O seu bebé já tem 3 meses? É um bebé em pleno desenvolvimento, em plena descoberta do mundo que o rodeia. Vamos em conjunto descobrir como estimular um bebé de 3 meses!
O seu bebé já tem 3 meses!
Todos os bebés são diferentes, mas têm algumas características em comum entre si em cada fase de desenvolvimento. Com 3 meses é natural que o seu bebé durma entre 14 a 17 horas por dia e que passe já maiores períodos de tempo acordado, bem como é natural que as sestas sejam cada vez mais regulares.
Durante a noite, o padrão de sono pode começar a estabilizar, mas se tal não acontecer não se preocupe. Se o seu bebé ainda acorda algumas vezes durante a noite, tal não é motivo para alarme, mais cedo ou mais tarde irá começar a dormir melhor.
Ao nível do desenvolvimento motor, é provável que o seu bebé tenha já um maior controlo sobre os seus movimentos. Possivelmente já agarra alguns objetos, já levanta a cabeça e já começa a mostrar vontade de começar a rolar. Ao pegar nele ao colo, é possível que, por um período curto de tempo, aguente já a cabeça sozinho e que, quando deitado, dê já uns valentes chutos no ar. De forma geral, os movimentos do bebé tornam-se mais precisos e se lhe der um brinquedo para as mãos provavelmente já o segura por breves instantes.
É igualmente comum que o seu bebé se vá tornando cada vez mais sociável e que os sorrisos aumentem. O interesse pelo mundo aumenta e os passeios no exterior começam a ser cada vez mais apreciados.
Algumas das conquistas que o seu bebé pode alcançar aos 3 meses são:
- Fixar o olhar;
- Seguir com o olhar os objetos na horizontal e na vertical;
- Reconhecer os rostos familiares a pouca distância;
- Virar-se para se deitar de costas, quando está deitado de lado;
- Esticar as pernas e dar pontapés, quando está deitado de costas;
- Reagir ao som e à voz dos pais;
- Girar a cabeça na direção do som;
- Abrir e fechar as mãos;
- Descobrir as mãos e levá-las à boca;
- Girar sobre si mesmo;
- Controlar mais facilmente os músculos do pescoço;
- Rodar a cabeça para seguir um estímulo visual, embora esta ainda caía para os lados;
- Estender as pernas;
- Agarrar os objetos que lhe são colocados nas mãos, ainda que apenas por momentos;
- Seguir os adultos com os olhos, movendo a cabeça;
- Demonstrar anseio quando vê o peito da mãe ou o biberão;
- Olhar e brincar com as mãos;
- Cessar o choro sempre que ouve algum ruído;
- Vocalizar;
- Reagir entusiasticamente a sons familiares agradáveis;
- Relaxar quando ouve música;
- Demonstrar prazer quando lhe pegam ao colo ou falam para ele;
- Apreciar o banho e outras rotinas diárias.
Como estimular um bebé de 3 meses?
Importa realçar que cada bebé progride de acordo com o seu ritmo próprio, correspondendo aos estímulos que lhe são oferecidos. Assim sendo, importa saber como estimular um bebé de 3 meses. O processo de estimulação é diário e contínuo e estas são algumas das estratégias que pode utilizar:
1. Estimule o seu bebé a passar bastante tempo no chão. Estar deitado no chão, com a sua vigilância e acompanhamento, vai estimulá-lo a movimentar-se livremente, a descobrir as suas mãos e os pés, a treinar os movimentos de rotação e a brincar consigo.
2. Forneça ao bebé brinquedos adequados à sua idade. A brincadeira e os brinquedos são fonte de estimulação de excelência. Idealmente devem ter diferentes texturas, diferentes cores e diferentes sons.
3. Para além de fornecer brinquedos, esteja presente e brinque com o seu bebé. Não há melhores companheiros de brincadeira que os pais. Cante, fale com o bebé, faça caretas, ouçam música, entre outras atividades divertidas.
4. Celebre todas as conquistas do seu bebé! Agarrar um objeto é motivo de comemoração. Elogie o seu bebé e transmita-lhe a confiança necessária para continuar a progredir.
5. O bebé gosta do toque e das carícias. Acaricie-o e faça-lhe pequenas cócegas nas zonas mas sensíveis, como as palmas das mãos e o rosto. Ao mesmo tempo que estimula o tato vai potenciar a sensação de bem-estar do bebé.
Em suma…
Agora que descobriu todas estas estratégias acerca de como estimular um bebé de 3 meses, comece a pô-las em prática diariamente.
Desfrute de tempo de qualidade com o seu bebé e lembre-se que os marcos de desenvolvimento que abordamos e as atividades a implementar servem apenas como guia. Cada bebé é único e o desenvolvimento do seu bebé não é necessariamente igual ao dos outros bebés da mesma idade.