Quer sentir-se mais leve, cheio de energia e com mais saúde? Com os excessos alimentares que cometemos e o consumo dos alimentos processados e repletos de açúcar a ocupar cada vez mais espaço na nossa alimentação, o corpo começa a ressentir-se passado algum tempo.
O peso começa a aumentar, tem falta de energia e o cansaço que o organismo sente para digerir e metabolizar esses alimentos é cada vez maior. Daí que pequenas ajudas para desintoxicar o organismo seja sempre bem-vindas.
No entanto, se pensa que submeter-se a uma dieta desintoxicante implica, apenas, beber sumos verdes e comer sopas, está enganado. Existem formas igualmente eficazes e bem simples de desintoxicar o corpo.
8 Dicas para desintoxicar o corpo
1. Beba água quente com limão
Encha um copo com água quente, esprema um limão fresco e beba. Se gostar, também pode acrescentar um pouco de gengibre fresco (raiz). Adote este ritual e repita-o todas as manhãs.
Os limões estão cheios de nutrientes e elementos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, a inibir os desejos alimentares e a estimular o fígado, de modo a que o organismo se livre das toxinas.
2. Corte no consumo de açúcar
Aqui inclui-se a redução ou eliminação do consumo de alimentos processados e açucarados. Acabe com as bebidas açucaradas, lanches com produtos ricos em açúcar, guloseimas e doces.
Consumir muito açúcar, além de acrescentar muitas calorias ao seu plano alimentar e de contribuir para o aumento do peso, pode causar inflamações que aumentam o risco de doenças cardíacas e aumentar o cansaço e a falta de energia.
3. Água, chás e infusões
A água e os chás ou infusões sem açúcar são grandes aliados para promover a diurese e ajudar, desta forma, a eliminar as toxinas através dos rins. Deve beber, no mínimo, 1,5 litro de água ao longo do dia.
Quanto aos chás e infusões, para intensificar a ação diurética nesta fase, poderá utilizar aqueles que apresentam um efeito drenante, como é o caso do chá verde e do chá vermelho ou das infusões de hibisco, cavalinha ou dente de leão.
4. Elimine o álcool e os refrigerantes
As bebidas alcoólicas, as bebidas gaseificadas e os sumos embalados devem ficar fora do menu.
Estas bebidas fornecem muitas calorias vazias e o consumo de álcool prejudica o funcionamento do fígado, dificultando o processo de desintoxicação do corpo.
5. Coma alimentos biológicos
Optar por alimentos isentos de pesticidas, que sejam puramente naturais, e não processados é uma das mais eficazes formas de desintoxicar o organismo. Desta forma, estará a evitar a entrada de substâncias nefastas no organismo.
Consuma muitos legumes e fruta, de preferência biológicos ou que saiba que não contêm químicos.
6. Sumos e sopas detox
Os sumos devem ser de fruta mais diurética e menos calórica, como papaia, abacaxi, pêra, maçã, kiwi, laranja e morango. Já as sopas devem conter vegetais como cenoura, abóbora, tomate, beringela, cebola, alho e curgete, uma vez que têm propriedades fitoquímicas naturais capazes de facilitar a ação das enzimas hepáticas e promover a purificação do corpo.
No entanto, para que se consiga alcançar efeitos de desintoxicação, não basta misturar aleatoriamente quaisquer legumes e frutas. É preciso combinar os ingredientes certos, na devida proporção.
7. Aposte em alimentos desintoxicantes
Há alimentos com capacidade desintoxicante que podem ser introduzidos na sua alimentação com o objetivo de ajudar a eliminar os excessos e as toxinas. Eis alguns deles:
- Spirulina;
- Clorela;
- Limão;
- Cebola;
- Alcachofra;
- Aipo;
- Brócolos;
- Toranja;
- Gengibre;
- Maçã;
- Beterraba;
- Abacate;
- Alho.
8. Seja ativo
Além de ajudar na perda de peso, a prática de exercício físico de forma regular é uma excelente e eficaz forma de acelerar a libertação de toxinas. Não há maior desintoxicação que colocar os seus músculos a trabalhar e suar até mais não.
Se estiver a pensar em fazer uma dieta detox, comece por consultar um nutricionista, pois todas as dietas devem ser sempre adaptadas ao estilo de vida, às preferências de cada um e ao tipo de corpo e às necessidades do momento de cada pessoa. E nunca, em caso algum, devem colocar em risco a manutenção da sua saúde.
3 Receitas detox
No livro “Sopas, Saladas e Chás Detox”, da editora Manuscrito, a nutricionista Lillian Barros apresenta mais de 100 receitas ricas em antioxidantes e de baixo valor calórico que vão ajudá-lo a desintoxicar o organismo e a ganhar energia e boa disposição. Conheça três delas.
1. Salada de Espargos e Quinoa
– Ingredientes –
- Cerca de 150g de alface-frisada
- 5 espargos verdes
- 5 morangos
- 3 a 4 colheres de sopa de quinoa vermelha ou branca
- 4 a 5 ovos de codorniz cozidos ou 1-2 ovos de galinha cozidos
- 10 tomates-cereja
- 1 haste de cebolinho
– Modo de preparação –
- Hidrate a quinoa e coloque-a a cozer durante 15 minutos. Veja aqui como cozinhar quinoa.
- Esclade os espargos e de seguida passe-os por água fria.
- Lave muito bem todos os legumes e frutas.
- Numa taça, junte todos os ingredientes.
2. Sopa de cenoura, laranja e coentros
– Ingredientes –
- 1 colher de sopa de azeite virgem extra
- 1 cebola
- 5 a 6 cenouras
- 500 ml de água
- 1 mão cheia de coentros
- 1 rodela de gengibre fresco
- 1 laranja
- Sal e pimenta-preta q.b.
– Modo de preparação –
- Coloque o azeite numa panela e junte a cebola e as cenouras picadas. Deixe cozinhar ligeiramente durante cerca de 5 min.
- Adicione água, coentros e gengibre e deixe cozinhar durante 20-25 m.
- Esprema o sumo de laranja. Triture com a varinha mágica até obter um creme sedoso e tempere com uma pitada de pimenta-preta.
- Pique um pouco de coentros frescos e coloque sobre o prato.
3. Infusão de cavalinha e canela
– Ingredientes –
- 3 colheres de sopa de cavalinha
- 1 pau de canela
- 1 litro de água
– Modo de preparação –
- Ferva cerca de 1 litro de água.
- Verta a água sobre as folhas de cavalinho e o pau de canela.
- Aguarde cerca de 15-20 minutos e filtre. Pode beber quente ou frio.