Porquê que todos deveríamos render-nos aos burpees? Bem, conhece mais algum exercício que combine agachamentos, prancha e saltos de forma intensa e explosiva?
Pois… Este é um exercício que trabalha todo o corpo sem necessitar de recorrer a qualquer equipamento, assegurando-lhe os resultados de tonificação e perda de peso que tanto almeja.
No entanto, tal como em qualquer outro exercício, a única forma de assegurar resultados rápidos e eficazes é executá-lo de forma absolutamente correta.
Assim, para ter a certeza que realmente obtém o máximo possível deste exercício dinâmico e incomparável, de seguida mostramos-lhe como é que se fazem burpees de forma correta, apresentando ainda alguns factos sobre os mesmos. Desfrute!
Passos a seguir para executar burpees corretamente
– Execução –
- Coloque-se de pé, com os pés alinhados pela largura dos ombros, braços caídos ao lado do corpo e peso apoiado nos calcanhares;
- Empurrando a anca para trás, dobre os joelhos e baixe o corpo como se fosse fazer um agachamento;
- Coloque as mãos no chão diretamente à sua frente e alinhadas com os pés, transferindo o peso para as mesmas;
- Atire as pernas para trás, de forma a cair sobre as almofadas dos pés, na posição de prancha;
- Atenção: o seu corpo deve formar uma linha reta, da cabeça aos calcanhares (se as costas descaírem ou espetar o rabo para o ar, não vai estar a trabalhar eficazmente os abdominais);
- Com um novo salto, traga os pés de volta à posição original de agachamento;
- Estique os braços e salte para cima de forma explosiva;
- Aterre e volte à posição de agachamento para iniciar a segunda repetição.
Dicas: comece por tentar fazer 10 burpees seguidos. Quando sentir que já está a dominar o exercício, veja quantos consegue fazer durante um minuto.
Benefícios dos burpees
Os burpees ajudam a transformar o seu corpo no mais perfeito equipamento desportivo, treinando praticamente todos os grupos musculares – ex.: peito, abdominais e pernas. Estes exercícios são tão completos que asseguram a queima de imensas calorias em pouco tempo, sendo extremamente eficazes para quem procura perder peso.
São ainda responsáveis por estimular a força e resistência que o vão auxiliar na sua rotina diária, bem como em consequentes treinos físicos.
Variações dos burpees
Se se cansar rapidamente de um só tipo de exercício e quiser variar, ou se considerar que esta versão é demasiado fácil ou difícil para si, também não há problema: os burpees são extremamente versáteis e adaptáveis a qualquer que seja a sua condição física. Por exemplo:
- Para tornar o exercício mais fácil: quando tiver de se colocar em prancha ou de regressar ao agachamento, em vez de saltar, “caminhe” até atingir a posição desejada;
- Para tornar o exercício mais difícil: à sua prancha acrescente uma flexão, antes de regressar à posição de agachamento, Quando saltar para o ar, encolha as pernas.
Claramente que os burpees são exercícios a que não podemos nem devemos mesmo escapar! E agora que já sabe como os executar corretamente, é só começar a integrá-los na sua rotina de fitness para poder comprovar os resultados inevitáveis.
Antes disso, recorde-se apenas de consultar um especialista médico, para se assegurar de que não existem quaisquer contraindicações para si.
Boa sorte e bons treinos!