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Gerir conflitos e angústias é uma aprendizagem que deve acontecer ao longo do desenvolvimento e que começa na infância. Na medida em que somos seres sociais, os conflitos são inevitáveis. Estão constantemente presentes nas interações com os outros e podem servir, na infância, como oportunidade de aprendizagem. Como ajudar as crianças a gerir conflitos e angústias? Vamos tentar descobrir!
Os conflitos na infância
Os conflitos, frequentemente entendidos como algo negativo, podem ser vantajosos se utilizados como oportunidades de aprendizagem, que permitam às crianças desenvolver novas competências cognitivas e sociais, maior resiliência, identidade social e uma melhoria das relações e interações sociais.
As crianças privilegiam as relações, as interações com o outro e com o meio que as envolve. Ao interagir, as crianças deparam-se com diversas situações de conflitos interpessoais, seja pelo seu pensamento egocêntrico, por situações de partilha de objetos/brinquedos, pela violação das regras de um jogo, por interferências em atividades a decorrer com os amigos, ou apenas pelo confronto de diferentes opiniões ou gostos pessoais.
Cada criança é única e diferente de todas as outras, logo, cada criança reage às situações de conflito e aos sentimentos de angústia de forma distinta. Porém, é natural e comum que estejam presentes dificuldades ao nível da gestão de conflitos de forma autónoma (1).
Como ajudar as crianças a gerir conflitos e angústias com 7 dicas
Como ajudar as crianças a gerir conflitos e angústias de forma autónoma, criativa e eficaz? Eis 7 dicas que podem ajudar:
1. Procurar ajudar as crianças a resolver as situações, em vez de ser o adulto a resolvê-las. Os adultos devem servir como mediadores, estimulando a que as crianças, perante uma situação de conflito, cheguem a um acordo que seja satisfatório. Os adultos devem avaliar quando intervir nas situações de conflitos, dando oportunidade às crianças chegarem a uma solução de forma autónoma e criativa.
2. Promover o diálogo. Os adultos devem ajudar as crianças a resolver conflitos e angústias de forma positiva e pacífica. Para tal, importa estimular o diálogo, a compreensão e a reflexão.
3. Promover a empatia. É importante que, desde cedo, as crianças aprendam a colocar-se no lugar do outro e por isso, as situações de conflito são excelentes oportunidades para tal. Podem servir para as crianças trabalharem a cooperação, o respeito e o reconhecimento do outro (e dos seus gostos e preferências pessoais).
4. Escutar com atenção. É importante que os adultos observem as crianças, estejam atentos às suas ações, escutem ativamente os seus pontos de vista. Depois da escuta, devem ajudá-las a distinguir o que é certo e errado e focar-se nos pontos fortes que estas possuem para resolver os problemas.
5. Manter a calma. Em situações de conflito em que estejam envolvidas crianças é importante que quando o adulto intervém, o faça calmamente, com uma voz suave e sem adotar atitudes negativas que possam magoar as crianças.
6. Validar os sentimentos e as emoções dos mais pequenos. É importante reconhecer os sentimentos das crianças e prestar atenção às suas características emocionais. As crianças devem sentir-se apoiadas e sentir que as suas angústias e preocupações são escutadas e valorizadas.
7. Treinar o controlo das emoções e dos impulsos. É natural que as crianças reajam a problemas pequenos ou insignificantes, por vezes, de forma exagerada. O controlo dos impulsos e a gestão das emoções leva tempo e requer treino. Os pais podem ajudar as crianças a treinar estas habilidades, recorrendo a histórias, jogos, à brincadeira e a situações imaginárias (1,2,3).
Conclusão
Ajudar as crianças a gerir conflitos e angústias é importante e é um trabalho diário. Para tal, importa que os pais procurem compreender os seus filhos e educá-los de forma a contribuir para o seu desenvolvimento e para uma convivência sã em sociedade.
- Bernardo, S. (2017). Gerir conflitos em Educação Pré-Escolar: O contributo e os desafios do educador de Infância. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21881/1/tese%20vers%C3%A3o%20final%20depois%20da%20defesanova.pdf
- Gonçalves, C. (2017). Resolução de Conflitos – Promoção de Competências de Interação Social entre Crianças em Idade Pré-Escolar. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21861/1/Tese%20Definitiva.pdf
- Hurley, K. (2018). How Kids Learn to Cope With Peer Conflict at Home. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/worry-free-kids/201806/how-kids-learn-cope-peer-conflict-home