A compra de produtos a granel está a conquistar cada vez mais adeptos. Se em décadas passadas era habitual ou uma necessidade, agora é mais uma tendência amiga da carteira e inimiga dos desperdícios.
Sim, porque além de ser mais barato comprar produtos a granel, também evita desperdícios alimentares desnecessários.
Entre os produtos que mais se compram a granel estão os frutos secos. Saboroso e muito benéficos para a saúde devem faze parte da nossa alimentação.
Mas será que deve comprar frutos secos a granel? E se comprar quais os cuidados a ter? Mais ainda, onde pode comprar frutos secos a granel? São estas as perguntas que vamos responder.
Deve ou não comprar frutos secos a granel?
E porque não? Em vez de comprar embalagens pequenas e a preços quase exorbitantes pode optar por comprar frutos secos a granel, de melhor qualidade, nas quantidades que pretende ou mais adequadas ao seu consumo e a preços mais acessíveis.
Que cuidados deve ter?
Claro que na compra de frutos secos a granel (ou de qualquer outro produto a granel) deve ter alguns cuidados. Aliás, até já aqui lhe demos algumas dicas sobre como guardar alimentos comprados a granel, entre os quais os frutos secos. No fundo são cuidados básicos, como ter atenção ao aspeto e cheiro do produto que compra e ter cuidado na forma como os armazena em casa. Tais como:
- Verificar se têm a casca intacta e sem rachas, buracos ou manchas
- Se comprar frutos secos sem casca assegure-se que estão totalmente separados uns dos outros
- Reserve os frutos secos num local fresco e ventilado
- Guarde-os num recipiente bem fechado para evitar que fiquem ressequidos
- Se optar por comprar frutos secos mais gordos ou oleaginosos (como nozes ou amêndoas, por exemplo) reserve-os no frigorífico, num recipiente hermético. Além disso deve consumi-los rapidamente, porque têm tendência rançar com facilidade.
Onde pode comprar frutos secos a granel?
Nos dias que correm – e graças à crescente procura de produtos a granel – há cada vez mais locais onde pode comprar frutos secos a granel.
A começar por algumas das grandes superfícies comerciais (como o Jumbo ou Continente, por exemplo) que já perceberam o fenómeno e disponibilizam aos seus clientes uma vasta oferta de produtos a granel, nomeadamente, frutos secos.
Depois tem sempre os espaços mais convencionais. Dos tradicionais mercados municipais onde tudo se compra a granel, às mercearias de bairro, passando pelas lojas de produtos naturais e biológicos e até lojas que vendem exclusivamente a granel, há vários sítios onde pode comprar frutos secos a granel.