A cerca de 10 dias do Natal, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, apresentou 10 recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os portugueses passarem o Natal em família e em segurança, destacando que é importante fazer o planeamento dos eventos.
Na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, que decorreu na Direção-Geral da Saúde, o responsável salientou que as regras definidas pelo Governo devem ser cumpridas “para honrar” a diminuição de casos de COVID-19 nos últimos dias e referiu que é importante gerir expectativas em relação aos encontros familiares.
Dicas da DGS que deve seguir neste Natal
- Cumprir todas as regras em vigor no concelho, em relação à mobilidade e aos ajuntamentos de pessoas.
- Se estiver doente, com sintomas ou em isolamento profilático, tem de cumprir com as indicações das autoridades de saúde.
- Reduzir os contactos antes e durante esta quadra.
- Reduzir o tempo de exposição em todos os momentos e, se possível, usar os espaços exteriores.
- Não mudar de agregados familiares durante a quadra festiva.
- Limitar as celebrações do agregado familiar com quem habita, mantendo contacto com outros membros ou grupos por via digital ou telefonemas.
- Manter o distanciamento físico em todos os momentos: transporte, preparação das refeições, convívios, etc, evitando ainda os cumprimentos tradicionais.
- Garantir o arejamento dos espaços e a desinfeção das superfícies, bem como dos objetos de partilha comum.
- Lavar ou desinfetar as mãos frequentemente, usar a máscara de forma adequada e manter etiqueta respiratória.
- Evitar a partilha de objetos.
- Direção-Geral da Saúde: “DGS apresentou 10 recomendações para a época festiva”. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/dgs-apresentou-10-recomendacoes-para-a-epoca-festiva/?fbclid=IwAR28K5FE27py63jU2LYIWieW-DCz9_CsM3K6ifId2SDKVioZ4DQy63Abbro