Um cão sénior necessita de certos cuidados para garantir que está confortável. Para cuidar do cão em idade avançada deve ter em conta os problemas de saúde que advêm com a idade e as limitações do animal nessa etapa da vida.
9 dicas para cuidar do cão em idade avançada
1. Arranje um local adequado para o cão dormir
Com a idade é normal que o seu cão desenvolva problemas nas articulações e ossos que levem a que tenha dores nessas zonas, que podem piorar em determinadas alturas.
De forma a manter o cão o mais confortável possível, deve proporcionar-lhe um almofadado para o cão descansar. Tenha também em atenção o local onde coloca a cama do cão, pois o animal pode ter dificuldade em subir. Os cães séniores necessitam de dormir mais tempo e repousar mais, por isso mesmo opte por colocar a cama num local calmo e tranquilo.
Mantenha sempre a cama limpa e higiénica. O cão em idade avançada pode começar a ter dificuldade em aguentar a urina e as fezes, e pode acontecer um acidente, como caírem umas pingas de urina.
2. Altere a dieta do cão
Para cuidar do cão em idade avançada deve ter em conta a sua alimentação. Durante toda a sua vida o cão deve comer uma dieta equilibrada e balanceada, adequada à sua idade e problemas de saúde que existirem. O cão sénior, deve também alimentar-se com uma ração adequada para cães séniores.
Este alimento, para além de satisfazer as necessidades nutricionais do seu cão, é também pensada para um balanço energético apropriado a cães idosos. Isto porque, com o passar da idade, o metabolismo tende a ser mais lento, e os animais têm tendência para ter menor atividade, o que pode levar a um aumento de peso.
Também contém alguns nutrientes em quantidades necessárias para um cão sénior, como por exemplo um aumento de ómegas que auxiliam em problemas articulares e também em problemas cognitivos.
É possível que o cão em idade avançada tenha problemas de dentição e da boca, como no caso da doença periodontal que é bastante frequente em cães com mais de 7 anos de idade. Nesta situação, o seu cão pode não conseguir alimentar-se com rações e é necessário providenciar uma alimentação mista ou com base em alimento húmido.
3. Leve o cão regularmente ao médico veterinário
Para cuidar do cão em idade avançada deve fazer check-ups regulares com o seu cão e exames como análises ao sangue e urina de forma a detetar algum problema numa fase inicial.
Um cão em idade avançada precisa de mais acompanhamento médico do que um cão adulto.
4. Brinque com o cão
Apesar da sua idade, um cão gosta sempre de brincar, a não ser que algo de errado se passe. Cuidar do cão em idade avançada requer adequar algumas das suas necessidades do dia-a-dia, de forma a que este as consiga executar, assim, deve adequar os brinquedos a utilizar, a intensidade da brincadeira e o tempo que passa a brincar com o cão de forma a não o cansar nem o magoar. No entanto, deve continuar sempre a brincar com o seu cão.
Opte por brinquedos interativos que o estimulem mentalmente. Tal como nas pessoas, também existem doenças mentais que afetam os cães, semelhantes ao alzheimer, que se designa por síndrome de disfunção cognitiva. Estimular o cérebro do seu cão a trabalhar pode ajudar a prevenir esses problemas.
5. Cuidado com os passeios
Um cão em idade avançada deve continuar a fazer os seus passeios, no entanto deve encurtar o seu percurso e também a duração, para que não prejudique as articulações do cão, provocando dor, nem o leve à exaustão.
Deve também levar sempre o cão de trela, em especial cães idosos, pois com o avançar da idade podem começar a desenvolver problemas de visão e auditivos, podendo magoarem-se se estiverem sozinhos e não forem controlados.
6. Cuide da sua higiene oral
A grande maioria dos cães sofre de acumulação de placa bacteriana e tártaro que pode levar a doença periodontal, sendo que os cães com mais de 7 anos são os mais afetados.
Tome algumas medidas como a escovagem dos dentes do cão de forma a prevenir a acumulação de placa.
7. Proteja-o de temperaturas extremas
Os cães seniores são mais sensíveis à variação de temperatura, podendo ficar doentes constipados ou desenvolver uma pneumonia, devido a estas derivações de temperatura.
São também mais sensíveis ao frio e ao calor, portanto mantenha-os quentes em tempo de frio.
8. Cuide do pelo do cão
Com a idade o aspeto do pelo pode sofrer alterações, ocorrer maior perda de pelo e ficar com um aspeto mais baço. Com o tempo o animal pode começar a deixar de controlas a urina e as fezes e pode acabar por ficar sujo fazendo acumulações de sujidade no pelo, que contribui para a falta de higiene.
Escove-o diariamente, e pode optar também por passar-lhe no pelo toalhitas ou champô seco. É aconselhável mantê-lo rapado nas zonas das coxas e perianal ao que se chama uma tosquia higiénica.
Se o pelo do seu cão for muito longo, pelo menos no verão, opte por uma tosquia em todo o corpo.
9. Passe tempo de qualidade com ele
Se o seu cão estiver velhinho aproveite todos os momentos com o seu melhor amigo. Mime-o, brinque com ele, passeie com ele.
Com a idade os cães tendem a ficar mais frágeis e preferem mais o carinho dos seus tutores para se sentirem seguros. Lembre-se que cuidar do cão em idade avançada também é dar-lhe amor.
Veja também:
- Como lidar com a perda de um cão: estas 6 dicas podem ajudar!
- Como cuidar de um cão sénior: dicas e conselhos para melhorar a vida do seu patudo
- Como identificar que o cão está com dor? Conheça os sinais!
- 5 Dicas para uma alimentação saudável do cão
Fonte
1. Laflamme, D.P. (2015). Nutrition for aging cats and dogs and the importance of body condition. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15833567