Não há ninguém do que nós próprios para garantirmos que comemos bem e de forma saudável. E o primeiro passo para isso é escolher os ingredientes certos. E por certos entenda-se alimentos variados e muito nutritivos. Afinal esse é um dos pressupostos da cozinha saudável.
Para o ajudar nessa tarefa, criamos uma lista de alimentos essenciais e que não podem faltar na sua cozinha e que vão, certamente, garantir que vai criar uma refeições saudáveis e cheias de sabor.
7 Coisas que não podem faltar numa cozinha saudável
1. Frutas variadas
Não é novidade para ninguém que a fruta deve estar presente em qualquer cozinha. Perfeitas para incluir as suas refeições, como sobremesas ou lanches rápidos, as frutas são altamente nutritivas. Uma boa forma de ingerir todas as vitaminas e minerais essenciais para o seu organismo e (até) de controlar a fome.
E a melhor parte é que não lhe faltam opções. Maçãs, bananas, pêras, pêssegos, mirtilos, laranjas, kiwis, ameixas, morangos, cerejas, framboesas, manga, papaia, amoras, ananás, são apenas alguns de muitos exemplos ao seu dispor.
2. Frutos secos
Além de saudáveis e nutritivos, os frutos secos são ótimos para fazer lanches rápidos, mas também para incrementar as suas refeições, já que além de sabor permitem dar textura aos seus pratos (como saladas ou sobremesas, por exemplo).
3. Especiarias
A prateleira das especiarias é uma das suas melhores amigas, se pretende uma cozinha saudável e repleta de sabor e como tal deve estar sempre bem abastecida. É que além de ajudarem a temperar, também adicionam sabor aos seus pratos e melhor, são uma boa ajuda para ajudar a cortar no sal e no açúcar.
E mais. Além de enriquecerem os seus cozinhados, muitas especiarias ainda ajudam a acelerar o metabolismo, o que é ótimo se estiver a tentar perder peso. Canela, pimenta, açafrão, caril, cominhos, pimentão-doce, salsa, coentros, órgãos, manjericão são algumas das opções ao seu dispor.
4. Tomate
Por ser um fruto muito versátil, torna-se indispensável em qualquer cozinha. Mas além da sua versatilidade há que contar também o facto de ser altamente nutritivo.
Fonte de potássio e das vitaminas A e C, o tomate possui ainda licopeno, um carotenoide que tem vários benefícios para a saúde (ajuda a reduzir os efeitos dos radicais livres e estimula o sistema imunológico, atua no controlo de colesterol e ajuda a prevenir a prisão de ventre, por exemplo).
E a melhor parte é que ao seu dispor tem uma grande variedade de tomate (como o cereja, chucha, coração de boi, etc.), um fruto muito saboroso que pode ser consumido de variadíssimas maneiras: cru, em saladas, como ingrediente na confeção dos mais variados pratos quentes ou transformado (sob a forma de concentrados, enlatados, desidratados ou em doce).
5. Espinafres
Ricos em ferro, magnésio, vitaminas A, C e K, potássio e outros nutrientes essenciais ao organismo, os espinafres não podem faltar na sua despensa. O seu corpo (e a sua dieta) vai agradecer.
6. Água
Muita, muita água. Não há bebida mais saudável do que esta. Não pode faltar nunca numa cozinha saudável.
7. Limão
Rico em vitaminas C e do complexo B e sais minerais (como fósforo, cálcio e ferro), o limão não pode faltar na sua cozinha. E a sua utilização é muito versátil. Pode usá-lo para temperar os seus pratos e alimentos, para fazer chá ou limonada. E benefícios não faltam.
Além de ser um bom aliado contra gripes e constipações, ainda ajuda na digestão e na queima de calorias.
E a lista continua…
Mel, ovos, cebola, gengibre, batatas, cereais, alho ou lacticínios, são outros exemplos de alimentos que não devem faltar, para que a sua cozinha seja saudável.
Benefícios não faltam e a sua saúde agradece!