Falar de gastronomia portuguesa sem mencionar (nem que seja ao de leve) os enchidos é quase impossível. São tantos e tão saborosos que poucos são os que lhes resistem. Difícil mesmo será escolher, tamanha é variedade. Do paio ao salpicão, passando pelo chouriço, linguiça, morcela, farinheira ou a alheira, são inúmeras as opções cujo o sabor varia de região para região.
E ainda que todas estas iguarias sejam fáceis de encontrar no mercado, há quem goste de se aventurar a fazê-las em casa. Se é o seu caso e quer aprender como fazer alheiras caseiras, continue a ler porque vamos dizer-lhe como as pode preparar.
Como fazer alheiras caseiras: passo-a-passo
Receitas há muitas e variações também, mas se quer saber como fazer alheiras caseiras, o melhor mesmo é seguir a tradição. Ora a tradição diz que a receita originária era feita à base de carnes brancas
Aprender como fazer alheiras caseiras: a receita tradicional
Se quer aprender como fazer alheiras caseiras, nada como seguir a tradição. E, como tal, aqui fica a receita mais tradicional, à base de carnes brancas.
– Ingredientes –
- 1 galinha partida aos pedaços
- 3 pernas de perú partidas aos pedaços
- 2 punhados de sal
- 2 dentes de alho + 2 ½ cabeças de alhos
- Louro q.b. (cerca de 10 folhas)
- 2 molhinhos de salsa
- Tripas de vaca para alheiras q.b.
- 1 copo de aguardente
- 1 copo de vinagre
- 2 pães grandes (de preferência, caseiros e já com 2 ou 3 dias)
- ½ l de azeite
- 5 c. de sopa (bem cheias) de colorau
– Modo de preparação –
- Numa panela de pressão coza as carnes com bastante água (deve cobrir bem as carnes). Deixe cozinhar até a carne ficar bem cozida (até que os ossos se soltem da carne sem esforço). Na panela, juntamente com as carnes, coloque o sal, dois dentes grandes de alho, um dos molhos de salsa e o louro.
- Entretanto, prepare as tripas. Deve pô-las de molho com água a ferver, metade do vinagre e metade da aguardente e deixar de molho alguns minutos. Mude a água e repita o processo, com o resto da aguardente e do vinagre. Depois deve passá-las bem por água.
- Quando as carnes estiverem cozinhadas, retire-as das panelas e deixe arrefecer. Reserve as carnes e coe o caldo.
- Enquanto isso, corte o pão em fatias finas (daí que seja aconselhável usar pão já com alguns dias). Reserve.
- Depois prepare as tripas. Corte pedaços com cerca de dois palmo. Pegue numa das pontas e enfie o interior, de forma a criar uma espécie de bolsa. Coloque a ponta debaixo de água a correr e deixe que o fluxo de água vire a tripa. Repita as lavagens com água a ferver. Escorra-as e ate uma das pontas com fio.
- Quando as carnes estiverem frias desfie em pedaços bem pequenos.
- Pique o ramo de salsa restante. Descasque também as duas cabeças e meia de alhos. Reserve.
- Aqueça o caldo das carnes (bem quente, mas sem ferver).
- Depois triture os alhos juntamente com um pouco do caldo e reserve.
- Deite o caldo quente sobre as fatias de pão e mexa com uma colher de pau grande. Depois tape tudo com um pano durante alguns minutos.
- Entretanto aqueça as carnes, num pouco de caldo ou água quente.
- Aqueça o azeite.
- Junte o alho ao pão embebido e mexa bem. Depois junte também o colorau.
- Adicione a carne desfiada e junte 2/3 do azeite quente. Mexa bem (deve ficar uma espécie de papa, sem bocados de pão).
- Por fim, só falta encher as alheiras. Coloque a enchedeira (é uma espécie de funil próprio para fazer enchidos) numa das pontas da tripa e comece a encher com a massa das alheiras.
- Aperte bem a massa das alheiras, de forma a não ficarem com bolsas de ar. Deve ir picando a tripa para que o ar saia. Ate a outra ponta da tripa e já está. Agora é só repetir o processo até finalizar a massa. Se enquanto estiver a encher as alheiras a massa começar a ficar fria, aqueça o restante azeite e junte à mistura.
- No fim das alheiras estarem cheias, passe-as por água e pendure para defumar durante alguns dias.
> A receita é do blog Mãos de Manteiga.