Para além de tornar o treino numa experiência ainda mais agradável, correr na praia cria estímulos aos quais o corpo não está habituado, fortalece a musculatura de uma forma natural, melhora a capacidade respiratória e aumenta a resistência física, bem como o número de calorias gastas.
Por isso, com a chegada do bom tempo, muitos adeptos da corrida aproveitam para diversificar a superfície de treino e trocam a sua habitual corrida em terreno duro por uma refrescante corrida à beira-mar.
E se correr na praia exige mais esforço, também é necessário ter alguns cuidados acrescidos, pois os tendões e a musculatura não estão preparados para este tipo de treinos, podendo levá-lo a contrair lesões, sobretudo se for iniciante nas corridas na areia.
8 Dicas para correr na praia sem lesões
Para que possa treinar na areia sem o risco de lesões e obter o maior número de benefícios do seu treino, é preciso ter em atenção vários aspectos, nomeadamente o ritmo da corrida, a inclinação do terreno, se se corre na areia molhada ou seca, o horário do treino, entre muitos outros fatores.
Conheça os cuidados que deve ter antes de começar a correr na praia.
Correr de ténis
Correr na areia descalço é sempre mais confortável, mas os seus tendões ainda não estão habituados ao piso mole nem estão fortalecidos o suficiente, pelo que é mais fácil contrair lesões, nomeadamente entorses. Por esse motivo, numa fase inicial e sobretudo para quem é principiante em correr neste tipo de piso, deve correr de ténis.
Corra na areia molhada
Quem nunca correu na areia, ou correu poucas vezes, pode ressentir-se da mudança de piso. Por essa razão, quando começar a correr na praia, corra na areia molhada, pois é mais dura e os seus tendões não vão sentir tanto a diferença.
Evite inclinações
As praias são bastante irregulares e o seu piso pode ter muita inclinação, o que muda a postura do corredor e leva a uma maior sobrecarga nos membros inferiores. Procure correr em planos não muito inclinados, de forma a evitar a ocorrência de lesões.
Não faça treinos muito intensos
Os treinos na areia são mais cansativos do que os treinos em estrada ou pista. Ao correr na praia, não espere conseguir percorrer a distância, nem manter o seu ritmo normal porque o terreno é muito mais difícil de ultrapassar. Além das alterações no piso que pode encontrar, o sol e o calor também aumentam o cansaço, pelo que deve reduzir o tempo e intensidade de treino a fim de evitar a sobrecarga de esforço.
No final corra na água e alongue
No final do treino, corra lentamente com a água pelos tornozelos. Além de auxiliar no relaxamento, a água fria ajuda na recuperação dos seus tendões. Depois desta corrida final e de o treino ter terminado não se esqueça de alongar, uma vez que o esforço é muito maior do que num treino normal e é fundamental ajudar os músculos a relaxar.
Atenção à hora do treino
Como sempre, há que respeitar o horário recomendado para estar exposto ao sol, mas também para praticar exercício. Como tal, as melhores alturas para correr na praia são na parte da manhã, o mais cedo possível, e no final do dia. Desta forma, evita as temperaturas elevadas, muitas pessoas na praia e consegue ter um treino realmente produtivo.
Proteja-se do sol
Usar protetor solar, óculos e boné é extremamente importante para se proteger do sol. Os reflexos dos raios solares na areia aumentam a exposição solar e com estes acessórios pode reduzir esses efeitos.
Não descure a hidratação
A hidratação antes, durante e após o treino é fundamental. Com a chegada do calor, este cuidado deve ser redobrado, pelo que o corredor deve hidratar-se constantemente, mesmo sem sentir sede.