Para fazer pães com sabor, aroma e textura perfeitos, é preciso de utilizar o fermento natural, à base de leveduras, ou seja, um fermento vivo, biológico. Ao ser adicionado à massa de pão, as leveduras e bactérias presentes neste fermento vão processar o amido da farinha lentamente, de modo a produzir os gases necessários para fazer o pão crescer e o álcool que faz o pão ter aquele sabor divinal.
Para saber como fazer fermento caseiro para pão, selecionamos e receitas para si. Depois de ter o fermento pronto, pode alimentá-lo com frequência e tê-lo vivo no frigorífico por muitos anos. Veja algumas receitas para os seus pães caseiros ficarem, simplesmente, espetaculares.
Como fazer fermento caseiro para pão: 3 receitas
1. fermento caseiro com 3 farinhas
Tipo:receitas saudáveis.
Ingredientes
- 680 g de farinha de trigo orgânica
- 450 g de farinha de trigo integral
- 225 g de farinha de centeio integral
- 375 ml de água à temperatura ambiente + 125 ml de água, diariamente, por 4 dias
Modo de preparação
- Misturar, num saco, as três farinhas.
- Num frasco de vidro limpo, colocar uma chávena da mistura de farinhas e misturar os 375 ml de água.
- Tapar o frasco e deixar descansar por 3 dias, tendo o cuidado de mexer 1 vez ao dia.
- No quarto dia, adicionar ao preparado mais ½ chávena da mistura de farinhas e 125 ml de água. Tapar, mexer, e deixar por mais 3 dias, mexendo sempre 1 vez ao dia.
- Quando chegar ao dia 8, tirar 1 chávena do preparado e colocar noutro frasco de vidro. Agora, 2 vezes ao dia, adicionar a este novo fermento ¼ de chávena da mistura de farinhas com mais ¼ de chávena de água. Repetir esta operação durante 6 dias.
- Por fim, separar 1 chávena deste fermento já alimentado por 6 dias, e descartar o restante. A esta chávena que separou, continuar a alimentar da mesma forma, no frasco de vidro, e já pode utilizar nas receitas de pão.
- Manter o fermento num frasco de vidro com tampa no frigorífico. O fermento pode viver por dezenas de anos se o alimentar adequadamente.
- Alimentar o fermento 8 a 12 horas antes de preparar o levedo para o pão.
Tempo de preparação:15 dias
2. fermento caseiro com sumo de abacaxi e farinha integral
Tipo:Receitas saudáveis
Ingredientes
- 50 g de farinha de trigo integral, para começar
- 60 ml de sumo de abacaxi coado, para começar
Modo de preparação
- Numa taça pequena, de vidro ou de porcelana, misturar com cuidado os dois ingredientes, até obter uma mistura homogénea.
- Colocar um pano limpo ou película aderente sobre o recipiente e colocar num local seco e escuro por 48 horas.
- Passadas as 48 horas, alimentar o fermento com mais 30 g de farinha e 20 ml de sumo de abacaxi. Misturar delicadamente.
- Cobrir outra vez e deixar mais 24 horas.
- Passadas as 24 horas, verificar o fermento e mexer um pouco com uma colher. Cobrir e deixar mais 24 horas, sem alimentar.
- Já se passaram 96 horas. Agora, alimentar o fermento com 1/3 de chávena de farinha e 30 ml de água filtrada. Misturar, tapar e deixar mais 24 horas.
- Passadas as 24 horas, pôr fora metade do preparado fermentado para renovar a fermentação.
- De seguida, transferir a metade restante para outra taça maior. Alimentar com ½ chávena de trigo e 2 colheres de sopa de água. Mexer bem, lentamente e usar as mãos para formar uma bola.
- Colocar esta bola num outro recipiente mais pequeno, como estava no princípio. Cobrir com película aderente e aguardar mais 24 horas.
- Passadas as 24 horas, transferir 100 g do preparado para uma tigela maior, misturar 200 ml de água e 300 g de farinha. Mexer muito bem com uma colher e depois com as mãos, tal como se faz com a massa de pão.
- Depois, cobrir este recipiente com película aderente e deixar crescer por 8 horas.
- Passadas as 8 horas, colocar o fermento num frasco de vidro com tampa e deixar no frigorífico.
- Alimentar o fermento pelo menos 1 vez por semana, mesmo quando não fizer pão, para manter o fermento vivo. Alimentar com 2 partes de água e 3 partes de farinha para cada parte de fermento.
- Antes de utilizar numa receita, alimentar um pouco do fermento e aguardar de 4 a 8 horas para ativá-lo, fora do frio. Só depois poderá utilizá-lo na receita. O restante, guardar outra vez no frio.
Tempo de preparação:6 dias
3. fermento natural com farinha e água
Tipo:Receitas saudáveis
Ingredientes
- 20 g de farinha de trigo integral ou de centeio
- 2 colheres de sopa de água
Modo de preparação
- Numa taça de vidro, colocar 2 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de farinha (20 g) e misturar por cerca de 5 minutos, lentamente.
- Cobrir a taça com um pano limpo e deixar descansar por 24 horas num ambiente seco e escuro, ao abrigo do sol.
- Depois, colocar mais 2 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de farinha e misturar bem. Cobrir com o mesmo pano e deixar por mais 24 horas.
- Repetir o mesmo processo por 4 a 6 dias, tal como feito nas receitas anteriores, acrescentando as mesmas quantidades de água e farinha ao fermento a cada dia.
- Vão começar a aparecer bolhas na mistura. Quando isso acontecer, fechar o recipiente com uma tampa e colocar o fermento no frigorífico.
- Na altura de o utilizar, vale a mesma dica da receita anterior.
- Para manter o fermento vivo, é necessário acrescentar água e farinha com uma certa frequência, mas não precisa de ser todos os dias: o fermento fica vivo até 10 dias no frio sem ser alimentado.
- Para fazer pão, não utilizar fermento que não foi alimentado há mais de um dia, pois pode estar muito ácido.
- Antes de o utilizar, alimentar o fermento e deixá-lo fora do frio por algumas horas.
Tempo de preparação:8 dias
As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Delight Dulce, Panelinha e Tudo Gostoso, respetivamente.