Share the post "Novo ano! Como começar o ano novo com otimismo e motivação?"
Não viajou para aquele destino de sonho? Não conseguiu fazer a poupança que desejava? Faltou mais ao ginásio do que queria? A alimentação saudável foi uma miragem? Independentemente das dificuldades, um novo ano começou e, com ele, novas oportunidades de fazer acontecer aquilo que mais deseja. Como começar o ano novo com otimismo e motivação? Eis 5 dicas!
Porque é que a maioria das resoluções de ano novo falha?
Grande parte das resoluções de ano novo está relacionada com a saúde (prática de atividade física; alimentação saudável; hábitos saudáveis).
Outras resoluções comuns estão relacionadas com o trabalho (melhor organização; aprender algo novo; economizar mais) e com uma vertente mais social (passar mais tempo em família; ajudar os outros; desfrutar da vida).
As resoluções de ano novo, os compromissos de mudança a cada novo ano, são universais. Mais ou menos vezes, todos tendem a fazê-lo. O problema é que também todos tendem em falhar. Mas porquê?
Quando definimos uma resolução de ano novo acreditamos que a vamos cumprir, seja porque nos dá prazer, seja porque reconhecemos a sua importância. O problema surge aqui, já que a longo prazo tornam-se mais difíceis de manter os esforços para atingir aquelas metas que definimos por serem importantes, ao contrário do que acontece com aquelas que nos proporcionam prazer.
Assim, agradam-nos mais as recompensas imediatas ao invés das metas a longo prazo e, por isso, algumas resoluções, ainda que importantes, acabam por ficar por cumprir. Como mudar? Como alcançar com sucesso as resoluções de ano novo? Como começar o novo ano com otimismo e motivação?
Como começar o ano novo com otimismo e motivação?
O início de um novo ano traz uma sensação de renovação, novidade e oportunidade. Importa saber como começar o ano novo com otimismo e motivação, bem como saber como manter essa persistência e alegria ao longo de todo o ano. Eis 5 dicas que podem ajudar.
Definir objetivos específicos
Todos queremos ser felizes. Mas isso é uma demasiado geral. Importa definir objetivos específicos, mensuráveis, significativos e atingíveis, de forma a não perder a motivação e o otimismo com o passar do tempo.
Definir um plano de ação
Definir um objetivo é diferente de definir as ações concretas que são necessárias para o alcançar. Quando definimos os pequenos passos que são necessários, o objetivo/resolução pode parecer demasiado grande, exigente e inatingível, causando desmotivação e pessimismo.
Começar é a parte difícil. Mas comprometa-se. Dedique apenas 5 minutos à realização das ações necessárias para atingir o objetivo e vá, gradualmente, aumentando esse tempo.
Delinear um cronograma de ações pode ser bastante útil. Inclua nesse cronograma todas as tarefas/ações a seguir, bem como as recompensas que dará a si mesmo quando as cumprir (por exemplo, ter tempo para si mesmo ou ouvir a sua música favorita).
Acreditar na capacidade de mudança
Acredite em novos recomeços e torne-os uma realidade. Adote uma postura de abertura às mudanças, às novas experiências e às oportunidades.
Encare as suas resoluções de ano novo como parte do seu processo de crescimento e desenvolvimento e faça uma lista das mudanças que quer ver na sua vida.
Deixar de lado os ressentimentos do passado
Não foi capaz de cumprir as resoluções do ano anterior? Deixe o sentimento de culpa e os ressentimentos no passado. Inicie o caminho da mudança com otimismo, sem o peso dos insucessos passados. Não seja demasiado duro consigo mesmo, todos erramos.
Começar já a pensar no próximo ano
A antecedência pode ser uma boa aliada para o sucesso. Se pretende resoluções desafiantes e grandiosas (por exemplo, um investimento económico significativo), comece já a prepará-las.