O morango é uma fruta muito saudável, rica em vitamina C, água e antioxidantes. Não só pelas suas qualidades nutricionais, este fruto agrada a quase toda gente pelo sabor adocicado com leve toque cítrico e muito refrescante.
Em formato de compota de morango não é diferente, podendo o resultado ficar mais doce e, ao mesmo tempo, com sabor inesperado quando feitas combinações com manjericão ou chocolate. Agradam-lhe estas opções? Ora veja.
5 receitas de compota de morango
1. Compota de morango simples
Simplicidade na escolha dos ingredientes e também na preparação.
– Ingredientes –
- 1 kg de morangos arranjados
- 550 g de açúcar
- Sumo de 1 limão
– Modo de preparação –
- Esmague ligeiramente os morangos.
- Numa panela, coloque os morangos, o açúcar e o sumo de limão. Mexa e coloque a tampa por cima sem tapar totalmente. Deixe cozinhar em lume brando durante 1 hora e 10 minutos e mexa de vez em quando.
- Quando passar o tempo, apague o lume e deixe arrefecer totalmente. Depois da compota fria, guarde em frascos que vedem bem.
2. Compota de morango com chocolate
Parece-lhe improvável compota de fruta com chocolate?! Deixará de ser após experimentar esta receita.
– Ingredientes –
- 1 kg de morangos
- 675 g de açúcar
- Sumo de 1 limão
- 90 g de chocolate preto 72% de cacau
– Modo de preparação –
- Coloque os morangos, o açúcar e o sumo de limão numa panela e deixe fervilhar até estar na consistência desejada.
- Quando o doce estiver pronto, parta o chocolate em pedaços e juntar ao doce. Mexa até estar completamente absorvido pelo doce e retire do lume. Coloque em frascos e feche bem.
3. Compota e morango com vinho do Porto
O vinho do Porto confere sabor intenso à compota de morango. Todos podem comer, pois a parte alcoólica da bebida irá evaporar.
– Ingredientes –
- 1 kg de morangos cortados em pedaços muito pequenos
- 500 g de açúcar amarelo
- 3 paus de canela
- 3 colheres de sopa de vinho do Porto
– Modo de preparação –
- Junte num tacho anti-aderente todos os ingredientes, mexa com uma colher de pau, deixe levantar fervura e baixe o lume. Vá vigiando e mexendo de vez em quando.
- Levará entre 60 a 80 minutos em função da quantidade de sumo. Quando começar a acumular espuma na superfície dos frutos e a querer agarrar ao fundo, deverá estar pronto.
- Assim que desligar o lume, ponha a compota nos frascos e feche-os. Quando estiverem à temperatura ambiente, guarde-os no frio, dado a redução no açúcar.
4. Compota de morango com framboesa
Duas frutas que sabem bem juntas, só poderiam resultar numa compota ainda mais saborosa.
– Ingredientes –
- 450 g morangos e framboesas
- 450 g açúcar amarelo
- Sumo de 1 limão grande
– Modo de preparação –
- Numa panela grande, misture as frutas, o açúcar e o limão. Leve a mistura ao lume brando, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva.
- Aumente o lume até que ferva. Cozinhe em lume alto por 3-5 minutos até dar o ponto da compota (forma uma estrada quando passar a colher ao fundo da panela).
- Passe para um frasco ainda quente, mas não tape totalmente, somente quando arrefecer.
5. Compota de morango com manjericão
Por fim, uma sugestão perfeita aos paladares curiosos. Acha que morango e manjericão ficam bem cozinhados juntos?! Terá de experimentar e comprovar.
– Ingredientes –
- 400 g de morangos bem maduros
- 120 g de açúcar
- Sumo de 1/2 limão
- Folhas de manjericão
– Modo de preparação –
- Lave e remova as folhas dos morangos. Se forem muito grandes corte na metade e se forem pequenos deixe-os inteiros.
- Num tacho, misture os morangos com o açúcar, o sumo de limão e o manjericão. Cubra e deixe marinar por 24 horas. Mexa ocasionalmente.
- Escorra os morangos sem descartar o sumo. Leve para ferver o sumo em lume alto por 10 minutos.
- Adicione os morangos e cozinhe em lume bem baixo, mexa de tempos em tempos até reduzir e alcançar a consistência do ponto estrada, cerca de 40 minutos. Enfrasque.
> As receitas deste artigo foram adaptadas das páginas Sabor Intenso, Pote de Receitinhas, Receitas e Dicas para Si, Receitas na Rede e Eu Como Sim.