Share the post "Como aumentar a confiança e a autoestima: 5 hábitos diários"
Em algum momento da nossa vida, já todos nos sentimos inseguros, com menor autoconfiança, com dúvidas acerca das nossas habilidades e competências. Como aumentar a confiança e a autoestima nesses momentos? Estes 5 hábitos diários simples e práticos podem ser úteis.
Autoestima e autoconfiança
Autoestima, autoconfiança, autoimagem. Estes conceitos estão presentes no nosso dia-a-dia e todos somos incentivados a domina-los. Mas afinal, o que significam? De forma simples, referem-se à forma como nos vemos, àquilo que pensamos sobre nós mesmos e ao valor que nos atribuímos.
Quando atravessamos situações especialmente stressantes e desafiadoras, podemos sentir menor autoestima e menor autoconfiança. Sentir que somos um fracasso, que não somos especialmente bonitos, que somos inferiores aos outros, que não somos bons o suficiente.
Pontualmente, estas avaliações negativas são normais e comuns. O problema surge quando estas crenças negativas acerca de nós mesmos se tornam frequentes e são assumidas como verdades absolutas. Nestas situações, estamos perante uma baixa autoestima.
Baixa autoestima e baixa autoconfiança podem ter consequências negativas, nomeadamente quando há:
1. Dificuldade em reconhecer as suas próprias qualidades;
2. Tendência para duvidar de si mesmo e para se culpabilizar quando algo não corre bem;
3. Foco excessivo nos erros e no que não correu tão bem conforme planeado;
4. Sentimentos como tristeza, ansiedade, vergonha, raiva e frustração;
5. Evitamento de desafios e novas oportunidades;
6. Pior desempenho laboral/académico;
7. Angústia ou zanga excessiva perante qualquer crítica/desaprovação, por menor que seja;
8. Esforço excessivo para agradar aos outros;
9. Evitamento do contacto social;
10. Maior propensão para ser criticado, usado e para não se defender;
11. Menos envolvimento em atividades de lazer, por acreditar não ser merecedor de momentos de prazer ou diversão;
12. Autocuidado negligenciado.
Tendo em conta o impacto negativo que a baixa autoestima e a pobre autoimagem podem ter, importa tentar perceber como aumentar a confiança e a autoestima, de forma simples e prática.
Como aumentar a confiança e a autoestima? 5 hábitos diários
Como aumentar a confiança e a autoestima? Através de treino diário. É verdade, requer prática e compromisso. Eis alguns hábitos a ter em conta.
Manter um pensamento positivo
Todos somos únicos, diferentes e, por isso, especiais. Todavia, pensar de forma positiva acerca de nós mesmos não é natural para todas as pessoas. Pelo contrário, é uma habilidade que precisa ser treinada.
Como fazê-lo? Primeiro, identifique os pensamentos negativos que tem acerca de si mesmo (“ninguém gosta de mim”; “nunca faço nada bem”) e procure substitui-los por pensamentos mais positivos e realistas.
Para tal, elabore duas listas: uma com os seus pontos fortes e outra com as suas conquistas/realizações. Pode pedir ajuda a familiares e amigos na construção de ambas as listas. Leia as listas diariamente e vá acrescentando novas qualidades e sucessos.
Procurar novos desafios
Ao invés de evitar novos desafios e novas oportunidades, há que procurá-los. Defina, para si mesmo, novos desafios, que possa concluir de forma realista. Aproveite e coloque em marcha algumas das coisas que tem adiado por insegurança.
Para além de novos e estimulantes desafios, não se esqueça de realizar aquelas atividades que lhe dão mais prazer e alegria. Mime-se, pelo menos uma vez por dia.
Rodear-se das pessoas certas
Partilhe as suas dificuldades com familiares e amigos e conte-lhes acerca destes novos hábitos que está a implementar na sua rotina diária. Talvez encontre familiares e amigos com as mesmas dificuldades e talvez possam encontrar soluções em conjunto.
Como aumentar a confiança e a autoestima? Através da sua rede de contacto social! Passe mais tempo junto daqueles de quem mais gosta e procure travar novas amizades.
Afastar-se das pessoas erradas
Evite pessoas e situações que o fazem sentir-se mal consigo mesmo. Se não lhe acrescentam nada de positivo, afaste-se.
Acabar com as comparações
As comparações podem levar ao desespero. Há que acabar com as comparações com os outros e praticar a aceitação. As comparações tendem a ser injustas, pouco fundamentadas, negativas e indutoras de ansiedade.