Nilton Bala, personal trainer e especialista de performance, explicou-nos como deverá ser um treino ideal, realizando pequenos “truques” que fazem a diferença nos seus exercícios, ajudando a potenciar os resultados e a atingir os seus objetivos de forma mais rápida.
Perceba agora como é que este tipo de dicas de treino o pode ajudar a atingir os seus objetivos.
3 Dicas de treino para realizar os exercícios e potenciar resultados
Dica de treino 1: Repetições por exercício
O treino deve ter um objetivo definido. Se o foco do seu exercício for melhorar a resistência muscular devemos executar um número elevado de repetições (≥ 15 repetições) com cargas leves/moderadas.
Por outro lado, se a intenção recair em ganhos de massa muscular num processo hipertrófico ou aumento dos níveis de força, devemos realizar séries com um menor número de repetições (6 a 12 repetições) utilizando cargas mais elevadas.
Dica de treino 2: Importância das últimas repetições da série
O treino de força proporciona inúmeros benefícios, como a manutenção da densidade mineral óssea e para o aumento da massa magra.
Neste processo é absolutamente fundamental uma correta execução técnica, o número de séries e repetições e a cadência nas diferentes fases do exercício.
Durante o treino de força, as últimas repetições da série realizada têm uma importância fundamental, pois são aquelas que provocam adaptações e alterações fisiológicas nas fibras musculares para melhorar o objetivo estabelecido.
Dica de treino 3: Treinar com pesos livres
O treino com pesos livres quer seja com barra e ou halteres requer um nível de treino médio/ avançado, pois o atleta deve ter uma consciência corporal e um suporte em termos de tónus muscular estabelecido.
Esta situação só se verifica com muitos treinos realizados para que a segurança esteja salvaguardada no processo de treino.
Estas são algumas regras fundamentais para treinar com pesos livres:
- Aquecimento cardiovascular antes de iniciar o treino de força.
- Exercícios específicos com o peso corporal semelhantes aos exercícios com cargas externas que irá realizar posteriormente.
- O treino acompanhado de um Personal Trainer para que este possa fazer as correções necessárias e em casos extremos ajude no auxílio com os pesos livres.
- Alongamentos sobre os grupos musculares trabalhados após a sessão de treino.