Todos os tecidos humanos envelhecem e, por vezes, o estilo de vida e as agressões externas, fazem com que radicais livres promovam um envelhecimento precoce que pode (e deve) ser combatido.
O cabelo, a par com a pele, está sujeito a muitas agressões externas e é profundamente afetado pelas nossas escolhas quotidianas.
Ainda que o cabelo o manifeste de uma forma tão imediata quanto a pele, no entanto, os cuidados cutâneos antienvelhecimento oferecidos pela cosmética são mais procurados pelas jovens adultas do que os cuidados capilares.
Idealmente, o cabelo deveria ter uma maior atenção no seu cuidado, já que muitos problemas associados ao envelhecimento dos fios podem manifestar-se, incluindo o seu ressecamento, a tendência para quebras ou a queda de cabelo.
Especialistas do setor, incluindo a Kérastase, têm apresentado vários produtos que visam ajudar na proteção capilar, evitando o envelhecimento precoce e recuperando as suas fibras, desde o couro cabeludo até às pontas, para garantir um cabelo bonito e saudável.
Venha conhecer as melhores formas de combater o envelhecimento do seu cabelo.
Como combater o envelhecimento do cabelo?
1. Procure os produtos adequados
Tal como acontece com os produtos para a pele, os melhores produtos de cabelo são fruto de uma intensiva pesquisa sobre os princípios ativos que podem ajudar na recuperação da saúde capilar e a promover a sua proteção.
Uma linha que veio garantir o combate ao envelhecimento, e que pode experimentar, é a Kérastase Chronologiste, sendo que agentes ativos, como o ácido hialurónico, contribuem para melhorar a flexibilidade dos fios, hidratá-los e devolver-lhes a resistência e força desejados. Um aspeto sedoso e uma regeneração intensa aliam-se, com este tipo de produto, a uma proteção que previne o envelhecimento.
2. Tenha atenção à rotina de higiene
Lavar o cabelo todos os dias ou fazê-lo com água demasiado quente pode ser desfavorável para a saúde do seu cabelo, encrespando os fios e fazendo com que a remoção do sebo natural os resseque, tornando o cabeço baço e quebradiço.
Tenha ainda atenção, no momento de lavar o cabelo, às agressões ambientais. Por exemplo, depois de uma longa exposição solar, um tratamento pós-solar poderá ser necessário para recuperar a saúde do cabelo.
3. Alimente-se e hidrate-se corretamente
Alguns alimentos, pela sua riqueza em minerais, vitaminas e ómega-3, podem ajudar a garantir a hidratação e força do cabelo, devolvendo-lhe a beleza natural, o brilho e a resistência que tanto deseja.
Beber água suficiente é fundamental para evitar cabelos secos e ressequidos, sendo que pode ainda estimular a beleza natural dos seus fios de cabelo, investindo em alimentos como a cenoura, o salmão, a carne vermelha, as sementes oleaginosas (chia, linhaça, quinoa, etc), os cereais (como a aveia), os citrinos e ainda os legumes e frutos secos.
Vale ainda a pena reforçar que também o gengibre é um alimento de destaque no combate ao envelhecimento, por ser uma excelente fonte de agentes antioxidantes.
Sabia como combater o envelhecimento do seu cabelo? Então, está na hora de começar a usar estas estratégias, para garantir que o seu cabelo exulta a sua beleza, brilho e juventude.