Por várias razões o seu cão pode ficar com febre, mas, ao contrário das pessoas, os animais não se manifestam e, por isso, é importante estar atento ao seu comportamento e linguagem gestual, para decifrar se algo de errado se passa. Aprenda como saber se o cão tem febre, de forma a reconhecer estes sinais precocemente.
Como saber se o cão tem febre? Causas de temperatura elevada em cães
Os cães, tal como as pessoas, também ficam doentes e podem ficar com febre. A febre nos cães, carateriza-se pelo aumento de temperatura corporal superior a 39,5ºC, sendo que a sua temperatura normal é entre 38 a 39ºC, com variações entre 0,5ºC.
O aumento da temperatura nos cães pode ser devido a febre ou hipertermia, sendo que no primeiro caso a temperatura sobe em resposta do organismo a uma agressão, infeção, alguns tumores (linfomas), inflamação, intoxicações. Já no caso da hipertermia a temperatura corporal sobe devido ao aumento da temperatura ambiente, como no caso de golpes de calor.
Como saber se o cão tem febre medindo a temperatura?
A melhor forma de confirmar se existe ou não um aumento de temperatura corporal, é medindo-a, com o auxílio de um termómetro, tal como se faz nas pessoas.
Para medir a temperatura ao seu cão necessita de um termómetro digital, de preferência com uma ponta flexível, com vaselina. Deve introduzir o termómetro no ânus do cão e rodá-lo ligeiramente, para que toque no animal e não nas suas fezes.
Se não tem prática ou nunca mediu a temperatura do seu cão, não o faça, pois pode magoá-lo. Peça ao seu médico veterinário para que o ensine a fazer a medição de temperatura e faça-o apenas quando se sentir seguro.
Como saber se o cão tem febre? 7 sintomas
Se quer saber se o cão está com febre deve estar atento aos seguintes sintomas:
1. Tremores
Também acontece nas pessoas quando têm a temperatura alta, os cães podem ter tremores. O que acontece quando há febre é que a parte do cérebro que tem a função de regular a temperatura do organismo fica desregulada.
Em situação normal, quando o ambiente exterior está frio o organismo reage para se aquecer, através de tremores, e quando o ambiente está quente o organismo reage para baixar a sua temperatura corporal, através da transpiração, arfar, entre outros.
Quando ocorre febre, mesmo com a temperatura aumentada, o organismo reage no sentido de subir ainda mais a temperatura, provocando estes sinais.
2. Anorexia
Cães com febre geralmente não comem, ou diminuem o seu apetite, portanto a anorexia (deixar de comer) pode ser um sinal de temperatura elevada. No entanto, existem outros motivos que podem levar o seu cão a deixar de comer, como dor em alguma parte do corpo, inflamação ou feridas na boca, constipação, entre outros.
Se o seu cão deixar de comer, é importante levá-lo ao médico veterinário, para que seja avaliado.
3. Polidipsia
Quando os cães têm febre é comum que instintivamente bebam mais água, pois acabam por ficar um pouco desidratados. A polidipsia (aumento de ingestão de água) pode ser devido a vários fatores, como algumas doenças ou, simplesmente, depois de exercício vigoroso ou em calor intenso.
4. Sonolência
Quando o cão está com febre é normal que o tutor note que dorme mais e passa mais tempo deitado. Tal como as pessoas quando estão doentes, é normal que os cães com febre estejam desconfortáveis e não se queiram mexer tanto.
5. Apatia
Os tutores muitas vezes referem que o seu cão está mais “tristonho”, e chega a ser motivo de preocupação, por acharem que se trata de uma alteração emotiva e comportamental. No entanto, o cão estar mais triste pode significar que está doente com febre.
Assim, se nota que o seu cão ultimamente está mais triste deve levá-lo a uma consulta para fazer um check-up e verificar se está tudo bem a nível de saúde.
6. Extremidades quentes
Quando o cão tem febre, pode notar que o cão está mais quente do que o normal, principalmente nas zonas glabras (sem pelo) e nas extremidades. No entanto, note que a temperatura corporal dos cães é sempre superior à das pessoas, pelo que, apenas pelo toque, o cão pode parecer mais quente.
Em caso de dúvida, o melhor será medir a temperatura retal com um termómetro adequado.
7. Convulsões
Em casos de temperatura muito alta é possível que o cão tenha convulsões. As convulsões podem surgir como sintoma em várias patologias.
As convulsões, independentemente da causa, devem ser tratadas como uma emergência, portanto se o seu cão convulsionar deve ligar de imediato com o médico veterinário enquanto se desloca para a clínica ou hospital mais próximo.