Share the post "Contrações de Braxton Hicks: contrações de falso trabalho de parto"
As contrações de treino ou de falso trabalho de parto, mais conhecidas como contrações de Braxton Hicks, consistem em contrações uterinas que normalmente podem surgir a partir do terceiro trimestre de gravidez.
Apesar de provocarem alguma apreensão na mulher grávida, estas contrações são benignas e não têm nenhuma relação com o início do trabalho de parto.
O que são contrações de Braxton Hicks?
Em 1972, o médico John Braxton Hicks descreveu-as pela primeira vez como uma maneira do útero “treinar” para o momento das contrações do trabalho de parto. Estas contrações não são expulsivas e, como tal, não apresentam risco de parto prematuro.
As contrações de Braxton Hicks podem surgir desde o primeiro trimestre de gravidez, no entanto, a maioria das mulheres só começa a senti-las a partir do final do segundo trimestre. Conforme a gravidez vai progredindo, as contrações de treino tendem a ser cada vez mais frequentes, estando presentes até ao final da gestação.
Estas contrações são curtas e acontecem em intervalos imprevisíveis e irregulares. Existem algumas situações triviais que podem provocá-las como aumento da atividade da mãe ou do bebé, palpação do abdómen, relações sexuais, desidratação ou bexiga cheia.
Diferenças entre as contrações de Braxton Hicks e as contrações de trabalho de parto
A principal diferença entre estes dois tipos de contrações é o fato de as contrações de Braxton Hicks serem indolores e de frequência irregular. Podem, por vezes, ser incómodas, mas são bastante diferentes das contrações intensas e dolorosas do trabalho de parto.
Cada mulher descreve as contrações de falso trabalho de parto de maneira diferente. A maior parte das grávidas descreve-as como sendo semelhantes a cólicas menstruais ou cólicas intestinais.
Como já foi dito, as contrações de treino são irregulares e em intervalos imprevisíveis e não se vão tornando cada vez mas intensas e frequentes com o passar do tempo, como se verifica nas contrações verdadeiras do parto.
O alívio das contrações de falso trabalho de parto pode ser feito através de uma simples mudança de posição. Se a mulher está de pé, a maior parte dasvezes é suficiente que se sente ou se deite para que as contrações aliviem.
Pelo contrário, se se tratarem de contrações de parto, a mudança de posição não provoca qualquer alívio. Quando se iniciam as contrações expulsivas, não há nada que as alivie.
Contrações de Braxton Hicks
- Indolores;
- Poucas vezes por dia;
- Menos de 2 vezes por hora;
- Irregulares e imprevisíveis.
- Geralmente com duração inferior a 30 segundos;
- Não aumentam de intensidade;
- Localizadas numa zona do abdómen, geralmente na parte frontal;
- Aliviam com mudanças de posição;
- Aliviam com hidratação;
- Aliviam com micção.
Contrações de trabalho de parto
- Dolorosas;
- Quando surgem, não voltam a parar;
- Progressivamente mais fortes e dolorosas;
- Progressivamente mais frequentes e previsíveis;
- Intervalos cada vez mais curtos;
- Duração de 30 a 70 segundos;
- Não aliviam com mudança de posição ou hidratação;
- Localizar nas costas e na frente do abdómen.
Quando deve contactar o médico obstetra
A maior parte das mulheres facilmente consegue distinguir as contrações de Braxton Hicks das contrações de trabalho de parto. Contudo, se a mulher se sente insegura, ou se o padrão das falsas contrações tiver mudado, o ideal é entrar em contacto com o médico obstetra.
Existem alguns sinais de alerta que devem ser sempre alvo de atenção, ainda que as contrações não apresentem as características das de trabalho de parto descritas:
- Perda de sangue pela vagina;
- Perda de líquidos pela vagina;
- Contrações dolorosas de início abrupto;
- Diminuição dos movimentos do bebé
Como aliviar as falsas contrações de trabalho de parto
Ainda que estas sejam, na maior parte das vezes, indolores, podem provocar desconforto na mulher. Existem algumas medidas que podem ser tomadas com o objetivo de tentar aliviar esse desconforto:
- Mudar de posição;
- Beber bastante água;
- Urinar (se houver vontade);
- Evitar fazer esforços;
- Tomar um banho morno;
- Utilizar técnicas de relaxamento.