Com a chegada de um bebé, a vida de um casal é sujeita a várias mudanças. A rotina de cuidados do bebé e as poucas horas de sono preenchem o dia e fazem com que o casal deixe de ter tempo para a sua intimidade. Mas, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal e é preciso voltar a investir na intimidade sexual.
Os médicos recomendam um intervalo de 4 a 6 semanas de abstinência para que o aparelho reprodutor feminino se restabeleça. No entanto, a diminuição ou perda do apetite sexual pode perdurar durante mais tempo.
Existem estudos que demonstram que pode demorar até 1 ano para que o desejo sexual, o prazer e a frequência das relações sexuais retornem.
No entanto, é preciso trabalhar a relação para que a chama se mantenha acesa. As coisas não vão voltar ao que eram milagrosamente. Para além da penetração, há outras formas de dar e receber prazer sexual.
Como manter a chama acesa?
1. Cuide do seu corpo
Com o nascimento do bebé e a rotina em casa é comum que se deixe relaxar e ponha a sua aparência de lado. Mas isso não quer dizer que tenha que andar despenteada e com o pijama todo o dia.
É importante que cuide da sua aparência e que se sinta bem com o seu corpo. Apesar de não poder vestir nenhuma lingerie sensual, há roupas bonitas e confortáveis que pode usar em casa. Isto vai melhorar a sua autoestima e, se se sentir bonita, o seu parceiro também irá reparar.
2. Pense positivo
Com a maternidade surgem imensas dúvidas. A nova mãe pergunta-se constantemente se está a cuidar bem do seu bebé e se está a ser boa mãe.
Não permita que a insegurança e pensamentos negativos se apoderem de si. Mentalize-se que está tudo a correr bem e aproveite a alegria de ser mãe e mulher em plenitude.
Sentir-se autorealizada é o melhor afrodisíaco que pode ter.
3. Arranje tempo para as coisas banais
Façam um jantar a dois ou vejam um filme bem enroscados no sofá. São situações que parecem banais, mas no entanto fortalecem a intimidade do casal e podem levar a caricias que, por sua vez, despertam a libido.
4. Não deixe o seu parceiro de lado
Ao envolver-se nos cuidados com o filho, o seu parceiro compreende melhor a doação total que a mãe tem pelo bebé. No entanto, o seu parceiro não deve ser deixado de lado.
Prepare um banho a dois, faça um carinho mais ousado e dê-lhe um beijo imprevisto para que ele não duvide do amor que tem por ele.
5. Fuja da área genital
O sexo não é só penetração. Fuja da área genital e invista mais em estímulos orais e masturbação.
Podem usar óleos aromáticos, velas e massagens para fazer com que a relação sexual se torne uma roda viva de sentidos.
6. Invista no sexo
Para grande parte dos casais, o sexo melhora depois do parto.
Assim que o seu médico permitir, trabalhem a penetração. Inicialmente o sexo deve ser delicado e gentil, pois é provável que esteja com pouca lubrificação vaginal. Isto pode tornar a penetração difícil e dolorosa.
Aposte em géis estimulantes e lubrificantes.
7. Não se esqueçam que são homem e mulher
Antes de serem pai e mãe, o casal é homem e mulher. Após o nascimento de um filho, é normal que os casais se foquem na sua nova condição e se esqueçam da sua relação.
Se for possível, o ideal é que o berço do bebé saia do quarto dos pais mal o bebé possa ficar sozinho. Com um bebé ao lado, a intimidade do casal torna-se mais difícil.
Aproveite todas as oportunidades que têm para namorar e investir na relação.
8. Dispense as visitas
Nos primeiros tempos há uma enchente de parentes, amigos e vizinhos a fazer visitas e dispostos a ajudar. No entanto, isto faz com que os casais percam a sua privacidade.
Agradeça a ajuda, mas coloque limites às visitas.
9. Prepare uma surpresa
Muitas vezes, o homem fica assustado com a responsabilidade de sustentar a família.
Se o seu parceiro está a trabalhar demais e esquece-se da intimidade sexual, diga-lhe para voltar para casa mais cedo e prepare-lhe uma surpresa. Um banho, um jantar e uma massagem pode ser o rastilho para uma boa noite de prazer.
10. Não tenha vergonha
Não tenha vergonha de dizer o que quer e a caricia que quer receber. Geralmente, os homens facilmente ficam excitados através das palavras.
Conversem sobre sexo e sobre as sensações que as carícias dele provocam em si.
11. Elogie o seu parceiro
Relembre o início da vossa relação, em que tudo era romance e em que ele era o centro das suas atenções. Lembre-lhe quais são as qualidades dele que a apaixonaram e expresse admiração por ele.
Nenhuma zona é mais erógena para o homem do que o seu ego.