Share the post "Conheça os melhores truques e tratamentos para desinchar os pés"
Se pensa que esta é só uma questão estética, desengane-se. É necessário cuidado com a retenção de líquidos nos membros inferiores e, se depois de descansar não conseguir desinchar os pés, poderá estar perante um problema mais grave.
Os pés suportam o peso de todo o corpo e, como tal, tendem a inchar com facilidade. Existem várias causas que podem provocar pés inchados, sendo as mais comuns: gravidez, excesso de peso, obesidade, estar em pé por um período prolongado e, o mais comum, retenção de líquidos.
Tratamentos para desinchar os pés
Descobrir o que melhor resulta para desinchar os pés pode não ser uma tarefa simples, até porque, devido a dificuldades hormonais, o organismo, por vezes, pode não ser capaz de remover os líquidos necessários para o equilíbrio do corpo.
Em consequência, há um aumento de peso, inchaço, pernas pesadas e cansadas. Em casos mais graves, os remédios mais simples e tradicionais poderão não ser suficientes para resolver o problema, pelo que, nesses casos, existem tratamentos para desinchar os pés aos quais pode recorrer.
O melhor será conversar com o seu médico ou procurar clínicas de estética que tenham tratamentos específicos para este alívio, como a pressoterapia.
6 dicas práticas para desinchar os pés
Exercício físico
Embora o inchaço nos pés possa ser um pouco doloroso, o sedentarismo pode piorar a condição.
A prática de exercício físico é mesmo uma das melhores maneiras de desinchar os pés, dado que a atividade ativa a circulação sanguínea.
Pode começar pela natação, pois é um exercício de baixo impacto e que não implica maior pressão sobre os tornozelos, pés e pernas.
Dente-de-leão
Esta planta é muito popular pela sua poderosa ação diurética e depurativa, o que ajuda a aliviar os sintomas da retenção de líquidos, logo, reduzir o inchaço dos pés e tornozelos.
Pode beber chá de dente-de-leão ou usar esse preparado para massajar os membros inferiores.
Aloe Vera
Esta planta tem múltiplos benefícios para o corpo, tanto internos como externos. Uma das propriedades mais importantes é o efeito anti-inflamatório e de limpeza, que pode ajudar a combater a retenção de líquidos, que afeta as extremidades inferiores.
Atualmente são já muitos os cremes que contêm esta planta e que pode usar para hidratar os pés no final do dia.
Massagem
A massagem para desinchar os pés é muito relaxante, estimula a circulação sanguínea e favorece a eliminação dos líquidos retidos.
Em movimentos suaves e sem pressão excessiva, opte pelos seguintes óleos essenciais, que têm propriedades anti-inflamatórias:
- Menta;
- Eucalipto;
- Limão;
- Lavanda.
Alternar entre o quente e o frio
Esta dica para desinchar os pés é bastante simples de concretizar: precisa de duas bacias grandes o suficiente para colocar os seus pés, uma onde irá colocar água quente e outra onde vai colocar água fria.
Depois, deverá mergulhar os pés primeiro na água quente, durante 3 a 5 minutos, no máximo; seguindo-se a colocação de pés na bacia da água fria, durante 1 ou 2 minutos, no máximo. Repita o processo 3 vezes.
Descansar com as pernas para cima
Esta é mais uma dica muito simples para desinchar os pés: basta deitar-se na cama de forma confortável com as pernas para cima, de modo a que os pés fiquem acima do nível do coração, durante cerca de 5 minutos.