Em caso de reações adversas na pele causadas pela ingestão de alimentos, sabe como despistar intolerâncias alimentares? Se a sua resposta é não, continue a ler este artigo.
Após a ingestão de determinados alimentos, o nosso corpo pode reagir de uma forma não usual, ficando os resultados visíveis na pele – como a urticária, erupções cutâneas, comichão ou inchaço – ou podem ser internas – no caso de refluxo gastroesofágico, dores de barriga, diarreia e obstipação.
Descobrir que alimentos causam este tipo de sintomas pode ser fácil e rápido em algumas pessoas, no entanto, também pode ser bastante difícil noutras.
Factores que influenciam no despiste de intolerâncias alimentares
Alguns factores que influenciam no despiste de intolerâncias alimentares são:
- O tipo de sintomas;
- A rapidez com que os sintomas aparecem depois de ingerir o respectivo alimento;
- E o tipo de alimento que causa a intolerância.
Identificar o problema ajuda a melhorar a qualidade de vida da pessoa que vive com algum tipo de intolerância alimentar.
Que testes realizar para o despiste de intolerâncias alimentares?
Um dos aspetos mais importantes quando se pretende despistar intolerâncias alimentares é não utilizar práticas não confiáveis e testes irrelevantes.
Atualmente existem muitos testes disponíveis que oferecem soluções, aparentemente. Contudo, as evidências clínicas e científicas são duvidosas.
Por esse motivo vamos dar a conhecer os principais sintomas na intolerância alimentar e ainda 4 maneiras que ajudam a despistar uma intolerância alimentar.
Sintomas mais comuns de intolerância alimentar
Estes sintomas são os mais comuns quando se fala de intolerância alimentar, e estão presentes em grande parte das intolerâncias:
- Vómitos;
- Dores de cabeça;
- Diarreia
- Dores de estômago;
- Ataques de asma;
- Inchaço abdominal.
Então, como despistar intolerâncias alimentares?
Manter um diário alimentar
O único método confiável que existe atualmente para determinar algum tipo de intolerância alimentar é o diário alimentar.
Se não tem a certeza qual o alimento que lhe está a causar todos esses sintomas, uma boa forma de saber como são os seus hábitos de consumo é escrever tudo aquilo que ingere e que tipo de sintomas experiencia quando consome cada refeição.
Este diário deverá ser feito pelo menos durante um mês para poder ser corretamente avaliado, e o acompanhamento especializado deverá estar presente.
Eliminar alimentos
O mais básico no que diz respeito a formas de despistar intolerâncias alimentares é retirar da dieta os alimentos que suspeita que lhe estão a fazer mal e verificar qual a sua reação à retirada do mesmo.
Neste tópico existem duas alternativas: ou corta nos alimentos que suspeita que lhe fazem mal ou elimina todos os alimentos, mesmo que nem todos lhe causem sintomas desconfortáveis. A ideia nesta última sugestão é introduzir gradualmente um alimento e verificar qual o seu efeito quando é reintroduzido.
Não se esqueça que é fundamental que exista acompanhamento especializado para evitar outras consequências, como por exemplo, a desnutrição. Além de ser importante descobrir o que lhe causam todos os sintomas, é ainda mais importante manter uma alimentação saudável.
Realizar análises ao sangue
A maioria dos testes ao sangue são controversos. No entanto, há uma condição que o teste ao sangue deve ser feito em primeiro lugar, que é no caso de intolerância ao glúten.
Como existe uma pequena probabilidade de falsos positivos e falsos negativos, os testes são normalmente seguidos de endoscopia.
Estas análises podem ser úteis também para determinar a intolerância à lactose.
Realizar testes à respiração
Este teste mede a concentração de hidrogénio no hálito, sendo uma método bastante utilizado para a intolerância á lactose.
O hidrogénio é um produto do consumo de lactose em pessoas com intolerância à lactose.
Este teste envolve uma amostra de controlo antes do consumo de lactose e várias amostras após o consumo de lactose, para verificar a concentração de hidrogénio a aumentar bruscamente.
Artigo originalmente publicado em Fevereiro de 2020. Atualizado em Novembro de 2022.