Share the post "Crepes vegan: receitas doces e salgadas para qualquer altura do dia"
Para começar bem o dia, os crepes são uma das receitas perfeitas. As vantagens já começam pela praticidade na preparação, o aroma que libertam pela casa e, claro, o delicioso e reconfortante sabor, sejam doces ou salgados. Para ficar ainda melhor, pode preparar crepes vegan.
As versões de refeições sem os derivados animais são cada vez mais populares. Algumas alteram apenas um ou dois ingredientes da receita tradicional. São mais simples do que pode imaginar. Se deseja experimentar estas delícias vegan, vai ver apetitosas inspirações a seguir, para experimentar na sua próxima refeição.
4 Receitas de crepes vegan
1. Crepes vegan simples
Esta é uma receita doce e muito simples, com sabor suave a baunilha. Ideal para utilizar como base para diversos tipos de recheios.
– Ingredientes –
- 200 g de farinha de trigo integral
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de chá de fermento
- 375-500 ml de leite de soja
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de chá de extrato de baunilha opcional
– Modo de preparação –
- Misture todos os ingredientes numa taça. Adicione 1 e 1/2 chávenas de leite e, se a massa estiver muito grossa, adicione mais leite até obter a consistência perfeita.
- Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio-alto e cubra levemente com óleo, se necessário. Despeje 3 colheres de sopa da massa, girando-a para cobrir todo o fundo da frigideira.
- Cozinhe por 1 a 2 minutos até que a massa fique mais escura. Solte as bordas e vire o crepe. Cozinhe 1 minuto a mais até dourar o outro lado do crepe. Repita com a massa restante.
- Os crepes podem ser armazenados durante cerca de 5 dias no frigorífico ou até 3 meses no congelador. Uma vez resfriado, empilhe-os entre camadas de papel vegetal e guarde-os num recipiente fechado ou um saco plástico.
2. Crepes vegan de chocolate com chantilly de coco
Já esta receita é para um lanche da tarde, quando lhe apetecer um prato de aparência mais apetitosa e docinha, com um bocadinho a mais de calorias.
– Ingredientes –
- 1 e ½ chávena de leite de amêndoa
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 chávena farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar amarelo
- Sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 800 ml de leite de côco
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó peneirado
- Banana
- 1 chávena de morangos
- Óleo de coco
– Modo de preparação –
- Para fazer estes crepes vegan, junte no processador 1 chávena e meia de leite de amêndoa, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 chávena de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de cacau em pó, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de fermento em pó.
- Processe para virar uma massa cremosa. Reserve e passe ao chantilly.
- Ponha numa taça o creme de 800 ml de leite de coco que teve a repousar no frigorífico por umas horas. Junte 5 colheres de sopa de açúcar em pó peneirado, bata até virar chantilly e leve ao frigorífico enquanto prepara os crepes.
- Pincele uma frigideira anti-aderente com óleo de coco. Deite um pouco da massa no centro. Incline a frigideira para cobrir toda a superfície e deixe cozinhar. Quando formar bolhinhas, vire, deixe cozinhar novamente e passe para um prato. Repita o processo até acabar a massa.
- Sirva com chantilly no centro e fruta cortada em rodelas por cima.
3. Crepes vegan de beterraba
Os crepes coloridos fazem as delícias de miúdos e graúdos. Esta é uma receita que pode ser doce ou salgada para saborear a qualquer altura do dia.
– Ingredientes –
- 400 g de farinha de trigo branca
- 1 l de bebida vegetal de soja
- 1 beterraba pequena
- 50 ml de água
- 40 g de óleo de coco
- 20 g açúcar amarelo ou sal q.b.
– Modo de preparação –
- Rale a beterraba e coloque num pano de coar (ou num pano de tule) em forma de trouxa. Num recipiente coloque a água. Humedeça o pano onde está a beterraba e esprema até sair praticamente toda a cor da beterraba. Reserve a água. (a beterraba ralada pode utilizar em saladas).
- Num recipiente, misture bem a farinha com o açúcar.
- Noutro recipiente coloque a bebida vegetal e a água já com a cor da beterraba. Com uma vara de arames misture pouco a pouco a mistura de farinha e açúcar ou sal. Adicione o óleo de côco derretido e envolva bem até ficar com uma mistura cremosa.
- Numa frigideira ou numa máquina de crepes, aqueça um pouco de óleo de coco e verta uma porção da massa. (caso utilize a frigideira, rode para a massa tocar nos cantos da frigideira).
- Deixe cozinhar até os cantos começarem a secar e o centro estiver cozido, 1 a 2 minutos. Vire para dourar do outro lado, 1 a 2 minutos e coloque num prato.
- Faça o mesmo até terminar a massa de crepes. (pode ir empilhando os crepes uns em cima dos outros). Decore e recheie conforme preferir.
4. Crepes vegan salgados de quinoa
Esta é uma receita para fazer no almoço, com recheio de cogumelos e um molho especial de tahine para cobrir.
– Ingredientes da massa –
- 1 copo de quinoa seca (1,5 copo depois de demolhada)
- 1 e ½ copo de água fria
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- Sal q.b.
- 2 colheres de sopa de cebolinho (opcional)
- Azeite ou óleo vegetal
– Ingredientes do recheio –
- 1 embalagem de cogumelos pleurotus
- 1 cebola pequena fatiada
- 1 lata de milho
- ½ colher de chá de paprika fumada em pó
- Sal q.b.
– Ingredientes do molho –
- 1 colher de sopa bem cheia de tahine
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- Alho em pó q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Água q.b.
– Modo de preparação –
- Coloque todos os ingredientes dos crepes num liquidificador e triture até ficar uma papa. Isto também pode ser feito com uma varinha mágica.
- Numa frigideira anti-aderente pincele o fundo com azeite ou óleo vegetal. Coloque um pouco da papa de quinoa e vá virando a frigideira até o fundo ficar coberto com uma camada fina de massa. Quando a superfície secar por completo e o crepe começar a afastar da frigideira a toda a volta, está na altura de virar. Repita até acabar a massa.
- Para o recheio, desfie os cogumelos com a ajuda de 2 garfos. Numa frigideira anti-aderente já quente, coloque os cogumelos e uma pitada de sal e deixe cozinhar mexendo de vez em quando.
- Quando grande parte da água dos cogumelos tiver evaporado e começarem a dourar, adicione um fio de azeite e a cebola. Cozinhe até a cebola começar a ficar macia. Adicione o milho e a paprika fumada e deixe cozinhar mais 2 minutos.
- Para o molho de tahine, junte todos os ingredientes, excepto a água, numa tacinha e misture bem. Adicione água até ter a consistência desejada. Ajuste os temperos a gosto.
- Como sugestão, pode rechear os crepes com abacate esmagado, o recheio de cogumelos e fatias de tomate. Por cima regue com o molho de tahine.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Simple Vegan Blog, 24 Kitchen, Veggitable e Tuga Vegetal, respetivamente.