Share the post "Como lidar com o stress durante o isolamento social? 9 dicas"
A situação de isolamento social é naturalmente indutora de stress para uma grande maioria de pessoas. A esta situação acresce a ansiedade e a insegurança relacionadas com a situação económica, de saúde física e mental e com as alterações na rotina familiar e o seu potencial de aumento de conflitos e desentendimentos. Através de algumas dicas e sugestões vamos tentar ajudar a responder à questão: como lidar com o stress durante o isolamento social?
Como lidar com o stress durante o isolamento social: encontrar a calma no meio do caos
Tem sentido dificuldades em manter a calma durante esta pandemia? Não se preocupe, não é caso único. As notícias acerca da doença por novo coronavírus (COVID-19) são constantes, as contagens do número de casos e falecimentos sucedem-se, as fronteiras de muitos países encerraram, as saudades de família e amigos crescem e as filas nas farmácias e supermercados parecem intermináveis. Perante este cenário, é difícil não sentir alguma ansiedade.
Assim sendo, sentir stress e ansiedade nas circunstâncias atuais é uma resposta normal e comum. Todavia, quando a ansiedade e o stress se tornam persistentes podem provocar consequências ao nível da saúde física e mental e dar origem a alguns sintomas, nomeadamente:
- Dores de cabeça
- Insónias
- Tensão muscular
- Desconformo estomacal
- Maior consumo de álcool e tabaco
- Maior ingestão alimentar
- Irritabilidade
- Humor deprimido (1)
É certo que este período de crise e isolamento social é temporário e que se todas as pessoas seguirem as recomendações difundidas pelas entidades de saúde, a vida poderá voltar aos poucos ao normal. No entanto, enquanto isso não acontece, é importante saber como lidar com o stress durante o isolamento social.
Como lidar com o stress durante o isolamento social? 9 dicas
Manter o contacto social
Importa manter os contactos sociais, com as pessoas em quem confia e que de alguma forma o podem ajudar a lidar com o stress e ansiedade. Devem ser mantidos os contactos com as pessoas com quem coabita, mas também com outros amigos e familiares, recorrendo ao email, ao telemóvel e às redes sociais.
Uma sugestão divertida para desfrutar de tempo de qualidade com as pessoas com quem coabita: tire os jogos de tabuleiro do armário e desfrutem de um belo momento de lazer (1, 2, 3).
Aceitar os sentimentos
Como lidar com o stress durante o isolamento social? Através da partilha de sentimentos com aqueles em quem confia e de quem mais gosta. Partilhe com amigos e familiares que se sente assustado, nervoso e preocupado.
Esta partilha pode ajudar a validar os seus sentimentos e, ao mesmo tempo, pode também estar a ajudar aqueles de quem mais gosta, permitindo que partilhem também as suas vulnerabilidades.
Pode também optar por escrever aquilo que sente. Fazê-lo, vai ajudar a processar as suas emoções e permitirá que fique com um registo do momento impar que vivemos (1, 3).
Evitar consumos abusivos
A situação de stress e isolamento social que vivemos pode ser propícia a um maior consumo de determinadas substâncias. Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções (1).
Manter um estilo de vida saudável
O isolamento social não pode, nem deve, ser desculpa para não manter um estilo de vida ativo e saudável. Mantenha uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, e pratique atividade física (1).
Filtrar a informação
O stress, preocupação e inquietação podem ser reduzidos através da limitação do tempo de exposição a notícias perturbadoras acerca do COVID-19. Faça por desenvolver uma visão crítica diante das informações que encontra e dê primazia àquelas que são disponibilizadas por instituições oficiais (1).
Dar o melhor, sem esperar o pior
Dê o seu melhor. Cumpra, na medida do que lhe for possível, as indicações difundidas pelas entidades de saúde. Mas não seja demasiado duro consigo mesmo se não for capaz de cumprir tudo escrupulosamente.
Esta realidade é nova. O uso de máscaras e luvas não fazia parte da rotina de diária da maioria das pessoas. A sua utilização pode gerar dúvidas, pode causar stress e a compreensão acerca da sua correta utilização pode demorar tempo. Não se culpabilize pelos seus erros.
Cultive pensamentos positivos e de futuro. Pense na forma como se vai sentir quando isto tudo terminar, na capacidade de adaptação que está a demonstrar e no tempo de qualidade que tem passado junto da família (3, 4).
Deixar de lado aquilo que não pode controlar
Invista os seus esforços naquilo que pode controlar. Identifique as ações que estão dentro do seu raio de intervenção e aceite que há coisas que não pode mudar, nem controlar.
Quando sentir a preocupação a tomar conta de si faça uma lista dessas preocupações e divida-as em duas colunas, aquelas que pode mudar e aquelas que estão fora do seu controlo (3).
Estar grato
O cenário de pandemia e isolamento social pode levar a que se foque em demasia em tudo o que é negativo. A gratidão é uma excelente forma de combater a negatividade e reduzir o stress. Para a colocar em prática experimente:
- Todos os dias, registar pelo menos três coisas pelas quais está grato
- No final de cada dia, refletir acerca dos pontos positivos do seu dia e traçar um plano animador para o dia seguinte (1, 4).
Dar prioridade a atividades prazerosas
Aproveite a situação de isolamento social para fazer aquilo de que mais gosta e mais prazer lhe dá. Ocupe o tempo livre de forma a fazer aquelas atividades e tarefas prazerosas para as quais nunca tem tempo.
Uma dica: faça uma lista onde constem essas atividades e fixe-a num local visível. Todos os dias, dedique tempo para realizar alguma dessas atividades (4).
Em suma
Sentir stress e ansiedade não faz de ninguém mais fraco ou inferior. Todos sentimos stress e ansiedade em diversos momentos da nossa vida e, em momentos de crise como o que estamos a atravessar, ainda mais.
Sentir stress e ansiedade não é motivo para vergonha, culpabilização ou autocrítica. Importa saber como lidar com o stress durante o isolamento social, de forma a saber gerir os sentidos de ansiedade expectáveis face à realidade atual.
Para além desta 9 dicas, confie nas suas capacidades para lidar com situações difíceis. Certamente esta não é a primeira situação complicada que enfrenta na vida. A que estratégias recorreu nas situações anteriores? Use-as ou adapte-as para enfrentar esta situação.
Por fim, se o stress, a preocupação e a inquietação forem excessivos e persistentes, se sente uma sobrecarga enorme e se está com dificuldades em funcionar e fazer a sua rotina diária, peça ajuda a um profissional de saúde mental.
- White, R. (2020). Manage the Stress of COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/culture-in-mind/202003/manage-the-stress-covid-19
- Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2020). COMO LIDAR COM O STRESSE DURANTE O SURTO DE COVID-19. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/como_lidar_com_o_stress_durante_o_surto_de_codvid19_3.pdf
- McBride, K. (2020). COVID-19 Stress: It’s OK to be Human. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/hk/blog/the-legacy-distorted-love/202004/covid-19-stress-it-s-ok-be-human
- Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2020). COVID-19 3 passos para lidar com a ansiedade. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_ansiedade_1.pdf