O sushi tem milhões de adeptos em todo o mundo. Falamos de um dos pratos mais conhecidos da cozinha tradicional japonesa e que (por mais incrível que pareça) é relativamente fácil de fazer em casa.
Além de um conjunto de utensílios específicos, vai precisar de alguma habilidade, mas isso com alguma prática conquista-se.
Mesmo que as primeiras peças não saiam tão “perfeitas”, com o tempo vai ver que vai melhorar. Se sempre quis experimentar fazer este prato em casa, chegou a hora. Saiba como fazer sushi, passo a passo.
Antes de mais precisa mesmo de comprar os ingredientes e os utensílios para fazer o sushi. Os utensílios são fáceis de encontrar nas grandes superfícies comerciais ou em lojas online.
O que precisa ter para fazer sushi em casa?
Existem alguns kits que já trazem o material necessário para preparar sushi em casa, como é o caso da:
- Esteira de bambu (ou Makisu, como é denominada) para enrolar o sushi
- Folhas de alga (ou folhas de nori)
- Pauzinhos de madeira (por exemplo) para ajudar a comer
Durante a confeção do sushi, deve assegurar-se que tem também consigo:
- Uma taça com água
- Algumas rodelas de limão
- Um pano molhado (vão ser-lhe muito úteis na montagem dos rolos)
- Uma faca de aço de boa qualidade
Como ingredientes principais para as peças de sushi vai precisar ter na sua cozinha:
- Arroz japonês (nihon mai)
- Vinagre de arroz japonês
- Sal
- Açúcar
- Salmão
- Legumes, vegetais ou frutas (ex: pepino, pickles, curgete, manga verde ou abacate)
Como fazer Sushi passo a passo
1. O arroz
Sim, o primeiro passo é mesmo o arroz ou não fosse ele um dos alimentos mais importantes da cozinha nipónica e uma das estrelas no sushi.
– Modo de preparação –
- Deve começar por lavar bem o arroz japonês até que a água saia limpa, deixando escorrer durante uns 20 minutos (para garantir que toda a água foi absorvida pelos bagos de arroz).
- Depois, basta levar o arroz ao lume, com água, até levantar fervura (em lume brando), mantendo sempre a panela tapada.
- Quando ferver, diminuir o lume e deixar cozer durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, desligar e deixar o arroz repousar.
- Para temperar posteriormente o arroz vai necessitar do vinagre de arroz japonês, o sal e o açúcar. Para isso basta dissolver o sal e o açúcar no vinagre e misturar depois no arroz quando este estiver frio. Há ainda quem opte por levar ao lume (brando) o vinagre, para dissolver o sal e o açúcar. Se optar por este método deve ter cuidado para não deixar ferver e permitir que a mistura apure os sabores antes de a acrescentar ao arroz.
2. Preparação dos restantes ingredientes
Enquanto o arroz repousa é tempo para preparar o peixe e os restantes ingredientes (legumes, vegetais ou frutas) que escolheu para o seu sushi.
Esta é mesmo a melhor parte de fazer sushi em casa, já que pode escolher ingredientes de boa qualidade e também os que mais lhe agradam. Por norma, o peixe mais utilizado é o salmão, que além de saboroso é também o que apresenta menos riscos para a saúde.
– Modo de preparação –
- Em primeiro lugar deve tratar de remover as espinhas e cortar o peixe em tiras finas.
- Quanto aos restantes ingredientes, como por exemplo o pepino, pickles, manga verde, abacate ou curgete (ou os que forem da sua preferência), deve descascá-los e prepará-los para os adicionar às peças que vai montar em seguida.
3. A montagem do sushi
– Modo de preparação –
- Deve colocar a esteira de bambu na bancada e sobre ela uma alga (cortada) estendida.
- Depois, colocar uma camada de arroz, bem espalhada, sobre a alga (o arroz deve cobrir toda a porção de alga). Para evitar que o arroz se cole nas suas mãos, deve usar a taça com água e as rodelas de limão e a toalha (que referimos anteriormente) para molhar e limpar as suas mãos.
- E se já tem a alga e o arroz agora só falta o peixe e os restantes ingredientes. No meio da alga, deve dispor os restantes ingredientes (primeiro o peixe e sobre ele os restantes).
- Humedecer novamente as mãos e começar a enrolar a esteira a partir de um dos extremos da alga. Enquanto enrola, deve certificar-se que pressiona a esteira no centro, deslizando depois as mãos para as extremidades, para que o rolo ganhe consistência e fique uniforme.
- Quando terminar de enrolar, deve humedecer as pontas das algas para “colar” o arroz à folha de alga. Para assegurar que o sushi não se desmonta, deve certificar-se que a abertura do rolo fica voltada para baixo.
- Retirar a esteira com cuidado e preparar para cortar o sushi em pequenos rolos.
- Antes de cortar, deve molhar a ponta da faca e fazer um fio de água correr pela lâmina. Isto vai fazer com que o arroz não se cole na faca. Deve repetir este processo sempre que for cortar o sushi.
Dica: Para não partir o sushi, deve cortar o rolo e não fazer força.
Está feito o seu sushi. Numa fase inicial pode até parecer-lhe muito complicado mas com a prática vai ver que é bastante simples e, depois, até vai ser capaz de criar alguns efeitos visuais nas suas peças de sushi.