Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Set, 2024 - 10:00

Como ter tempo para tudo: 6 dicas para gerir o dia a dia

Catarina Milheiro

Aprenda a facilitar a sua rotina e saiba como ter tempo para tudo. O segredo passa por utilizar as horas de forma estratégica.

Uma das questões com as quais mais nos debatemos ao longo da vida deve ser: “Como ter tempo para tudo de forma eficaz?”. De facto, conseguir dar conta do recado e de tudo aquilo que temos para fazer pode ser bastante complicado – sobretudo quando não somos lá muito organizados.

A verdade é que o dia tem apenas 24 horas e, como tal, nunca iremos conseguir fazer mais do que isso. Por isso, se também ainda acredita que vai conseguir transformar 24 horas em 48, abstraia-se da ideia – é humanamente impossível.

Nem mesmo se tivéssemos todo o tempo do mundo, seriamos capazes de fazer tudo o que temos para fazer, responder a todos os pedidos, concluir todas as tarefas no trabalho e em casa, comparecer em todos os locais ou ter tempo para lidar com todas as expectativas até.

Contudo, a boa notícia é que existem algumas dicas e truques que nos ajudam a ter tempo para tudo de forma organizada e saudável – sem que entremos numa bolha de stress.

Como ter tempo para tudo: 6 truques e dicas essenciais

São vários os momentos no nosso dia-a-dia em que sentimos que estamos constantemente ocupados, não é verdade? Seja com tarefas do trabalho ou de casa, ir buscar os filhos à escola e às atividades, praticar exercício físico, limpar a casa ou até ir jantar com os amigos.

Saber como ter tempo para tudo é o que todos nós queremos e precisamos de saber, principalmente quando vivemos a um ritmo muito acelerado. E acima de tudo, mais do que uma questão de ter tempo, trata-se da melhor forma como o podemos utilizar.

Ou seja, falamos de diminuir o gasto de horas diárias com aquelas tarefas que não têm importância e otimizar as tarefas do dia a dia para que lhe sobre tempo para os seus momentos.

Com o intuito de ajudar nesta tarefa, reunimos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua gestão do tempo.

1.

Fazer listas com as tarefas por ordem de relevância

Quer saber como ter tempo para tudo? Comece por criar pequenas listas diárias com todas as tarefas que tem que fazer. Além disto, deve ordená-las por ordem de relevância/prioridade.

Esta é uma forma bastante simples para conseguir visualizar a organização do seu dia de maneira a que consiga ser produtivo e realista. Pode optar por elaborar as suas listas num caderno ou numa agenda – tudo depende do método que resultar melhor para si.

Mas atenção: é extremamente importante que seja realista e que cumpra aquilo que impôs para o seu dia. Dedique-se e organize-se para que mais tarde não se sinta frustrado ou desapontado.

2.

Planeie tudo na noite anterior

Assim que identificamos as nossas prioridades, devemos começar a planear o dia seguinte. E nada melhor do que o fazer na noite anterior, quando estivermos completamente relaxados no conforto do nosso quarto, por exemplo.

Por exemplo: se pretende começar o dia com exercício físico, pode deixar todo o processo mais simples, colocando as roupas preparadas ao lado da cama. Por outro lado, se vai ter uma reunião extremamente importante, deixe a roupa preparada antes de dormir para evitar atrasos.

3.

Elimine todas as distrações

Ter tempo para tudo aquilo que é mais importante no nosso quotidiano, também passa para sabermos eliminar o que poderá ser uma distração para nós.

Ou seja, se o telemóvel é algo que o distrai constantemente e o impede de concretizar algumas tarefas no trabalho e em casa, deve impor momentos de uso diários. Por exemplo: 10 minutos antes de entrar no trabalho, 5 minutos a meio da manhã, 15 minutos à hora de almoço e 20 minutos depois do jantar.

4.

Automatize tudo aquilo que for possível

Sabe aquelas tarefas rotineiras? É precisamente nelas que nos queremos focar quando falamos em automatização. Para além de ser uma forma de evitar gastar tempo com elas, é também uma maneira de garantir que não se vai esquecer de nada.

O débito automático, por exemplo, é um excelente exemplo para poupar tempo e preocupações. Por outro lado, a simples permissão no banco para autorizar alguns serviços online pode facilitar-lhe bastante a vida.

5.

Cozinhe em quantidade

Se não gosta de perder muito tempo na cozinha e ao longo da semana até acaba por nem se alimentar muito bem para não perder tempo a cozinhar, a dica passa por reservar uma noite para o fazer em quantidade.

Por exemplo: se prefere tratar da comida para a semana à segunda-feira à noite, prepare já 4 ou 5 refeições para a sua semana. Desta forma estará não só a economizar tempo, como ainda estará a garantir uma correta alimentação.

6.

Utilize a técnica dos 2 minutos

A tarefa vai demorar 2 minutos ou menos para ser terminada? Então não pense duas vezes e faça-a já. Esta técnica permite-lhe gastar muito menos tempo do que gastaria se tivesse anotado a tarefa numa lista para não esquecer, por exemplo.

No fundo, ter tempo para tudo depende unicamente da forma como organiza o seu dia-a-dia e das estratégias implementadas. Priorizar aquilo que tem para fazer é a chave para conseguir chegar ao fim do dia e sentir que realizou tudo o que era realmente importante.

E lembre-se: somos humanos e, por isso mesmo, há dias em que temos de saber aceitar que não nos sentimos capazes para concretizarmos tudo aquilo que tínhamos em mente. Nesses casos, resta-nos aceitar e pensar positivamente no dia seguinte.

Veja também

Artigos Relacionados