Dado que é uma reação natural face a determinadas situações de vida é importante que aprendamos a lidar com o stress e acalmar os nervos.
O Health and Safety Executive (HSE) descreve o stress como uma “reação adversa das pessoas à pressão excessiva ou outro tipo de situações que lhes são impostas. Surge quando elas percebem que são incapazes de estas situações” (1).
A correria diária, os diversos afazeres, a pressão profissional, são algumas situações causadoras de stress e, por isso, é necessário encontrar estratégias para ultrapassar estes estados de profunda ansiedade e cansaço. Estudos referem que a resposta ao stress pode ser uma reação apropriada e até benéfica sendo que muitas pessoas são capazes de lidar com o stress sem efeitos adversos (2).
Lidar com o stress: aspetos que precisa de identificar
Se sente dificuldade em lidar com o stress, o primeiro passo é, sem dúvida alguma, saber identificar o problema. Apesar de se sentir desgastado com as constantes pressões do dia-a-dia, é importante ter a noção que o stress afeta não só a sua saúde mental, mas também a física.
Uma estratégia fundamental para lidar com o stress é, precisamente, aprender a escutar os avisos do corpo: tem dores de cabeça ou enxaquecas regulares? Sofre com tensão muscular ou tem picos de ansiedade?
Tente identificar as causas, tal como as soluções para aumentar o seu bem-estar. O que é que pode efetivamente alterar na sua rotina diária? Que instrumentos tem ao seu dispor para que a pressão no trabalho não o afete tanto?
Aconselhamo-lo vivamente a reformular o seu estilo de vida: aprenda a delegar ou a fazer o mesmo serviço de forma diferente. Não deixe que as pequenas contrariedades diárias o afetem demasiado. Faça uma lista de prioridades na sua vida, reorganize-se.
3 técnicas para lidar com o stress da melhor forma
Uma vez que o stress afeta tanto o corpo como a mente, se encontrar estratégias que lhe permitam ter uma relação saudável nos momentos mais difíceis, pode reduzir o seu efeito. Apontamos algumas delas:
1. Faça um relaxamento muscular: pode começar por grupos musculares (cabeça, tronco e membros). Contraia cada grupo e solte de seguida e à medida que vai fazendo, acompanhe com umas boas respirações e perceba como fica cada vez mais relaxado. Exercícios mais específicos e ajustados a cada indivíduo devem ser realizados por profissionais da área.
2. Pratique respirações abdominais um pouco todos os dias.
3. Faça atividades relaxantes e que lhe deem prazer, como praticar exercício físico, este pode ser eficaz no alívio do stress; ouvir música, ou outro hobbie que goste.
Dicas para reduzir o stress no seu dia-a-dia
- Esforce-se por fazer uma alimentação saudável. A alimentação serve para nutrir o corpo e não para compensar estados emocionais. Os sentimentos de bem-estar podem ser protegidos ao garantir que a nossa dieta forneça quantidades adequadas de nutrientes cerebrais, como vitaminas e minerais essenciais e de água
- Crie relacionamentos de suporte
- Ria
- Escreva e/ou pinte
- Durma bem: quando mais stressados mais comuns são os problemas de sono. Por isso, tente garantir que descansa o suficiente
- Pratique atividades terapêuticas como o mindfulness ou pilates clínico
- Mantenha as coisas em perspetiva e não se culpabilize tanto, seja o seu melhor amigo
A capacidade de resistir e aumentar a resiliência a estes efeitos varia entre os indivíduos de acordo com sua genética, fisiologia, experiências e o ambiente em que se encontram (2).
O stress em si não é uma doença mas se os sintomas persistirem pode levar a problemas de saúde sérios. Esteja atento aos sinais do seu corpo e mente e se pretender lidar com o stress da melhor forma, procure ajuda profissional.
1. Health and Safety Executive (2008) Working together to reduce stress at work – a guide for employees, Sudbury. Acedido em 20 de setembro de 2019 em www.hse.gov.uk/stress
2. Mental Health Foundation: Stress are we coping? Acedido em 20 de setembro de 2019 em https://www.evidence.nhs.uk/search?pa=2&q=stress
3. Mental Health Foundation: Manage and Reduce Stress. Acedido em 20 de setembro de 2019 em https://www.mentalhealth.org.uk/sites/default/files/how-to-manage-and-reduce-stress.pdf
4. NHS Self Help Guide: Stress. Acedido em 20 de setembro em
https://web.ntw.nhs.uk/selfhelp/leaflets/Stress%2010pt%202016%20FINAL.pdf