Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
02 Set, 2024 - 15:00

Como ajudar a criança a lidar com as emoções?

Psicóloga Ana Graça

Aprender a reconhecer e a gerir os sentimentos é uma tarefa muito desafiante. Saiba como ajudar a criança a lidar com as emoções!

Como ajudar a crianças a lidar com as emoções: menina a abraçar a mãe

Como ajudar a criança a lidar com as emoções? Todos os pais, cuidadores e educadores são confrontados com situações em que os mais novos se mostram mais vulneráveis e sem saber lidar com variados sentimentos.

Nessas alturas, é normal que a dúvida apareça: o que fazer agora? Como posso aproveitar o momento para ensinar algo positivo?

Antes de mais, é preciso entendermos o que são as emoções e como elas atravessam os mais pequenos.

Uma emoção é a resposta que o corpo dá aquilo que se passa à nossa volta. As emoções são geralmente acompanhadas por comportamentos físicos, nomeadamente ao nível do rosto, onde as emoções são espelhadas. As emoções fazem parte da nossa vida e é preciso saber viver com elas.

Compreender as emoções na infância

As emoções podem ser negativas ou positivas. As emoções negativas causam mal-estar e diminuem a autoestima. Exemplos de emoções negativas são o medo, a tristeza e a raiva. Já as emoções positivas, como a alegria, causam sensações de bem-estar, contribuindo para a melhoria da autoestima.

Como forma de garantir o bem-estar emocional é imprescindível aprender a identificar e a reconhecer as emoções, pois só assim somos capazes de tomar consciência destas, ter controlo sobre elas e compreender o que os outros estão a sentir.

É na infância que a criança desenvolve novas formas de se relacionar com os outros e de se expressar. Através das relações com o seu grupo de colegas, a criança tem oportunidade de desenvolver as suas capacidades de controlo de emoções, aprender a comunicar com clareza, a trocar informações e a esclarecer se as suas mensagens foram compreendidas.

Aproximadamente desde os 3 anos de idade a criança tem competência para exprimir o seu estado emocional, sendo capaz de atribuir significados emocionais às suas vivências do dia-a-dia, tendo como referência as experiências do passado.

O desenvolvimento da linguagem tem já nesta fase uma grande importância e é uma grande ajuda ao desenvolvimento emocional, visto que a linguagem é uma ferramenta importante que permite à criança expressar e comunicar as suas emoções a outras pessoas.

Assim sendo, a identificação e a compreensão das emoções por parte da criança não pode ser subestimada, logo, há que aprender como ajudar a criança a lidar com as emoções.

Como ajudar as crianças a estudar em casa: menina a estudar
Veja também Como ajudar as crianças a estudar em casa?

Como ajudar a criança a lidar com as emoções?

Estas 7 dicas vão ajudar

Agora que sabemos que potenciar o desenvolvimento sócio emocional da criança é uma tarefa indispensável, há que saber como fazê-lo! Estas 7 dicas vão ajudar a dar resposta à questão: como ajudar a criança a lidar com as emoções?

1.

Conceder tempo e espaço

Permitir que a criança fale sobre o que sente e ajudá-la a nomear e evocar as suas emoções.

2.

Partilhar

Através da partilha, as crianças compreendem os próprios comportamentos e as ações dos outros e passam assim a compreender-se melhor a si mesmas.

3.

Educar através do exemplo

Os pais devem estar atentos às suas próprias emoções, reações emocionais e oscilações de humor. Não há melhor exemplo prático do que os pais mostrarem à criança que apesar das contrariedades diárias é possível manter o controlo emocional.

4.

Não julgar

A criança deve sentir que os adultos dão ouvidos às suas preocupações emocionais, sem desvalorização ou gozo. A família deve estar sempre presente e pronta a ajudar. Lidar com as emoções é difícil, até para nós adultos, quanto mais para uma criança.

5.

Opinar menos e ouvir mais

Pode haver a tendência de emitir demasiadas opiniões e tentar verbalizar as emoções da criança no seu lugar. Ouvir de forma atenta e disponível é importante. Depois, se mesmo assim, a criança não for capaz de dar significado aquilo que sente, ajude-a a sistematizar as emoções.

6.

Respeitar a individualidade da criança

As emoções são nossas e manifestam-se de forma diferente em cada um de nós. Aprenda a reconhecer as características específicas da expressão emocional do seu filho e não assuma que devem ser iguais as suas.

7.

Brincar, brincar, brincar

Brincar é a melhor forma de incentivar a expressão de emoções positivas. Interagir e brincar com as crianças ajuda a reduzir as suas preocupações e agitação, na medida em que ajuda a centrar a atenção na relação, em ações positivas e nas atividades prazerosas e divertidas.

Veja também

Artigos Relacionados