A oferta de mercado, por vezes, pode suscitar dúvidas de como escolher a melhor whey e também a mais adequada às suas necessidades.
As marcas são muitas e as vertentes também, tendo cada uma a sua função. Confuso não é? Nós ajudamos. Fique a saber melhor em que consiste a Whey e qual a mais adequeada para o seu caso.
O que é a Whey?
A whey é obtida a partir de soro de leite e é considerada proteína de alto valor biológico por conter na sua composição todos os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas. O seu consumo está associado à prática de exercício físico e ao aumento de massa muscular e pode ser consumida de diversas formas: em batidos, papas, no iogurte, em panquecas e bolos ou em sopas e outros preparados no caso de não ter sabor.
Por vezes, os suplementos com whey podem conter outro tipo de nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais. No mercado existem diversos combinados e opções, inclusive de sabor, que poderão ser uma mais-valia na hora de comprar mas que, ao mesmo tempo, possam deixar algumas dúvidas nomeadamente, como escolher a melhor whey de acordo com as suas necessidades.
Para promover a recuperação muscular, idealmente poderá ser utilizada no pós-treino, no entanto, consulte sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, nomeadamente em contexto de exercício físico e desporto.
A escolha deverá depender dos objetivos de cada um e deverão ser consideradas outras características fisiológicas, nomeadamente alergias. Pessoas com alergia à proteína do leite de vaca não deverão consumir whey. Existem também opções de proteína vegetal que, nestes casos, deverão ser consideradas. A dose também depende das características de cada indivíduo, no entanto, muitas marcas têm uma dose de referência e uma medida associada (1 scoop).
Como escolher a melhor Whey?
1. Whey concentrada
A whey concentrada caracteriza-se por ter uma digestão mais lenta e é mais concentrada por sofrer menos processos industriais.
Neste caso, a concentração de proteína varia entre os 30-80% e contém mais hidratos de carbono que as outras formas de whey. Tem, portanto, menor teor de proteína que as outras whey mas a mesma é considerada de grande qualidade por ter grande quantidade de aminoácidos essenciais.
- Indicação: Hipertrofia muscular.
- Quando tomar: Idealmente ao pequeno-almoço, pré ou pós treino, por vezes substituto de refeição.
Saiba mais sobre a proteína whey concentrada >>
2. Whey Isolada
No caso da whey isolada há uma separação da proteína da gordura e da lactose, aumentando o teor proteico para cerca dos 90%. É uma proteína completa por conter todos os aminoácidos essenciais e nas quantidades necessárias.
Tem uma quantidade superior de leucina, promotor da síntese e crescimento musculare de cisteína.
- Indicação: Pessoas com tolerância à lactose, tonificação muscular nomeadamente na fase de “cutting”, devido ao menor teor em hidratos de carbono.
- Quando tomar: Pós treino.
Saiba mais sobre a whey isolada >>
3. Whey Hidrolisada
Contém proteína na forma hidrolisada, isto é, mais digerida, favorecendo uma digestão mais fácil e mais rápida.
Devido ao processamento que tem, é uma forma de whey mais cara mas considerada vantajosa ao nível do sistema imunitário e com uma ação desintoxicante.
- Indicação: Hipertrofia muscular pós-treino (potencia o processo).
- Quando tomar: Logo após o treino.
Saiba mais sobre a whey hidrolisada >>
Veja também:
- A importância da proteína em atletas
- Proteína antes do treino: vantagens e melhores fontes!
- Proteína depois do treino? sim por favor!
- Benefícios da proteína: para atletas e não só!