Sendo ou não uma gestação planeada, a partir do momento em que descobre que a sua cadela está gestante há alguns cuidados a ter em vários aspetos. Os cuidados a ter com uma cadela grávida são necessários para garantir que a mãe irá aguentar a gestação e que está bem preparada para o parto e para amamentação e também para que os bebés nasçam saudáveis.
4 Cuidados a ter com uma cadela grávida
1. Desparasitar a cadela
A desparasitação interna da cadela é um dos cuidados a ter com uma cadela grávida, sendo importante para que os cachorros não nasçam parasitados. Existem produtos que podem ser utilizados em fêmeas prenhes, no entanto deve sempre aconselhar-se com o seu médico veterinário acerca do produto ideal. Nunca arrisque utilizar um desparasitante interno sem aconselhamento médico, sob risco de causar problemas aos bebés.
A desparasitação interna deve ser feita antes do parto e depois do parto quando os bebés já têm cerca de 15 dias, tanto à mãe como aos bebés.
A desparasitação externa também é importante para evitar que a mãe possa ganhar doenças transmitidas por parasitas externos como por exemplo as carraças, pois uma infeção durante a gestação pode resultar em alterações fetais e aborto.
Também é conveniente a desparasitação externa estar em dia para evitar que os cachorros quando nascerem fiquem com pulgas e carraças. Mais uma vez, antes de utilizar os produtos habituais deve consultar o seu médico veterinário acerca da segurança da utilização do produto em fêmeas gestantes.
2. Garantir uma boa nutrição
Durante todas as fases da gestação, a nutrição é um dos fatores mais importantes para, tanto a mãe como os bebés, desenvolverem um bom estado de saúde.
A gestação da cadela dura cerca de dois meses, e durante o primeiro mês e meio não é necessário grande alteração na dieta, desde que a alimentação da cadela seja boa. A partir daí é necessário introduzir de uma forma progressiva um alimento energético e com alta digestibilidade.
O ideal é substituir o alimento normal por um alimento para cachorro de um gama premium, para garantir uma boa nutrição à cadela. É importante também fracionar a ração durante o dia, pois o que acontece muitas vezes é a cadela dilatar muito, dependendo do número de bebes, e não conseguir fazer grandes refeições.
3. Arranjar um local para o ninho
Quando a cadela parir, irá restringir-se a ficar no seu ninho a maioria do tempo com os seus bebés. É importante desde cedo pensar em arranjar um local sossegado, longe dos outros animais e resguardado de pessoas em que possa arranjar um ninho.
É importante que cerca de 15 dias antes do parto mantenha a cadelinha separada nesse ambiente mais isolado.
Poderá fazer o ninho com uma caixa de cartão forrada com mantas e toalhas. Garanta que o tamanho da caixa é suficiente para a cadela estar confortável e tenha atenção ao número de cachorros.
Para encorajar a cadela a usar o ninho pode colocar lá os seus brinquedos.
4. Garantir o acompanhamento médico-veterinário
Desde o primeiro momento em que suspeita que a sua cadela está prenhe deve levá-la ao médico veterinário a fim de se verificar a gravidez. Pode acontecer que em vez de uma gestação, a cadela tenha feito uma gravidez psicológica, portanto é extremamente importante distinguir.
A partir dos 21 a 25 dias é possível realizar um teste de gravidez semelhante ao das pessoas, com base em determinada hormona que surge na gravidez.
A ecografia é fiável e permite ver os fetos a partir dos 20 a 22 dias. No entanto, a partir do momento em que se confirma a gestação, as ecografias devem ser feitas com alguma regularidade de forma a confirmar se está tudo bem com os bebés. O seu médico veterinário irá marcar as ecografias de gestação.
Apesar da ecografia ser muito útil para ver a viabilidade dos fetos, não permite saber com exatidão o número. Isto é importante para no dia do parto saber quando chegará ao fim, ou se alguma coisa correu mal e algum bebé não conseguiu nascer. Portanto alguns dias antes da previsão do parto, realiza-se uma radiografia para confirmar o número de fetos.
Se a sua cadela for acompanhada pelo médico veterinário durante toda a gravidez, é menos provável que algum problema ocorra.
Cuidados a ter com uma cadela grávida durante o parto
Os cuidados a ter com uma cadela grávida estendem-se até à altura do parto. Chegando este momento, aproximadamente entre o 61º e 65º dia, é necessário que esteja atento a alguns sinais, de forma a perceber que a cadela entrou em trabalho de parto:
- A cadela procura um local calmo para se isolar, provavelmente o seu ninho;
- Fica inquieta e pode começar a arranhar o chão ou a cama;
- Entre as 12 e as 24 horas ocorre uma descida de temperatura corporal, que pode ser monitorizada com um termómetro nos últimos dias de gestação. Antes do parto se iniciar, a temperatura volta a subir ao seu normal;
- Surgem as primeiras contrações, pode começar a arfar.
Na maiorias das vezes as cadelas conseguem fazer o parto sozinhas sem ser necessária intervenção. No entanto, é preciso estar atento a sinais como:
- Corrimento de cor anormal;
- Contrações e saída de liquido sem a expulsão de nenhum cachorro durante mais de 30 minutos;
- Não nascer nenhum cachorro até duas horas após uma descarga de líquido esverdeado;
- Entre nascimentos de cachorros passar mais do que 2 horas e a cadela fica a descansar ou com contrações fracas;
- Conseguir ver um cachorro mas a cadela não o conseguir expulsar.
Caso a sua cadela, durante o parto manifeste algum destes sinais ou outro que não tenha a certeza que seja normal, deve contactar de imediato o médico veterinário, pois a cadela poderá precisar de ajuda médica e em alguns casos até mesmo uma cesariana pode ser necessária.