Independentemente das medidas de cada corpo, muitas vezes vestimos uma saia ou umas calças e o pior acontece: estão apertadas!
Para evitar estas situações, apresentamos alguns truques e dicas para desinchar a barriga de forma simples e saudável.
Uma barriga inchada pode ser provocada por vários motivos, mas todos eles têm um ponto em comum: trata-se de volume aumentado pela presença de alguma substância no seu interior, seja ela gás, líquida ou sólida.
E o melhor para combater este mal-estar é aprender o que pode fazer para evitar, bem como reconhecer os alimentos que o prejudicam, como por exemplo: feijão, ovos, leite, batata, milho, farelo de trigo, cereais, brócolos, alho, bebidas gaseificadas e couve-flor.
9 dicas para desinchar a barriga
1. Reduzir o consumo de sal
O consumo excessivo de sal é um dos maiores causadores da retenção de líquidos, que além de nos fazer sentir mais pesados, também provoca uma barriga mais inchada.
Seja como tempero, presente em alimentos processados, em aperitivos ou em qualquer tipo de alimento, o sal é um grande inimigo da saúde e do nosso corpo, pelo que o seu consumo deve ser muito controlado.
2. Beber mais água
Uma quantidade considerável de água por dia é ideal para nos mantermos bem hidratados e, além disso, ajuda a prevenir e a combater a retenção de líquidos. O recomendado são 2 litros de água por dia, pois também ajudará a não só a prevenir a prisão de ventre, como, em consequência, a desinchar a barriga.
3. Comer devagar
É muito importante ter tempo para comer devagar e mastigar bem os alimentos. Este hábito contribui para uma boa digestão e, graças a isto, também previne o inchaço do abdómen. Além disso, quem mastiga bem os alimentos consegue alcançar uma sensação de saciedade, o que evita o consumo excessivo de alimentos.
4. Evitar as bebidas com gás
As bebidas com gás favorecem a presença de gás no interior de nosso corpo, provocando uma barriga inchada e os seus problemas consequentes, como gases e flatulência.
5. Comer mais frutas e verduras
As frutas e verduras são os alimentos mais saudáveis que podemos incluir na nossa alimentação, já que estão carregadas de vitaminas, minerais e antioxidantes, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Estes alimentos ajudam ainda a melhorar a digestão, previnem a retenção de líquidos, ajudam a queimar gorduras e combatem o incomodativo inchaço abdominal. Entre as mais recomendadas estão as cenouras, as laranjas, o melão e os pêssegos.
6. Evitar os alimentos fritos
Os alimentos fritos são digeridos lentamente e provocam inchaço na área abdominal. Além disso, os altos conteúdos de gorduras e sódio fazem com que engordemos facilmente, e também provocam a retenção de líquidos.
7. Comer em pequenas porções
Para prevenir e combater o inchaço do abdómen é recomendado comer em pequenas porções divididas em várias refeições por dia, já que as porções reduzidas são mais fáceis de serem digeridas e, como tal, ajudam a desinchar a barriga.
8. Consumir fibras moderadamente
Recomendadas para promover a boa digestão e evitar problemas como a prisão de ventre. No entanto, não deve exceder o consumo de fibras porque pode gerar distensão abdominal.
9. Praticar atividade física
O exercício é a melhor forma de trabalhar o nosso abdómen e melhorar a saúde. A prática desportiva ajuda a melhorar o funcionamento digestivo, reduz a prisão de vente, combate a retenção de líquidos, ajuda a perder peso e proporciona uma sensação de bem-estar que melhora a qualidade de vida. Para conseguir uma barriga mais lisa, pode-se praticar exercícios focados para a zona abdominal.
► Veja aqui exercícios para a zona abdominal
Receitas de sumos para desinchar a barriga
Os alimentos que garantem a sensação de saciedade são ideais para quem pretende perder peso rápido e com saúde. Uma boa forma de consumi-los é preparando um sumo detox, que ajuda também a desinchar a barriga.
1. Batido verde
Este delicioso batido verde ajuda a melhorar o funcionamento digestivo, favorecendo a eliminação de resíduos do organismo e ajudando a conseguir uma barriga mais lisa.
– Ingredientes –
- 1 abacate
- 1 punhado de espinafre
- 1 banana madura
- 1 copo de sumo de maçã
- Mel
– Modo de preparação –
- Bata todos os ingredientes no liquidificador durante alguns minutos até conseguir uma textura cremosa.
2. Sumo de mamão e aveia
Este sumo combina as propriedades do mamão, com a linhaça e a aveia. Graças à suas propriedades digestivas, previnem a incómoda inflamação do abdómen.
– Ingredientes –
- 1 chávena de mamão picado
- 1 colher de linhaça
- 2 chávenas de água
- 2 colheres de aveia crua
– Modo de Preparação –
- Bata todos os ingredientes no liquidificador durante alguns minutos e beba sem coar, preferivelmente em jejum.
Experimente as nossas sugestões de depois diga-nos se obteve resultados positivos!