Livre de glúten, de sal e de gordura trans e ainda com um efeito saciante, a tapioca tem vindo a conquistar terreno nas rotinas alimentares como sendo um bom substituto do pão.
Mas como fazer tapioca é a questão que ainda se impõe para muitas pessoas. Como fazer a massa e como escolher entre as possibilidades de recheio quase infinitas?
COMO FAZER TAPIOCA?
Típica do norte e nordeste brasileiro, a tapioca exige algum cuidado no consumo pelo elevado valor calórico: são 254 calorias por apenas 100 gramas. Consumir uma tapioca em apenas uma ou duas das refeições diárias é o ideal para não ultrapassar as doses recomendadas.
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Só precisa de escolher as refeições em que a quer consumir e adequar o recheio à situação – um recheio saudável, claro, que não acrescente muitas calorias.
COM GOMA DE MANDIOCA HIDRATADA
Se a experiência de como fazer tapioca ainda não é muita, o melhor é optar por comprar goma de mandioca já hidratada. Isto porque não precisa de fazer a massa nem de peneirar até alcançar a consistência ideal e o processo é muito mais rápido e simples.
- Deixar aquecer uma frigideira antiaderente;
- Deitar a farinha cobrindo toda a superfície sem deixar que a camada seja demasiado fina para que não se parta (pode optar por peneirar diretamente para a frigideira até cobrir ou ir deitando colheres de sopa depois de peneirada);
- Aguardar até as bordas começarem a descolar naturalmente (são cerca de dois ou três minutos) e virar;
- Deixar apenas uns segundos para não ficar seca e voltar a virar;
- Rechear.
COM POLVILHO DOCE
Mas encontrar a goma de mandioca já hidratada nem sempre é fácil por isso há alternativas de como fazer tapioca além da mais simples. Recorrer ao polvilho doce é uma delas já que é fácil de encontrar por ser usado para outras receitas além da tapioca.
Mas aqui não basta peneirar para a frigideira, é antes necessário criar a massa até ela alcançar a consistência certa.
Para fazer uma tapioca, precisa de misturar uma chávena de polvilho doce com cerca de dez colheres de sopa de água.
Se preferir, e de forma a garantir que a consistência correta é alcançada, pode ir adicionando água aos poucos em vez de toda ao mesmo tempo.
- Misturar bem o polvilho doce com a água (pode e deve mesmo amassar com as mãos);
- Deixar repousar cerca de 15 minutos para que fique bem hidratado;
- Peneirar de forma a desfazer todos os grãos que ainda existirem;
- Deitar numa frigideira antiaderente previamente aquecida e a partir daqui proceder como na situação anterior.
COMO RECHEAR?
As possibilidades de rechear uma tapioca não têm um fim, mas deixamos-lhe algumas sugestões saudáveis para as diversas alturas do dia.
- Abacate
- Banana e manteiga de amendoim
- Maçã e canela
- Frutos vermelhos e mel
- Peito de peru com queijo fresco e rúcula
- Salmão, requeijão e salada
- Ovos mexidos e queijo fresco