Na maioria das gestações, desenvolve-se apenas um embrião, porém, por vezes, a natureza faz a sua magia e sai uma gravidez múltipla.
Mas como engravidar de gémeos? Apesar dos muitos remédios caseiros que possa encontrar por essa internet fora, não é algo que, à partida possa controlar. Uma gravidez múltipla pode acontecer de duas formas: a mulher libertou dois óvulos num ciclo ou o mesmo óvulo dividiu-se em dois.
Como engravidar de gémeos: as soluções
Gravidez múltipla natural
Se a mulher tem gémeos na família, tem mais hipóteses de engravidar de forma natural, no entanto, se a herança genética é masculina, as hipóteses são mais reduzidas. Porém, a força da genética está relacionada apenas com os casos de gémeos dizigóticos, ou seja, de óvulos diferentes, logo não-idênticos.
Nestes casos existe a herança da mulher libertar dois óvulos no mesmo ciclo que podem ser fecundados por dois espermatozoides e gerar dois embriões distintos. Assim, uma mulher que tenha gémeos não-idênticos na família, seja do lado materno ou paterno, pode ter mais hipóteses de ter uma gravidez múltipla.
No caso e gémeos monozigóticos, ou seja, idênticos, tanto quanto se sabe, a herança genética não tem qualquer influência. Nestes casos, trata-se de um único óvulo que se divide em dois e resulta em dois embriões idênticos.
Gravidez múltipla assistida
Se for necessário recorrer a procriação medicamente assistida, como inseminação artificial intrauterina, fertilização in vitro ou fertilização in vitro com microinjecção intracitoplasmática há uma grande possibilidade de engravidar de gémeos. Isto deve-se ao facto da mulher, nestes casos, precisar tomar indutores de ovulação.
Ainda que os médicos prefiram que, por conta dos riscos, a mulher tenha uma gravidez normal, há sempre a possibilidade de engravidar de gémeos, uma vez que para aumentar a chances de sucesso, podem implantar mais de um embrião no útero da mulher ou aumentar a dose de hormonas para que se gerem mais folículos, logo, mais óvulos e mais hipóteses para os espermatozoides fecundarem.
Se o preferir, pode solicitar ao seu médico que ajuste a medicação para esse resultado.
Outras formas
As gravidezes múltiplas também podem ocorrer quando a mãe é ainda muito nova ou de idade igual ou superior a 35 anos, uma vez que, com o passar do tempo, o corpo tende a produzir mais hormonas que determinam a produção de óvulos.
Mulheres de raça negra têm mais hipóteses de ter gestação múltiplas, isto pode acontecer por causa da variação na concentração da hormona do folículo estimulante (FSH) – aliás, a Nigéria é o país onde há maior ocorrência.
Por fim, para si que procura saber como engravidar de gémeos, um alerta: nunca tome indutores de ovulação sem recomendação médica!