As crianças desenvolvem-se psicologicamente, socialmente e fisicamente durante toda a sua adolescência, como em nenhum outro período da sua vida.
Nenhuma criança é igual, sendo que cada uma desenvolve-se individualmente dependendo do seu potencial genético, da maturação biológica e também do ambiente onde se insere.
Posto isto, é determinante que um treinador de jovens esteja consciente da etapa de desenvolvimento físico dos seus atletas e que entenda como estes podem ser orientados e treinados para se divertirem e melhorarem, sem prejudicar o seu desenvolvimento.
As crianças não são pequenos adultos e definitivamente não podem ser treinadas da mesma forma que estes.
Mudanças físicas que ocorrem durante a juventude
Relativamente às mudanças físicas que ocorrem durante a juventude, tanto as raparigas como os rapazes podem antes da puberdade aumentar a sua altura corporal em 4 a 8 cm por ano.
Posteriormente, a taxa de crescimento torna-se superior representando o início da puberdade. Este momento, revela alguma informação sobre a maturação da criança. Quanto mais cedo ocorrer, mais madura é a criança. Salientar que existe uma grande diferença na maturação dentro de um grupo de uma determinada faixa etária.
O salto pubertário pode iniciar-se tão cedo como aos dez anos de idade ou pode não começar até aos dezasseis anos de idade.
Coordenação de movimentos
Nesta fase, uma criança pode evidenciar dificuldades em coordenar movimentos, principalmente devido às alterações rápidas que ocorrem nas dimensões corporais. É frequente as crianças terem problemas mesmo em tarefas e atividades mais simples que conseguiam fazer anteriormente.
Os rapazes podem evidenciar dificuldades mais profundas que as raparigas porque o aumento das suas dimensões corporais é maior. Existe a perceção comum da “inépcia” neste período da adolescência.
Massa corporal
Em ambos os géneros, a massa corporal aumenta paralelamente ao aumento de altura antes da puberdade, mas para os rapazes a massa corporal continua a aumentar durante a puberdade. As raparigas produzem a hormona estrogénio durante esta fase, o que aumenta a quantidade de gordura e determina um peso corporal relativamente superior em relação à altura.
Depois da puberdade, as raparigas têm aproximadamente o dobro do tecido adiposo que os rapazes da mesma altura.
Em suma…
Assim, e como vimos anteriormente, é fundamental que os treinadores tenham noção que existem enormes diferenças na maturação individual das crianças e que respeitem essa individualidade durante o processo de treino.