Batatas, alho e cebola são ingredientes indispensáveis não só na cozinha, mas também no âmbito de uma alimentação completa e equilibrada.
Botanicamente, cebolas e alho são bolbos enquanto que as batatas são tubérculos. Apesar de não serem alimentos muito perecíveis, é importante saber como guardar batata, alho e cebola corretamente, de modo a retardar a sua degradação e minimizar o desperdício alimentar.
Além do armazenamento adequado, importa referir que a minimização do desperdício destes alimentos, tal como muitos outros, começa no momento da compra. Deve garantir que compra produtos frescos, sem sinais de apodrecimento nem deterioração, sem odores desagradáveis e intensos e com a casca rija.
Como guardar batata corretamente?
Batata crua
Idealmente, a batata crua ainda com casca deve ser guardada num local fresco e seco, a uma temperatura que varie entre 6 e 10°C. Desta forma, o tempo de vida útil da batata pode prolongar-se por vários meses, sem desenvolver bolor na casca (um dos principais sinais de apodrecimento) ou outros sinais de deterioração.
Além disso, o armazenamento deste alimento na faixa de temperaturas indicadas permite preservar o seu teor em vitamina C (uma vitamina sensível ao calor), em 90%, por um período de 4 meses.
Adicionalmente, deve garantir que guarda a batata num local escuro sem exposição à luz solar. A exposição à luz faz com que a batata produza clorofila e a sua casca adquira uma cor esverdeada. Mais importante ainda, a exposição solar pode levar à produção de um composto tóxico denominado solanina (causa vómitos, náuseas e diarreias, entre outros), que dá um sabor azedo à batata e deve ser obrigatoriamente descartado.
Por outro lado, não deve guardar a batata no frigorífico visto que as baixas temperaturas promovem a transformação do amido em açúcares redutores, que, por sua vez, podem levar à formação de compostos com ação cancerígena, nomeadamente acrilamidas, quando as batatas são expostas a elevadas temperaturas (ex. fritas ou assadas).
Também não deve guardar as batatas cruas no congelador, visto que podem ficar acastanhadas devido à atividade enzimática, assim como formar cristais de congelação que rompem com a parede celular e destroem a estrutura da batata.
Por último, importa salientar que não deve guardar a batata crua junto de outras frutas e legumes que libertem etileno e possam acelerar o amadurecimento e deterioração da batata, nomeadamente tomates, cebolas e bananas.
Batata cozinhada
Após cozinhada, a batata deve ser armazenada no frigorífico por um período até 4 dias, embora com a exposição ao frio a batata comece a libertar água e a ficar mole e desfeita.
Pode também optar pela congelação, de modo a aumentar o seu tempo útil de conservação até 1 ano, embora, também neste caso, a batata perca grande parte das suas características organoléticas, em particular a sua textura.
Para ambas as opções, deve guardar a batata cozinhada num recipiente hermeticamente fechado, sem exposição ao ar que circula no frigorífico e congelador, para não promover a oxidação da batata.
Como guardar alho corretamente?
Alho cru
No caso do alho, quando guardado adequadamente, pode durar vários meses.
A melhor forma de armazenar o alho é mantendo o bolbo (“cabeça”) inteiro. Depois de aberto, o seu tempo de vida útil diminui consideravelmente.
A nível de temperatura, o alho cru deve ser armazenado à temperatura ambiente (15 a 18°C), em locais secos e escuros, idealmente em sacos de rede.
O alho cru pode também ser armazenado no frigorífico, na parte mais fresca. No entanto, neste caso, começa a ganhar bolor mais rapidamente e tem apenas alguns dias de vida útil.
Caso pretenda que o alho dure mais tempo, pode também congelá-lo, num recipiente fechado. No entanto, neste caso, o sabor altera-se passado cerca de 1 mês devido à ação dos cristais de congelação.
Alho cozinhado
No caso de cozinhar o alho, deve armazenar no frigorífico ou no congelador, sendo que, neste caso, o seu tempo de vida útil torna-se muito superior (mais de uma semana no frigorífico e indefinidamente no congelado).
Como guardar Cebola corretamente?
Cebola inteira
A cebola quando inteira e ainda com casca, não deve ser armazenada no frigorífico, mas sim num local fresco (entre 4 e 10°C), seco, bem ventilado e escuro (sem exposição à luz solar), como é o caso de uma cave ou garagem ou armário.
De facto, como este alimento tem uma grande capacidade de absorver humidade, perante humidade altas, como no frigorífico, a cebola começa a apodrecer e ganhar microrganismos, o que diminui consideravelmente o seu tempo útil de vida.
Além destes cuidados, evite guardar as cebolas em sacos de plástico, pois podem ganhar fungos devido à falta de ventilação.
Cebola inteira descascada
Após ser descascada, a cebola inteira deve ser armazenada no frigorífico para futuras utilizações, de modo a prevenir a contaminação bacteriana.
Neste caso, deve guardar a cebola numa caixa hermética fechada e numa temperatura inferior a 4°C. Desta forma, a sua cebola pode durar até 14 dias sem se deteriorar.
Cebola picada ou cortada
A cebola cortada com casca ou picada também deve ser guardada no frigorífico por um período não superior a 10 dias.
Basta, para isso, envolver a cebola com película protetora ou mantê-la num recipiente hermeticamente fechado.
Para uma utilização da cebola a longo prazo, deve guardá-la no congelador por um período até 6 meses, nas mesmas condições que as mencionadas para o armazenamento no frigorífico.
Cebola cozinhada
A cebola cozinhada, à semelhança das alternativas anteriores, também deve ser guardada no frigorífico, mas por um período de apenas 5 dias.
Neste caso, também deve colocá-las num recipiente hermético ou num saco fechado pouco tempo após a confeção, de modo a evitar a contaminação bacteriana que pode ocorre se a cebola for deixada à temperatura ambiente durante longos períodos.
Como alternativa, as cebolas cozinhadas podem ser armazenadas no congelador por um período de 3 meses.