que não o faça e ensiná-lo a usar o arranhador.
Pode utilizar o reforço positivo para incentivar o gato a utilizar o arranhador, ou seja, recompensa-lo de cada vez que o faça.
De cada vez que o gato arranhar mobília pegue-o e coloque-o no arranhador. Nunca tente castigar o gato tanto verbalmente como fisicamente, pois para além de não resultar pode causar-lhe ansiedade.
Veja também:
- Tudo o que deve saber antes de ter um gato: informe-se!
- 7 Dicas essenciais para cuidar do pelo do seu gato
- Porque é que os gatos se lambem? Saiba tudo sobre este hábito felino
- 4 Formas de prevenir as bolas de pelo nos gatos
Fontes
1. Soft Paws. Disponível em:
https://www.softpaws.com/soft-paws-cats/
2. Bol, S. et al. (2017). Responsiveness of cats (Felidae) to silver vine (Actinidia polygama), Tatarian honeysuckle (Lonicera tatarica), valerian (Valeriana officinalis) and catnip (Nepeta cataria). Disponível em:
https://bmcvetres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12917-017-0987-6
3. Feliway. Disponível em:
https://www.feliway.com/pt/Produtos/FELISCRATCH-gama-FELIWAY