Quando se trata de saber comoengravidar rápido (ou lento) há uma coisa muito importante que não pode descuidar: a saúde do homem é tão importante quanto a da mulher.
Posto isto, é essencial que o homem e a mulher comecem por consultar um médico para saber que alterações devem fazer na sua alimentação, que vitaminas devem tomar e qual a dose de exercício necessária para conseguir um bebé.
Se ao fim de alguns meses não conseguirem um positivo, vale a pena consultar o seu médico para avaliar se está tudo bem com a vossa fertilidade. Especialmente, se já passaram a barreira dos trinta e pretendem ter uma família numerosa.
6 Dicas para conseguir engravidar mais rápido
1. Consulte o seu médico
Antes de deixar o método contracetivo e começar as tentativas para engravidar, consulte o seu médico. Se pretende saber como engravidar rápido, este primeiro passo é imprescindível para garantir que o consegue e, principalmente, que terá uma gravidez saudável.
O seu médico saberá aconselhar quais as vitaminas mais adequadas para si e para o seu parceiro, quando pode iniciar as tentativas, que cuidados deve ter com a alimentação e quais os exercícios mais adequados, entre outros conselhos essenciais.
2. Tenha relações sexuais
É evidente mas vale a pena lembrar que convém ter relações sexuais com frequência, não há como engravidar rápido sem namorar muito. No entanto, se está a tentar engravidar, não é recomendado que tenha relações sexuais todos os dias. Se não sabe qando é o seu período fértil ou o seu ciclo é irregular, o ideal será ter relações três vezes por semana, todas as semanas.
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
3. Saiba quando ovula
A melhor forma para engravidar rápido é descobrir quando é que ovula. Conhecer o seu ciclo e o seu corpo é essencial para conseguir engravidar quando quer.
Para isso, importa determinar quando é o seu período fértil, ou seja, a janela de cerca de seis dias que compreende os dias que antecedem a ovulação, que deve ocorrer, mais ou menos, 14 dias depois da menstruação.
Os teste de ovulação à venda nas farmácias ou fóruns de mães e uma aplicação como a Clue ou a My Cycles ajuda a determinar o seu período fértil e a data da ovulação.
4. Fique deitada
Parece mito mas alguns médicos recomendam que fique deitada ,entre 10 a 15 minutos, depois da relação sexual para ajudar a manter os espermatozoides no caminho até ao óvulo. Ainda que sem provas científicas, algumas posições podem também facilitar e e sempre ajudam a variar e a animar a sua vida sexual.
► Se quer saber como engravidar rápido, espreite estas sugestões.
5. Alimente-se bem
Se está a tentar engravidar rápido, não pode mesmo descurar a sua alimentar. Não sabe o que comer? É simples: respeite as proporções apresentadas na roda dos alimentos e coma tudo o que lá está indicado. O que não está (enchidos, bolos, etc…) não coma ou reserve para dias muito especiais..
Para os homens, a dica são os alimentos ricos em zinco, como abacate, abóbora, banana, tomate, entre outros, que ajudam a melhorar a qualidade do esperma. No caso das mulheres, alimentos ricos em zinco, vitaminas do complexo B e E dão uma ajuda extra.
6. Faça exercício
O exercício é tão essencial à vida como beber água ou respirar, por isso, se a atividade física ainda não faz parte da sua vida, está na hora de mudar isso. Comece com caminhadas aceleradas, durante 30 a 60 minutos, todos os dias da semana e já vai no bom caminho para conseguir engravidar rápido.
Os cuidados com a alimentação e o exercício físico não só ajudam a engravidar rápido como reduzem os risco de complicações durante a gravidez ou o parto.