Share the post "Como cozinhar lentilhas: dicas e receitas saudáveis para as suas refeições"
Pertencente ao grupo das leguminosas, o mesmo que o feijão, grão ou ervilhas, as lentilhas assumem um papel cada vez mais preponderante na alimentação.
Começaram por se destacar como fonte proteica, de vitaminas e minerais em dietas vegetarianas, mas depressa ganharam destaque também nos padrões alimentares omnívoros.
Se pretende incluir este alimento na sua alimentação, importa conhecer a sua versatilidade e saber como cozinhar lentilhas, de modo a manter, o mais possível, as suas propriedades nutricionais e conferir sabor às suas preparações.
Lentilhas: composição nutricional e benefícios para a saúde
Nutriente / 100g | Lentilhas cru (1) |
Energia | 321 Kcal |
Lípidos | 0,7 g |
Dos quais saturados | 0,1 g |
Hidratos de Carbono | 47,6 g |
Dos quais açúcares | 1,2 g |
Fibra | 11,8 g |
Proteína | 25,2 g |
As lentilhas em particular são uma fonte relevante de proteínas, hidratos de carbono complexos, fibra, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, assim como substâncias bioativas, nomeadamente compostos fenólicos e antioxidantes.
Devido a esta conjunção de nutrientes, quando consumidas no âmbito de uma alimentação e estilo de vida saudáveis podem ter um impacto positivo na saúde muscular, cardiovascular e digestiva (2).
Os vários tipos de lentilhas
As lentilhas apresentam uma grande variedade de cores, sendo as mais comuns as verdes, as vermelhas e as castanhas, possuindo diferentes tipos de antioxidantes na sua composição.
As verdes e castanhas são mais indicadas para consumo em saladas frias ou hambúrgueres, visto que têm um sabor mais forte e mantêm a sua forma após a confeção, enquanto as vermelhas têm um sabor mais adocicado e são mais utilizadas para engrossar pratos, como sopas, purés, entre outros (3, 4).
Como cozinhar lentilhas?
É do conhecimento geral que uma técnica de confeção inadequada pode resultar em perda de valor nutricional dos alimentos, principalmente no que diz respeito a vitaminas e / ou minerais, assim como perda de algumas características organoléticas, como sabor, textura e forma.
No caso das lentilhas, são um alimento bastante versátil, e podem ser confecionadas de formas bastante distintas e incluídas em diferentes tipos de pratos.
É preciso demolhar as lentilhas?
Um dos primeiros e dos mais habituais passos na confeção das lentilhas é a sua demolha. Este é um passo que apesar de não ser necessário, diminui significativamente o tempo de confeção deste alimento e a consequente exposição ao calor (com as perdas vitamínicas que isso acarreta).
Além disso, demolhar este alimento ou, pelo menos, lavá-lo com água fria minimiza a presença de fatores anti nutricionais naturalmente existentes na sua composição (elementos que impedem a adequada digestão e absorção de nutrientes, em particular vitaminas e minerais).
Quanto tempo demoram a cozinhar?
No que diz respeito a métodos de confeção, a cozedura é o mais habitual, apesar de ser um processo que implica a perda de grande parte das suas vitaminas hidrossolúveis e alguns minerais.
- As lentilhas verdes e castanhas precisam de cerca de 30 a 45 minutos de cozedura
- As lentilhas vermelhas precisam apenas cerca de 15 a 20 minutos.
Deve, por isso, aproveitar a água da cozedura para fazer uma sopa de legumes, para o caldo do arroz ou outras preparações.
Pode ainda cozer as lentilhas durante menos tempo e posteriormente estufar ou saltear em azeite, para conferir mais sabor e minimizar as perdas de vitaminas hidrossolúveis, como a maioria das vitaminas do complexo B (4).
Como cozinhar lentilhas? Receitas Saudáveis
1. Sopa de lentilhas
Ingredientes para 2 doses:
- 3 Cenouras
- 1 Batata doce
- 1/4 de abóbora
- 1 Cebola
- 2 Dentes de alho
- 1 Curgete
- 1 Tomate pequeno
- 300 g de lentilhas vermelhas demolhadas
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 Lt de água
Modo de Preparação
- Começar por lavar e descascar todos os legumes.
- De seguida, fazer um refogado com azeite, cebola e alho, e adicionar os legumes ao refogado, mexendo bem para não agarrar ao tacho.
- Enquanto os legumes refogam, noutro tacho, colocar água a ferver. Quando os legumes estiverem bem envolvidos no refogado, deitar a água fervida. Temperar com sal.
- Deixar cozer durante cerca de 30 minutos. Triturar os legumes até obter um creme e deitar as lentilhas demolhadas no creme. Deixar cozer mais 7 a 10 minutos e servir quente.
2. Bolonhesa de lentilhas
Ingredientes para 1 dose:
- 60 g esparguete
- 5 g azeite
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 40 g cenoura
- 100 g espinafres
- 50 g tomate
- 40 g lentilhas castanhas secas
- Orégãos q.b.
- Manjericão q.b.
- 5 g salicórnia
Modo de Preparação:
- Colocar as lentilhas a cozer, depois de demolhadas, numa caçarola com o dobro da água.
- Dispor a cebola, o alho, os espinafres, a cenoura e o tomate picados num tacho com um pouco de água e salicórnia. Deixar libertar os sucos.
- Juntar as lentilhas cozinhadas. Misturar tudo e deixar cozinhar.
- Num tacho à parte, ferver a água para cozinhar o esparguete.
- Adicionar o esparguete e deixar cozer durante 7 a 8 minutos. Escorrer a água.
- Colocar o preparado de lentilhas por cima do esparguete e temperar com azeite e ervas aromáticas.
3. Empadão de lentilhas e batata-doce
Ingredientes para 4 doses:
- Puré de batata-doce:
- 600 a 800grs de batata doce
- 2 a 3 C. sopa de leite vegetal
- 1 C. café de pimenta preta moída
- 1 C. Café de noz-moscada
- 1 C. Chá de alho em pó opcional
- Pitada de sal marinho
- Recheio:
- 1 Chávena de lentilhas verdes cozidas
- 4 Tomates maduros
- 6 a 8 cogumelos frescos
- 1 Alho francês
- 1 Courgette
- 2 Cenouras
- 1 Cebola média
- Água
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
Modo de Preparação:
- Demolhar previamente as lentilhas em água durante algumas horas ou durante a noite.
- Num tacho, colocar 2 chávenas de água a ferver.
- Escorrer a água das lentilhas, lavar bem e cozer por 5 a 10 minutos (não cozer demasiado). Quando as lentilhas estiverem quase cozidas, juntar uma pitada de sal marinho. Escorrer as lentilhas e reservar.
- Lavar muito bem a batata-doce, descascar e cortar em cubos.
- Cozer as batatas a vapor ou em água durante cerca de 15 minutos. Reservar.
- Numa caçarola ou tacho, juntar a cebola picada e o azeite. Deixer refogar até a cebola estar translúcida. Juntar o alho francês cortado em rodelas, o tomate em cubos e os cogumelos e deixar refogar por mais alguns minutos (mexendo sempre).
- Cortar a curgete em cubos pequenos e rale a cenoura. Juntar ao preparado anterior e deixar cozinhar alguns minutos.
- Com o lume já desligado, juntar as lentilhas.
- Colocar as batatas e as especiarias num processador de alimentos e triturar muito bem. À medida que as batatas vão sendo trituradas juntar 2 a 3 colheres de bebida vegetal.
- Numa travessa de ir ao forno, dispor no fundo o recheio (os legumes e as lentilhas) e, por cima, o puré de batata-doce, de modo a cobrir toda a travessa.
- Levar ao forno 10 a 15 minutos para tostar.
- Tabela de Composição de Alimentos Portuguesa, 2019. Disponível em: http://portfir.insa.pt/#
- Direção Geral da Saúde, nd. “Lentilhas”. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/lentilhas/
- Deco Proteste, 2020. “Leguminosas: nutrientes e criatividade no prato”. Disponível em: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/leguminosas-nutrientes-e-criatividade-no-prato/as-vantagens-das-lentilhas
- BBC, nd. “Lentils”. Disponível em: https://www.bbcgoodfood.com/glossary/lentils-glossary
- Receitas adaptadas de BBCGoodFood, APN e Made By Choices, respetivamente.